Panela de legumes recheados com arroz e carne

receitas-do-programa-prato-do-dia-TLC-episodio-panela-unica-panelada-de-berinjela-abobrinha-e-couve-recheados-panela-mediterranea-leticia-massula-para-cozinha-da-matilde-700x421

Foi muito divertido invadir a cozinha do Beto Ribeiro, que arrasa nos roteiros, mas nunca tinha cortado uma cebola na vida! Demos ótimas risadas e a comida ficou deliciosa!

O diferencial/chamariz da receita é a comida de panela única, aproveita os produtos da estação uma vez quer os vegetais podem variar de acordo com a oferta, é muito nutritivo tem todos os grupos alimentares na mesma panela e agrada a família toda.

Receita do episódio Comida de Panela Única do programa Prato do Dia do Canal TLC da Discovery.

PANELA DE LEGUMES RECHEADOS COM ARROZ E CARNE MOÍDA A MODA DO MEDITERRÂNEO

Ingredientes – 6 porções
– 600g de carne moída
– 2 abobrinhas
– 2 berinjelas
– 4 pimentões
– 1 maço de couve
– 1 xícara (chá) de arroz agulhinha
– 1/2 xícara (chá) de salsinha laminada finamente
– 2 pimentas ardidas (opcional)
– 1 cebola media em cubinhos
– 3 tomates em cubinhos
– 1/2 xícara de tomate pelado
– 1/2 xícara (chá) de talos de salsinha
– 1/2 xícara (chá) de talos de hortelã
– 10 dentes de alho laminados
– azeite e sal QB

Modo de fazer
– Corte a ponta da abobrinha e com a ajuda de uma faca pequena retire toda a polpa e faça um oco no vegetal – reserve a polpa. Faca o mesmo com a berinjela.

– Abra os pimentões pela tampa (reserve a tampa) retire as sementes e a placenta, reserve.

-Retire o talo das folhas de couve e mergulhe-as em água fervendo até que mudem de cor e fiquem maleáveis. Reserve.

– Pegue a polpa da abobrinha e da berinjela e corte em cubinhos ou triture no processador.

– Em uma panela aqueça azeite e nele frite a polpa dos vegetais com uma pitada generosa de sal. Quando estiverem dourados junte o alho em laminas e os talos de salsinha e hortelã e deixe que suem.

– Junte o tomate pelado e os cubinhos de tomate, amasse os frutos com uma colher, deixe fritar no azeite por cerca de 2 minutos, junte 1 litro de água e uma pitada de açúcar e deixe ferver, abaixe o fogo, deixe cozinhar por 5 minutos (deve ficar um molho ralo).

– Lave bem o arroz e deixe escorrer bem.

– Misture a carne moída com o arroz, a cebola, a salsinha e as pimentas ardidas, tempere com sal e pimenta do reino.

– Recheie os pimentões, abobrinhas e berinjelas com a mistura de carne e arroz, com cuidado de não encher e apertar demais o recheio, uma vez que o arroz vai crescer e não vai ter espaço para cozinhar.

– Com as folhas de couve enrole como charutos com o mesmo recheio.

– Disponha os vegetais acomodando todos na panela, regue com o molho e deixe cozinhar em fogo baixo até o arroz estar cozido (cerca de 40 minutos)

 

Cozinheira e pesquisadora da comida brasileira

Cozinheira mineira-goiana radicada no planalto central, Letícia Massula divide seu tempo entre o fogão e o Cerrado, de onde coleta ingredientes e inspiração para suas receitas. Desde a década de 70, esquenta a barriga no fogão. É especializada em estilismo culinário e carnes e tem como foco de estudo e pesquisa a comida brasileira e, em especial, os ingredientes e hábitos alimentares brasileiros. Estreou a primeira produção nacional para a BBC HD, o programa Brazil Cookbook, sobre comida brasileira, que estreou no ano da Copa do Mundo e foi transmitido para toda a América Latina, do Chile ao México. O que rendeu uma boa pesquisa sobre comida brasileira. Desde 2013, empreendeu um projeto pessoal de viagens de pesquisa pelos diversos biomas brasileiros. Dessas viagens, inúmeros caderninhos de anotação foram se juntando e acabaram dando forma a textos que publica em seu site pessoal, a Cozinha da Matilde.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.