Prove Portugal reúne chefs de lá e de cá

Sopa dourada com crocante de amêndoa e picadinho de abacaxi

O Turismo de Portugal, órgão de promoção turística daquele país, vai promover no Brasil, nos meses de maio e junho, a segunda edição do festival Prove Portugal,  um festival de intercâmbio gastronômico entre Brasil e Portugal. Chefs de lá virão cozinhar a quatro mãos com chefs de cá, em restaurantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

O festival começa no próximo dia 7 de maio, com o encontro entre Justa Nobre, dos restaurantes O Nobre e À Justa, ambos em Lisboa) e Fábio Vieira, do Restaurante Micaela, que fica nos Jardins, em São Paulo. Nascida em Trás-os-Montes, Justa vem representando a culinária do Porto e do Norte de Portugal.

Dois dias depois, em 9 de maio, Justa Nobre estará no Rio de Janeiro. Vai fazer um jantar em parceria com Andressa Cabral, do Meza Bar, localizado no bairro do Humaitá.A sopa dourada com crocante de amêndoa e picadinho de abacaxi (na foto lá em cima) é a sobremesa que Justa servirá nos dois jantares.

A partir daí a programação prossegue até 20 de junho. Nesse dia, a programação será encerrada em Brasília, com Miguel Laffan e André Castro dividindo a cozinha do Authoral. Laffan ganhou uma estrela Michelin à frente do L’and Vineyards, na cidade de Montemor-o-Novo, em Évora, e acaba de se mudar para o Porto Santa Maria, histórico restaurante na praia do Guincho, e Cascais, sua terra natal. Sua especialidade é cozinha açoriana.

Ao todo serão sete eventos em São Paulo, seis no Rio de Janeiro e apenas um em Brasília. Os jantares a quatro mãos terão preços a partir de R$ 160. Confira a programação completa abaixo e veja os cardápios, valores e outras informações mais detalhadas na página oficial do Prove Portugal.

São Paulo
07 de maio – Justa Nobre (Porto e Norte) e Fábio Vieira – Restaurante Micaela
16 de maio – Tiago Bonito (Lisboa) e Valdir Oliveira – Cantaloup
21 de maio – Noélia (Algarve) e Luis Espadana – Tasca da Esquina
28 de maio – Diogo Rocha (Centro de Portugal) – chef brasileiro a definir
04 de junho – Ana Moura (Alentejo) e Flávio Miyamura – Satu
11 de junho – Marco Gomes (Madeira) e Dalton Rangel – Coz
18 de junho Miguel Laffan (Açores) e Marcelo Bastos – Jiquitaia

Rio de Janeiro
09 de maio – Justa Nobre e Andressa Cabral – Meza Bar
14 de maio – Tiago Bonito e lira Muller – Bazzar Restaurante
23 de Maio – Noélia e Roberta Sudbrack – Sud Pássaro Verde
30 de maio – Diogo Rocha e Kátia Barbosa – Aconchego Carioca
06 de junho – Ana Moura e Isis Rangel – Sabores de Gabriela
13 de junho – Marco Gomes e Elia Schramm – Pici

Brasília
20 de junho – Miguel Laffan e Andre Castro – Authoral

Jornalista

Jornalista paraibano radicado em Brasília. Há 30 anos, trabalha com jornalismo cultural e, mais recentemente, com os assuntos de gastronomia. Passou pelas redações do Jornal de Brasília, Correio Braziliense, Jornal da Paraíba, Veja Brasília e site Metrópoles. É autor do livro O Fole Roncou, finalista do Prêmio Jabuti em 2013. Atualmente, também é editor do Boníssimo (link para bonissimo.blog), blog que aborda assuntos de cultura, diversão e ações positivas. Está no Gastronomix desde sua criação em 2009.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.