A partir da comida, podemos falar em saúde, cultura, meio ambiente, relações sociais, história, sociologia, política… Saber por que comemos o que comemos pode nos fazer encontrar algumas respostas sobre o funcionamento da sociedade em que estamos inseridos e sobre nós mesmos.
Por isso, vale tanto assistir a A História da Alimentação no Brasil, série documental que está disponível na Amazon Prime Vídeo. Produzida em 2017, a série tem direção de Eugênio Puppo e foi exibida originalmente no canal CineBrasilTV.
Baseada em livro homônimo do pesquisador norte-riograndense Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), lançado em 1967, A História da Alimentação no Brasil tem 13 episódios de 30 minutos, cada um sobre um prato ou ingrediente brasileiro. Todos ricamente ilustrados por imagens de acervo e depoimentos.Alimentos como mandioca, banana, coco e milho servem de ponto de partida para uma viagem por nossa história, nossos hábitos, costumes e cultura. O livro de Câmara Cascudo é o fio condutor dos roteiros — a filha e neta do escritor fazem uma interessante participação.
Ao longo da série, contribuem com depoimentos chefs de diferentes partes do Brasil, como a goiana Letícia Massula (colunista do Gastronomix), a baiana Dadá dos Santos, o paraense Thiago Castanho e a pernambucana Carmem Virgínia — é dela aquele arroz de huaçá no foto do alto.
A eles se juntam estudiosos do Brasil e de Portugal e até artistas — como o cantor Chico César e a cineasta Helena Solberg. No fim, é surpreendente a forma como cada episódio resulta em uma proveitosa aula, sem perder o sabor de entretenimento.