Torta paulista ou pavê de bolacha de maisena

tortapaulista_massula

A torta paulista ou pavê de bolacha de maisena é pura memória afetiva! Corre que dá tempo de fazer pro domingão! 😘❤

Vamos então a receita. Faz assim ó:

– Cozinhe uma lata de leite condensado na panela de pressão por 20min (depois de pegar pressão), espere esfriar totalmente antes de abrir a lata. Reserve.

 – Bata 120g de manteiga com 120g de açúcar + 2 gemas até dobrar de volume e ficar claro. Junte uma lata de creme de leite e bata bem.

– Molhe as bolachas de maisena ou de leite em leite frio e forre um refratário. Regue com a mistura/creme e coloque outra camada de bolachas embebidas em leite.

 – Regue novamente com a mistura e assim vá até terminar as bolachas ou a mistura, (vai cerca de 3 pacotes de bolacha). A última camada deve ser com a mistura. Leve pra geladeira por no mínimo 12 horas.

 – Retire da geladeira, cubra tudo com o doce de leite (com o creme durinho fica mais fácil espalhar o doce de leite) e polvilhe tudo de amendoim torrado sem pele triturado! Pode ser outra castanha também.

 Tá pronto! Você acabou de conseguir a medalha Tia do Pavê durante a quarentena!

 

Cozinheira e pesquisadora da comida brasileira

Cozinheira mineira-goiana radicada no planalto central, Letícia Massula divide seu tempo entre o fogão e o Cerrado, de onde coleta ingredientes e inspiração para suas receitas. Desde a década de 70, esquenta a barriga no fogão. É especializada em estilismo culinário e carnes e tem como foco de estudo e pesquisa a comida brasileira e, em especial, os ingredientes e hábitos alimentares brasileiros. Estreou a primeira produção nacional para a BBC HD, o programa Brazil Cookbook, sobre comida brasileira, que estreou no ano da Copa do Mundo e foi transmitido para toda a América Latina, do Chile ao México. O que rendeu uma boa pesquisa sobre comida brasileira. Desde 2013, empreendeu um projeto pessoal de viagens de pesquisa pelos diversos biomas brasileiros. Dessas viagens, inúmeros caderninhos de anotação foram se juntando e acabaram dando forma a textos que publica em seu site pessoal, a Cozinha da Matilde.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.