Whiskey Sour, drink doce cítrico e toque aveludado

20150323-cocktails-vicky-wasik-whiskey-sour

Segundo estudos, o clássico Whiskey Sour, aparece pela primeira vez no livro de coquetéis do século 19, “How to Mix Drinks“, por volta de 1862. Uma regra prática e fácil de lembrar é utilizar partes iguais de xarope de açúcar e líquido cítrico. Este balanço entre doce e azedo é que que trará um drink equilibrado.

Há quem goste de tomar este drink com Rye Whiskey (proveniência dos Estados Unidos e Canadá), mas há algo sobre as notas mais suaves, de baunilha e caramelo, presentes no Bourbon (proveniência dos Estados Unidos)  que fazem a bebida dar certo.

É possível fazer o coquetel sem a clara do ovo ? Sim, com certeza, mas ele perde muito em textura e estética e de certa forma deixa de ser um drink clássico em sua receita original. Eu particularmente preparo sempre com a clara.

O Whiskey Sour tem tudo a ver com a textura e o equilíbrio do cítrico com o doce. Obtendo-se um drink deliciosamente aveludado. Vamos a receita:

Whiskey Sour

– 60ml de Bourbon
– 30ml de suco de limão siciliano
– 20ml de xarope de açúcar
– 1 colher de bar de clara de um ovo

Decor
Cereja Maraschino e zest da casca da laranja bahia

Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo. Agite vigorosamente. Com dupla coagem, sirva em copo old fashioned com três pedras de gelo (tradicional) ou em taça Martini (contemporâneo) previamente gelada. Decore com uma cereja maraschino e o zest da casca da laranja.

  • Agradecimentos www.liquor.com

arquiteta, cenógrafa e blogueira de coquetelaria

Juliana Raimo presta consultoria em coquetelaria para veículos de comunicação, desenvolve cardápios de drinks conceituais junto a bartenders convidados para eventos e presta consultoria para restaurantes na conceituação e realização de cartas de drinks. Realiza também festas temáticas que unem a coquetelaria, gastronomia, arte e música. Já escreveu para mídias como Revista da Gol, Prazeres da Mesa, site Dedo de Moça, site B-Coolt entre outros. Desde 2009, assina a coluna drinkme no blog Gastronomix. Com mais de 300 artigos publicados, fala do universo dos coquetéis e convida o leigo a aprender a arte de preparar e apreciar um bom drink. Atualmente, realiza degustações de drinks por toda a cidade e leva ao leitor dicas de onde ir, quais bartenders procurar e o que beber em São Paulo e pelas cidades que passa.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.