Selo BSCA. O que significa na prática?

selo-bsca

Já ouviu falar do Selo BSCA? Sim, seu café especial tem certificado!  Hoje em dia, é cada vez mais evidente que o paladar do consumidor brasileiro para o café vem se tornando mais e mais exigente. Fato! São muitas as cafeterias, coffee bars e serviços online que apresentam o café especial como protagonista, basta olhar à sua volta.

Assim como acontece com o vinho, é perceptível as diferentes notas especiais no café, e que também podem ser categorizadas e pontuadas. A mais conhecida forma de classificação de seus aromas e sabores está na Roda Sensorial, já mostrado por nós do GraoDoDia.

Há também uma associação que eleva os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos ao mercado interno e externo: a BSCA.

Conheça mais sobre ela conosco e avalie você mesmo seu cafezinho! 😉

O QUE É A BSCA?
A BSCA é a única instituição brasileira a certificar lotes de café com monitoramento de selos de controle de qualidade de cafés especiais. Assim, o produtor com fazenda certificada, ao se tornar membro, também pode garantir seu lote quanto à qualidade com o Selo BSCA, agregando valor na comercialização do seu produto.

IDENTIFICANDO UM CAFÉ ESPECIAL
O que caracteriza um café especial? Cafés especiais são grãos isentos de impurezas e defeitos que possuem atributos sensoriais diferenciados.

Estes atributos, que incluem bebida limpa e doce, corpo e acidez equilibrados, qualificam sua bebida acima dos 80 pontos na análise sensorial. Além da qualidade intrínseca, os cafés especiais devem ter rastreabilidade certificada e respeitar critérios de sustentabilidade ambiental, econômica e social em todas as etapas de produção.

Na página inicial da BSCA você pode checar a validade de certificações e selos apenas digitando o número e clicando no botão verificar logo acima do selo à direita da página. Faça o teste aqui.

CERTIFICAÇÃO BSCA
A certificação BSCA ajuda o produtor de café no processo de qualidade do seu grão. Mas antes, ele precisa da certificar a sua propriedade, que é o primeiro passo de se requerer o Selo de Qualidade BSCA para o seu produto. 

Com a certificação da propriedade em mãos, há a garantia de que o café foi produzido dentro dos pilares ambientais, sociais e econômicos respeitados (como a comprovação de que a água, florestas, áreas de preservação, rios, córregos e o próprio clima estão preservados).

Por todas as ações, iniciativas e sucessos, a BSCA é reconhecida internacionalmente como a vanguarda da produção de cafés finos no Brasil e sua atuação é contínua na promoção dos produtores e cafés brasileiros.

Espec. em Conteúdos e Mídias Sociais

Olá! Me chamo Alex Melo, moro em São Paulo capital, formado em Tecnologia, experiente como Gerente de Vendas em Multinacionais, e hoje atuante na área de Marketing Digital. Fortalezense, filho de pai piauiense + mãe cearense, tenho uma verdadeira paixão por café e mídias sociais. Devido a essa paixão criei uma plataforma digital de cafés especiais, o @GraoDoDia. A cada dia descubro um sabor, um novo grão, uma nota ou uma alegria a mais a partir das experiências que tenho com esses pequenos grãos mundo afora!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.