Um português aconchegante em Londres

pontoni_português

Eu lembro de mandar uma mensagem no Instagram de um amiga minha, que também mora em Londres, perguntando que lugar fofo e aconchegante era aquele da foto que ela havia postado no Stories (obrigado, Bea!). Bar D’Ouro foi a resposta. “Um restaurante português.”

A minha história com a culinária Portuguesa nem sempre foi de muitos amores. Lembro que quando era pequeno, até os meus 15-16 anos, eu simplesmente detestava qualquer prato com bacalhau, azeitonas ou aquelas sobremesas com 54 ovos na receita. E pouco conhecia ou sabia das variedades da gastronomia.

Não é que eu tenha me tornado um conhecedor, mas já faz um bom tempo que eu posso falar que amo a comida dos nossos portugas. Azeite de oliva, camarões, polvo, vinho verde, pasteis de nata, e claro, o bacalhau.

Resolvi conhecer o Bar D’Ouro em pleno verão Londrino. Só pela atmosfera e pela localização eu já daria 9/10. O lugar fica no Flat Iron District, um aglomerado de pequenos restaurantes e stands de comidas mega agradável e pertíssimo do Borough Market. Lá você pode se deliciar com as cozinhas de diferentes países, beber algumas pints e aproveitar o pôr do Sol numa área externa.

Mas vamos para o que realmente interessa: os pratos!

O menu é relativamente pequeno mas cobre bem diferentes carnes, receitas e tamanhos. Pelo o que deu pra perceber eles deram uma mudada no cardápio e pelo jeito mantiveram os best-sellers. Ufa!

Mesmo sabendo que a proposta é de ser petiscos e todo mundo compartilhar os pratos, eu definitivamente fiquei com gosto de quero mais depois de dividir com meu amigo a estrela do cardápio: Bacalhau à Brás. De lamber os dedos!

Outros pratos que merecem destaque são gambas aguilho (que dá pra comer deliciosamente com os pães caseiros que eles trazem na mesa), o Polvo com batata doce (bem bom!) e os croquetes de Alheira. Vi novas opções que substituíram alguns pratos e fiquei curioso para provar. O iberico pork ribs tem cara de ser super saboroso e o Prego no prato também. Vou ter que voltar!

Nas duas vezes que eu estive lá, pedi drinks. As opções de vinhos são justas e honestas para todos os bolsos. Já a versão portuguesa do gin and tonic não me agradou muito, mas valeu ter conhecido.

Ah! O espaço do restaurante é pequeno e gostoso como o próprio cardápio. Azulejos típicos com aquele azul lindo, mesas estilo balcão e algumas mesinhas no deck de fora. O serviço é mega atencioso e prático. Com certeza é uma opção certa para se deliciar sem pesar muito no bolso.

BAR D’OURO
Arch 35b, Union Street
Flat Iron Square – Londres
Telefone: +44 20 7378 0524
Site: bardouro.co.uk

PEDRO PONTONI é diretor criativo.

 

Editores, colaboradores e convidados do portal Gastronomix.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.