Tel Aviv: 10 restaurantes essenciais

telaviv_eduardo

Tel Aviv é uma das cidades mais badaladas do Mediterrâneo. O turismo para diferentes destinos em Israel tem crescido muito e Tel Aviv é a cidade de preferência daqueles que buscam opções de praia, baladas e, claro, da excelente gastronomia local.

Apesar de relativamente pequena (cerca de 500 mil habitantes), Tel Aviv tem uma ótima e variada oferta de restaurantes, bares, cafés e mercados que atende os interesses dos mais exigentes paladares e gostos.

Para além das inúmeras opções de excelente culinária internacional, de todos os cantos do planeta, os restaurantes abaixo são alguns dos que melhor traduzem o espírito festeiro, relaxado e praiano da cidade:

1.DALLAL
Bom para brunch e almoço, tem ótimas opções com ingredientes locais e influência mediterrânea. O lugar é charmoso e fica no coração do bairro de Neve Tzedek, perto do Suzanne Dellal Centre, um dos melhores espaços culturais da cidade.

Shabazi St 10
Telefone: +972 3510 9292
Site: dallal.co.il/

2.CLARO;

Localizado em um antigo galpão atrás do mercado Sarona, o restaurante é reconhecido  por ser um dos mais destacados representantes do “farm to table” em Israel. O menu muda semanalmente e há uma forte ênfase em grelhados e pastas caseiras. Ótima carta de vinhos.

Ha’arbaa st 23
Telefone: +972 3 601 7777
Site: http://www.clarotlv.com/indexEn.html

3.MANTA RAY
Um clássico da orla da cidade. É ótima opção pra brunch, almoço e jantar. O cardápio é de peixes e frutos do mar. As entradas em estilo “mezze” e o pão da casa são imperdíveis. A vista é linda.

Kaufmann St 703
Telefone: +972 3 517 4774
Site: http://mantaray.co.il

4.BUCKE
Verdadeira instituição da cidade, o local é uma mistura de café e restaurante que agrada sempre. Excelentes e criativos pratos são servidos lado a lado de opções para café da manhã ou para um lanche rápido. Sucos maravilhosos e cafés acompanham as famosas “brunch trays”, que servem pães, saladas, patês, conservas e diferentes temperos. A “french toast” com creme de avelãs e tahini é sensacional.

91 Ahad Ha’Am Street
Telefone: +972 3 554 1262
Site: https://www.bucke-cafe.com

5.MONTEFIORE
Opção refinada, o restaurante fica no hotel de mesmo nome, localizado em uma bela casa próxima ao Boulevard Rothschild, uma das avenidas mais conhecidas de Tel Aviv. O cardápio é internacional, mas com forte presença de ingredientes locais. Excelentes vinhos israelenses são o destaque da carta.

36 Montefiore Street
Telefone: +972 3 56 46 100
Site: www.hotelmontefiore.co.il/

6.MASHYA
Ingredientes frescos, sabores rústicos, temperos locais e apresentação cuidadosa e moderna. A receita é responsável pelo sucesso do restaurante que, para muitos, é o melhor de Tel Aviv. Fica no Mendeli Street Hotel.

5 Mendele Mokher Sfarim
Telefone: +972 3 750 0999
Site: www.mashya.co.il/

7.BEIT ROMANO
Criação do já famoso chef israelense Eyal Shani, o restaurante é um dos templos das (muitas) tribos alternativas de Tel Aviv. Localizado na galeria Teder.fm, um dos pontos mais badalados da cidade, o restaurante serve clássicos da culinária israelense como a couve-flor assada, vagens com creme de alho e carnes assadas de forma rústica. A batata frita é excelente. O serviço é levemente pretensioso.

9 Jaffa St, Tel Aviv
Telefone: +972 54 317 7051
Site: https://pt-br.facebook.com/romanotlv/

8.CASSIS
Na frente da praia de Jaffa, no distrito de Ajami, o restaurante fica fora do eixo mais conhecido de Tel Aviv, mas em uma tarde de tempo bom é, sem dúvida, uma das opções mais legais para um almoço de frente pro mar. O foco da cozinha é nos sabores do Mediterrâneo e a maior parte dos pratos usa frutos do mar.

Kidron St 44
Telefone: +972 3 575 3745
Site: http://www.cassis.co.il/en

9.SUSU & SONS
Sem dúvida, o melhor hambúrguer da cidade. Talvez do mundo. Peça o tradicional, nas versões “double” ou “monster”. Pode vir acompanhado de fritas, tradicional ou de batata doce. Há também uma opção vegana. Muito, muito bom. Há 5 filiais espalhadas entre Tel Aviv e Jaffa.

6 Herzl St
Site: https://www.facebook.com/susuandsons/

10.M25
Esse é para os carnívoros. O restaurante é recente empreendimento de um dos mais conhecidos açougues de Tel Aviv. Fica dentro do Shuk HaCarmel, o maior mercado de rua da cidade. Você escolhe a carne na vitrine e ela é servida com batatas assadas e uma salada divina. Simples e bom.

E lembre-se: a cidade é cara e isso se reflete nos preços de muitos dos restaurantes. Para evitar desapontamento é preciso fazer reservas com certa antecedência na maior parte dos lugares.

Simtat HaCarmel 30
Telefone: +972 3 517 3086
Site: https://m25meat.co.il/

Por fim, quando estiver Tel Aviv, não deixe também de aproveitar as opções mais informais: bares de praia, quiosques de sucos, pequenos cafés e mercados de rua que estão espalhados pelo calçadão e boulevares da cidade. São ótimos e descontraídos!

EDUARDO CANÇADO é diplomata e vive em Tel Aviv.

 

 

Editores, colaboradores e convidados do portal Gastronomix.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.