Pisco Sour e os restô-bares peruanos em SP

IMG_1576_ba740feb132926901f5efa7bc2de7ad0

A culinária e os drinks peruanos têm conquistado cade vez mais aos nossos paladares. Só no meu bairro e proximidades consigo pensar em 4 restaurantes que frequento e adoro. Sempre que paro para comer em um destes restaurantes peruanos, o drink que me vem a cabeça é o tradicional Pisco Sour.

Assim como todas as invenções contemporâneas que a gastronomia vem adotando, a coquetelaria também inova neste clássico drink ao substituir o limão tahiti por outras frutas e misturas. Além de brincar com a apresentação do coquetel, em copos de modelos e formatos diferentes.

Sua composição é formada por Pisco (um aguardente de uva baseado fundamentalmente na destilação do mosto (sumo de uvas frescas) obtido antes que passem o processo de fermentação), suco de limão, xarope de açúcar, clara de ovo e gotas de Angostura.

Existem inúmeras formas de preparar este coquetel dependendo da região e do bartender, mas a grande diferença está no método de preparo, ora no liquidificador, ora na coqueteleira.

Escolhi três receitas para divulgar a vocês que são as minhas prediletas, depois de ter provado diversos drinks ao longo destes 10 anos.

A | Pisco Sour clássico

– 90ml Pisco
-30ml tarabe goma (é um “melado” do Peru) ou *xarope de açúcar
-30ml de suco de limão tahiti
-½ clara de um ovo
-3 gostas de Angostura
-5 cubos de gelo

* xarope de açúcar: 1 parte de açúcar diluída em 1 parte de água. Aquecer em uma panelinha até que o açúcar se dissolva por completo.

Bater todos os ingredientes por 30 segundo em um liquidificador com pedras de gelo. Servir em copo old fashioned o e acrescentar três gotas de angostura

B | Pisco Sour Thai

Por Anderson Thai

-50ml de Pisco
-30ml de xarope de açúcar*
-25ml de suco de um limão
-Clara de um ovo
-3 gotas de Angostura

Colocar todos os ingredientes na coqueteleira (menos a Angostura) e bater vigorosamente por uns 2 minutos com o espiral do coador (ver foto acima). Em seguida retirar o espiral, adicionar pedras bem sólidas de gelo e bater vigorosamente. Servir em taça coupê previamente gelada com uma coagem simples, decorar com as gotas da Angostura

C – Pisco Passion Fruit

-60ml de pisco
-20ml de suco de maracujá fresco
-10ml de xarope de açúcar*
-20ml de clara de ovo
-1 ramo de hortelã

Preparar na coqueteleira com gelo (sem as folhas) , coar e servir em taça martini. Decorar com 01 ramo de hortelã.

D – Lemon Pisco Sour 

Por Marcelo Serrano

– -50ml pisco
-20ml suco de limão siciliano
-20ml xarope de açúcar
-10ml clara de ovo
-zest de limao siciliano
-3 gotas de angostura

Preparar na coqueteleira com gelo servir em taça martini acrescentar 03 gotas de angostura com um zest de limão siciliano para finalizar.

Para provar este coquetel cítrico refrescante junto a uma culinária Peruana, indico 05 restô-bares  em SP que são deliciosos:

1 – Suri
Rua Mateus Grou, 488 Pinheiros São Paulo Brasil

2 – Riconcito Peruano
Rua dos pinheiros, 832 Pinheiros São Paulo Brasil

3 – Comedoria Gonzales
Rua Pedri Cristi, 31/71 – Mercado de pinheiros , São Paulo Brasil

4 – La Peruana
Alameda Campinas, 1357 Jardim Paulista São Paulo Brasil

5 – La Mar Cebicheria
Rua Amauri, 328 Jardim Europa São Paulo Brasil

arquiteta, cenógrafa e blogueira de coquetelaria

Juliana Raimo presta consultoria em coquetelaria para veículos de comunicação, desenvolve cardápios de drinks conceituais junto a bartenders convidados para eventos e presta consultoria para restaurantes na conceituação e realização de cartas de drinks. Realiza também festas temáticas que unem a coquetelaria, gastronomia, arte e música. Já escreveu para mídias como Revista da Gol, Prazeres da Mesa, site Dedo de Moça, site B-Coolt entre outros. Desde 2009, assina a coluna drinkme no blog Gastronomix. Com mais de 300 artigos publicados, fala do universo dos coquetéis e convida o leigo a aprender a arte de preparar e apreciar um bom drink. Atualmente, realiza degustações de drinks por toda a cidade e leva ao leitor dicas de onde ir, quais bartenders procurar e o que beber em São Paulo e pelas cidades que passa.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.