Série conta história do Brasil por meio da comida

Arroz de Huauça da chef Carmem Virginia

A partir da comida, podemos falar em saúde, cultura, meio ambiente, relações sociais, história, sociologia, política… Saber por que comemos o que comemos pode nos fazer encontrar algumas respostas sobre o funcionamento da sociedade em que estamos inseridos e sobre nós mesmos.

Por isso, vale tanto assistir a A História da Alimentação no Brasil, série documental que está disponível na Amazon Prime Vídeo. Produzida em 2017, a série tem direção de Eugênio Puppo e foi exibida originalmente no canal CineBrasilTV.

Baseada em livro homônimo do pesquisador norte-riograndense Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), lançado em 1967, A História da Alimentação no Brasil tem 13 episódios de 30 minutos, cada um sobre um prato ou ingrediente brasileiro. Todos ricamente ilustrados por imagens de acervo e depoimentos.
Alimentos como mandioca, banana, coco e milho servem de ponto de partida para uma viagem por nossa história, nossos hábitos, costumes e cultura. O livro de Câmara Cascudo é o fio condutor dos roteiros — a filha e neta do escritor fazem uma interessante participação.

Ao longo da série, contribuem com depoimentos chefs de diferentes partes do Brasil, como a goiana Letícia Massula (colunista do Gastronomix), a baiana Dadá dos Santos, o paraense Thiago Castanho e a pernambucana Carmem Virgínia — é dela aquele arroz de huaçá no foto do alto.

A eles se juntam estudiosos do Brasil e de Portugal e até artistas —  como o cantor Chico César e a cineasta Helena Solberg. No fim, é surpreendente a forma como cada episódio resulta em uma proveitosa aula, sem perder o sabor de entretenimento.

Jornalista

Jornalista paraibano radicado em Brasília. Há 30 anos, trabalha com jornalismo cultural e, mais recentemente, com os assuntos de gastronomia. Passou pelas redações do Jornal de Brasília, Correio Braziliense, Jornal da Paraíba, Veja Brasília e site Metrópoles. É autor do livro O Fole Roncou, finalista do Prêmio Jabuti em 2013. Atualmente, também é editor do Boníssimo (link para bonissimo.blog), blog que aborda assuntos de cultura, diversão e ações positivas. Está no Gastronomix desde sua criação em 2009.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.