Opus, o melhor sanduíche do mundo

opus

Há na rua Gonçalves Dias, no Centro do Rio, uma casa conhecida por poucos cariocas e alguns afortunados visitantes. Ali, a passos da Confeitaria Colombo, diariamente operam-se milagres. Santos homens e mulheres por trás de um acanhado balcão transmutam simples ingredientes nos mais saborosos sanduíches que comi na vida. O leitor me perdoará, inclusive, o exagero de dizer que tratam-se dos melhores sanduíches do mundo.

A casa em questão é o Opus, um botequim com mais de 50 anos de história numa das áreas mais tradicionais da cidade. O ambiente é extremamente simples, como deve ser num típico pé-sujo carioca: um longo balcão (desses tipo estufa) de frente para a rua, alguns bancos para sentar ao fundo e nada mais.

O costume local é encontrar um espaço para se encostar no balcão, pedir um chope e consultar o atendente sobre qual a melhor pedida. Há dias em que a casa fica lotada, e os clientes se espalham pela velha Gonçalves Dias.

As estrelas da casa são o pernil de porco e a carne assada, que ficam marinando à vista do freguês num molho de cebolas, louro etc., num verdadeiro espetáculo para os fregueses. As carnes são então cortadas em lascas para compor os sanduíches no pão francês. Queijo prato ou provolone e abacaxi são complementos opcionais.

O desafio para o cliente é decidir qual das duas opções é a melhor. Tudo é maravilhoso. O pão é crocante, a carne desmancha na boca, e o molho acrescenta um toque ácido a cada bocado. Há inclusive outros tipos de sanduíche, mas perder tempo com eles seria um desperdício.

O Rio é pródigo em bons lugares para se comer um sanduíche (já falamos aqui, por exemplo, do Paladino), mas nenhum deles se compara ao Opus. Afinal ele traz no coração a essência do bom botequim carioca.

AVALIAÇÃO
Comida: 9/10 (pelos sanduíches)
Ambiente: 6/10
Serviço: 7/10
Carta de vinhos: Vá de chope!
Preços: Baratos.

Dica extra: Quem como eu tem o privilégio de trabalhar no Centro do Rio agora pode pedir os sanduíches do Opus para degustar no escritório num dos principais serviços online de entrega, o SpoonRocket!

Comentário extra: O Opus me foi apresentado pelo amigo publicitário Luís Antônio Vargas, um gaúcho mais carioca que todos os demais juntos, daquele tipo que é craque da pelada na praia e sabe tudo de botecos. Seu único defeito é torcer pelo Flamengo, mas enfim ninguém é perfeito nesta vida…

Jornalista, carioca e tricolor

Jornalista, carioca e tricolor. Gasta certamente mais do que deveria em restaurantes e vinhos e hoje em dia só viaja para conhecer novos pratos e sabores. Considera-se um gourmet "clínica-geral": frequenta botecos de má fama do Centro do Rio com a mesma paixão que sente ao entrar num três estrelas Michelin. Apesar disso, não consegue esconder uma mal disfarçada predileção por lugares clássicos, com história, pátina e estrada. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalhou em algumas das principais redações do País, como Gazeta Mercantil, O Estado de S.Paulo e O Globo. Além do Rio, já morou em São Paulo, Buenos Aires (onde foi correspondente do Globo) e Brasília. Hoje é sócio-diretor da FSB Comunicação, a maior empresa de Comunicação Corporativa do Brasil.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.