Vale perder seu voo para conhecer o Xian

xian4

Até pouco tempo atrás, os aeroportos brasileiros eram um deserto gastronômico. O monopólio estatal nos condenava a comer em fast-foods ou em restaurantes/lanchonetes de quinta categoria sempre que viajávamos. Felizmente, a recente abertura do setor estimulou a competição e a renovação da oferta em todo o país, incluindo os terminais ainda geridos pelo governo. E um dos principais destaques fica no Aeroporto Santos Dumont, no Rio: o Xian Lounge Restaurant Club, casa asiática do prolífico restaurateur Marcelo Torres.

O Xian não fica tecnicamente no Santos Dumont e sim no Bossa Nova Mall, adjacente ao terminal de embarque do aeroporto. E é lindo! A parte interior do restaurante é projetada no formato de anfiteatro, todo voltado para a varanda, para que os clientes apreciem a paisagem da Baía de Guanabara, com o Pão de Açúcar, o Corcovado e a Glória de bônus.

Mas a casa vale também pela comida. Baseada na culinária dos países do sudeste asiático, a cozinha do Xian não é brilhante, mas entrega com competência pratos clássicos da região. Na nossa última visita, escolhemos o Pad Thai, o tradicional macarrão de arroz com camarão, ovo, amendoim e coentro, e o Camarão ao Curry, em que a estrela do prato é servida num molho picante de curry com cubos de abacaxi, brotos de coentro e arroz jasmim.

Mas os grandes destaques da tarde foram as bebidas e as entradas. A carta de drinques é extensa, completa e criativa, incluindo lindas variações de clássicos como o Negroni e o Gim Tônica. Pedi um Boulevardier (um Negroni feito com Bourbon ao invés de Gim) e não me arrependi: estava delicioso e foi servido de forma profissional (rara por aqui…), com uma única grande pedra de gelo.

Já o menu de entradas conquistou meu coração por incluir meu prato preferido da culinária chinesa: os dim sum ou dumplings, como eles são conhecidos em inglês. São pequenos pastéis de massa, que lembram a consistência de raviólis ou dos guyozas da culinária japonesa, cozidos no vapor.

Com recheios variados, os dumplings são uma febre lá fora: em Nova York, por exemplo, há dezenas de restaurantes especializados em dim sum. Mas aqui, por alguma razão, eles são raros e difíceis de encontrar. No Xian, há seis opções diferentes, incluindo os clássicos (de camarão ou porco) e recheios menos comuns, como rabada ou edamame. Nosso favorito foi o de caranguejo!

Além do ambiente do anfiteatro, o Xian possui um bar e mesas na varanda, extremamente agradável no clima de outono carioca. Vale, portanto, a visita, mesmo que isso signifique correr o risco de perder o horário de seu voo.

AVALIAÇÃO
Comida: 8/10
Ambiente: 9/10
Serviço: 9/10
Carta de vinhos: Enxuta, mas bem estruturada, com opção para todos os boldos.
Preços: Altos.

Dica extra: Além do Xian, de vários cafés e de uma completa praça de alimentação, o Bossa Nova Mall oferece duas outras opções gastronômicas. O Orla 21 é o restaurante do hotel Prodigy e possui a mesma vista do Xian. Já o Vamo é uma excelente casa de carnes, com boa carta de vinhos.
XIAN
Bossa Nova Mall
Av. Alm. Silvio de Noronha, 365
Centro, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2303-7080
Site: xianrio.com.br

Jornalista, carioca e tricolor

Jornalista, carioca e tricolor. Gasta certamente mais do que deveria em restaurantes e vinhos e hoje em dia só viaja para conhecer novos pratos e sabores. Considera-se um gourmet "clínica-geral": frequenta botecos de má fama do Centro do Rio com a mesma paixão que sente ao entrar num três estrelas Michelin. Apesar disso, não consegue esconder uma mal disfarçada predileção por lugares clássicos, com história, pátina e estrada. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalhou em algumas das principais redações do País, como Gazeta Mercantil, O Estado de S.Paulo e O Globo. Além do Rio, já morou em São Paulo, Buenos Aires (onde foi correspondente do Globo) e Brasília. Hoje é sócio-diretor da FSB Comunicação, a maior empresa de Comunicação Corporativa do Brasil.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.