Shot, o drink do “esquenta”

shot

O drink shot, que se bebe em uma golada só,  adquiriu seu nome devido a denominação do copo no qual ele é servido, o copo Shot.

Na história, os copos shots eram usados para guardar amostras de bebidas ou para realizar os brindes nas tavernas. As pessoas batiam com o copo na mesa após beber um gole da bebida e o som que a batida dos copos fazia originou o seu nome.

Shot é um tipo de coquetel que se pode apreciar em pequenas doses e que serve bastante gente. Ótimo para um esquenta de uma balada ou para um brinde entre amigos.

Vamos a três receitas do meu livro “Shots, do autor Ben Reed.

Purple Haze

– 1 cubo de açúcar em pedra
-½ limão tahiti
-60ml de vodka
-50ml de Grand Marnier
-10ml de licor Chambord

Em uma coqueteleira adicione o açucar e o limão masserando os dois. Adicione a vodka e o Grand Marnier. Encha a coqueteleira com gelo, chacoalhe bem e sirva em copos shots previamente resfriados. Adicione 10ml de Chambord para finalizar o drink e sirva.

Um drink suave e cítrico devido ao licor de laranja Grand Marnier com toque adocicado do Chambord (framboesa).

 All Fall Down

-15ml de tequila ouro
– 15ml de rum envelhecido (Zacappa seria uma ótima indicação)
-15ml de licor tia Maria (café)

Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira cheia de gelo, chacolahe bem e sirva em copos shots previamente resfriados. O nome já diz: “fall down”!!!

The Italian Job

-25ml de licor de Amaretto
-15ml de limão siciliano
-5ml de Campari
-água tônica (opcional)

Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira cheia de gelo, chacoalhe bem e sirva em copos shots previamente resfriados. Se desejar complete com água tônica.

Um drink  “bitter, sour and sweet” …todos os gostos em um só drink.

Procure garimpar copinhos de formatos e texturas diferentes para dar um toque estético interessante ao seu drinks! Para os que quiserem se aprofundar em receitas de drinks super recomento o site abaixo.

Para o assunto acima tem várias receitas bacanas com vídeos.

Master Cleanse Shot

arquiteta, cenógrafa e blogueira de coquetelaria

Juliana Raimo presta consultoria em coquetelaria para veículos de comunicação, desenvolve cardápios de drinks conceituais junto a bartenders convidados para eventos e presta consultoria para restaurantes na conceituação e realização de cartas de drinks. Realiza também festas temáticas que unem a coquetelaria, gastronomia, arte e música. Já escreveu para mídias como Revista da Gol, Prazeres da Mesa, site Dedo de Moça, site B-Coolt entre outros. Desde 2009, assina a coluna drinkme no blog Gastronomix. Com mais de 300 artigos publicados, fala do universo dos coquetéis e convida o leigo a aprender a arte de preparar e apreciar um bom drink. Atualmente, realiza degustações de drinks por toda a cidade e leva ao leitor dicas de onde ir, quais bartenders procurar e o que beber em São Paulo e pelas cidades que passa.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.