Pérgula, o restaurante com vista para o paraíso

pergula-copacabana

Se existe algum lugar parecido ao paraíso no Rio, o Copacabana Palace é certamente um dos principais candidatos. A famosa pérgula do hotel, com sua piscina de borda infinita, é um dos lugares mais bonitos da cidade, ao combinar sofisticação e despojamento, tradição e inovação.

Vale aqui uma ressalva: minha empresa, a FSB Comunicação, trabalha na promoção do hotel. Mas posso assegurar ao leitor que meu deslumbramento pelo Copa é verdadeiro, desde a primeira vez em que lá pisei, ainda adolescente.

E, atualmente, uma das principais qualidades do hotel é sua oferta gastronômica. Seriam necessárias inclusive várias colunas para dar conta de tudo o que precisaríamos falar sobre o Copa nesse quesito.

Seu restaurante principal, o Cipriani, é o mais lindo do Rio, com seus janelões com vista para a piscina. O Mee é o melhor asiático da cidade e ostenta uma estrela Michelin. O Pool Bar fica ao ar livre e oferece o que o clima da pérgula tem de mais agradável.

Mas, nesta oportunidade, meu foco é o Pérgula, o restaurante mais descontraído do hotel. Depois de uma importante reforma em 2017, a casa ficou linda e preservou aos clientes uma bela escolha: ficar no salão interno com vista para a Praia de Copacabana ou ao ar livre, de frente para a piscina.

O cardápio do Pérgula é simples, com seis entradas e oito pratos no almoço e algumas opções mais sofisticadas no jantar. Na minha última visita, em tempos de tentativa de perder peso, me segurei e pedi uma opção light: um peixe (namorado) grelhado com legumes assados e molho de couve-flor. Estava delicioso, com cozimento no ponto certo. Uma de minhas companheiras foi no camarão com arroz de abacaxi com côco e cardamomo, outra excelente opção. Aos domingos, o restaurante funciona no esquema de brunch.

Se não chega a ser barato, o Pérgula é o mais acessível dos restaurantes do hotel. E vale tanto para um almoço de negócios quanto para desfrutar das noites de outono carioca com vista para a piscina mais famosa da cidade.

AVALIAÇÃO
Comida: 8/10
Ambiente: 10/10
Serviço: 10/10 (como é padrão no Copacabana Palace)
Carta de vinhos: Completa, mas recomendo um olhar especial para carta de drinques da casa.
Preços: Altos.

Dica extra: Perto do Copa resiste uma casa que conserva aqueles ares tradicionais da velha Copacabana. A churrascaria Palace oferece um rodízio honesto e uma excelente carta de vinhos. E ainda tem como plus um lindo painel homenageando as principais figuras da Música Popular Brasileira.

PÉRGULA
Av. Atlântica 1702
Hotel Copacabana Palace
Telefone: (21) 2548.7070
Site: www.belmond.com 

Jornalista, carioca e tricolor

Jornalista, carioca e tricolor. Gasta certamente mais do que deveria em restaurantes e vinhos e hoje em dia só viaja para conhecer novos pratos e sabores. Considera-se um gourmet "clínica-geral": frequenta botecos de má fama do Centro do Rio com a mesma paixão que sente ao entrar num três estrelas Michelin. Apesar disso, não consegue esconder uma mal disfarçada predileção por lugares clássicos, com história, pátina e estrada. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalhou em algumas das principais redações do País, como Gazeta Mercantil, O Estado de S.Paulo e O Globo. Além do Rio, já morou em São Paulo, Buenos Aires (onde foi correspondente do Globo) e Brasília. Hoje é sócio-diretor da FSB Comunicação, a maior empresa de Comunicação Corporativa do Brasil.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.