Vem aí a primeira uva 100% nordestina, a Tainá

BRS Tainá

No próximo dia 21/10, a Embrapa Semiárido, que tem sede em Petrolina (PE), vai apresentar a primeira cultivar de uva totalmente desenvolvida no Nordeste brasileiro, a uva de mesa BRS Tainá.  A apresentação será em evento online, às 19h30, no canal da Embrapa no Youtube.

Voltada para a produção no polo de fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, a BRS Tainá exibe coloração branca, sabor neutro e agradável, além de ser uma variedade sem semente, uma das mais importantes características exigidas pelo mercado.

Proveniente do cruzamento realizado em 2004 entre as cultivares internacionais Sugraone e Marroo Seedless, que fazem parte do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Semiárido, a BRS Tainá é o resultado de intenso esforço para disponibilizar aos produtores de uva do Vale uma cultivar branca sem os altos custos de licenciamento de plantio, os chamados royalties, comum nas variedades estrangeiras.

“As características da nova variedade fazem jus ao nome de batismo. Tainá, de raiz indígena tupi-guarani, é uma homenagem ao Brasil, um nome feminino, forte e que remete às origens do nosso país”, comenta a pesquisadora Patrícia Coelho de Souza Leão, responsável pela condução dos trabalhos de melhoramento de uva na região.

Os cachos da BRS Tainá apresentam tamanho médio, com peso de 270 gramas e medindo cerca de 15 x 10 centímetros. A nova cultivar se destaca ainda por apresentar características desejáveis em uvas para o consumo in natura, como crocância, bagas firmes, com boa aderência ao pedicelo e traços minúsculos e imperceptíveis de sementes.

“O sabor é neutro e agradável, com uma relação equilibrada entre açúcares e acidez. É uma opção promissora e com grande potencial para se destacar no mercado de uvas de mesa brancas sem sementes”, adianta Patrícia.

Até o novo tipo de uva chegar à mesa do consumidor brasileiro, porém, levará mais um tempinho. O plano de lançamento da BRS Tainá encontra-se em fase de licenciamento para viveiristas e em breve estará disponível para os produtores.

Editores, colaboradores e convidados do portal Gastronomix.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.