Você toma chá? Será mesmo?

chá

Chá: a gente nasce, cresce e se desenvolve tomando. Certo? De camomila pra relaxar, de anis pra curar a gripe, de hibisco pra turbinar o regime… Mas… Será que o que a gente toma é chá? Se forem só esses aí de cima, não.

Caaaaalma! Tá tudo certo! A gente também cresce chamando a mistura de um punhado de ervas com água quente de chá, eu sei. Mas o chá, tecnicamente falando, só é aquele que vem da Camellia Sinensis, uma árvore linda, normalmente mantida como arbusto, para facilitar colheita.

 

Essa planta/árvore dá origem aos chás branco, verde, amarelo, oolong, preto e escuro (puehr, por exemplo), que podem ser degustados puros ou misturados a outras ervas, raízes ou frutas, em forma de misturas – chamadas de blends ou mesclas -, bastante apreciadas pelo paladar ocidental (chá preto com frutas vermelhas, por exemplo). Os orientais preferem os chás puros, que vão direto ao ponto e contam a que vieram, sem rodeios ou “frufrus”.

Se as ervas que vão mergulhar nas águas quentes não tiverem o chá (folhinhas lindas da Camellia, nossa nova amiga, prazer!) como base, não tomamos chá. Neste caso, o certo é chamarmos de tisana ou infusão.

Então, para ficar claro: o chá vem só-somente-só da Camellia Sinensis. Outras ervas e água quente dão origem a tisana ou infusão. Todos têm propriedades incríveis, mas diferentes e bastante próprias de cada espécie, que vamos tratar de forma mais aprofundada no decorrer dos dias, combinado?

Na próxima semana, explicarei como uma mesma planta pode originar tantos chás tão distintos (repare: o verde e o preto… É meio inacreditável pensar que venham da mesma planta! Mas juro que vêm!). E logo a gente vai ver porque são tão diferentes, ainda que vindos de um mesmo lugar.

Enquanto outra quinta não vem, prepare sua xícara favorita, de chá ou tisana, e me diga como é o seu momento mágico de degustação. Prefere se embebedar – sozinho ou acompanhado? A que horas do dia? Com trilha sonora? Curiooooosa, mas é que amo saber de aventuras chazísticas…

Até lá, vamos nos encontrando pelas redes sociais, @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face) . Nos vemos lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo?

Bom #momentomágico e até semana que vem!

Especialista em chás

Se tiver chá, lá ela estará! Apaixonada pelo mundo dos chás e tudo o que com ele se relaciona, de porcelana a livros, de lugares a receitas, de comidinhas a experiências. Acredita que a xícara perfeita é capaz de criar momentos mágicos; a eles se entrega com toda a sua verdade... E eterna curiosidade! Especialista em chás e tea blender por paixão, servidora pública por profissão. Em Brasília/DF.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.