Onde comer e beber em Porto Alegre

portoalegre1

Porto Alegre surpreende. A capital gaúcha apresenta dezenas de ótimas opções para quem deseja passar um fim de semana ou umas férias conjugadas com os passeios pelos arredores – Bento Gonçalves e região dos Vinhos, Gramado e Canela. O Gastronomix esteve por lá e lista abaixo o que experimentou, gostou e recomenda.

Para quem quiser ver mais, basta colocar no instagram: #gastronomix_portoalegre

E para as dicas na região dos vinhos, basta usar as hashtags:
#gastronomix_bentogoncalves
#gastronomix_pintobandeira
#gastronomix_montebelodosul

RESTAURANTES

1. CAPINCHO BAR
Misto de bar e restaurante, o Capincho é um lugar para se comer e beber muito bem na capital. Comida de qualidade, sem frescura e com bons insumos. O cardápio é enxuto com porções para compartilhar. Drinks clássicos e autorais, além de uma carta de vinhos muito bem selecionada. Aos sábados e domingos, é servido no almoço um verdadeiro banquete: costela assada lentamente e acompanhamentos, feitos com produtos da estação e produtores orgânicos, para compartilhar. Lugar imperdível, com arquitetura de ótimo gosto, é tocado pelo time de craques chef Marcelo Schaembeck, Flavia Mu, Fred Muller e equipe.

Av. São Paulo, 901 – São Geraldo
Telefone: (51) 3019-4202
Site: https://www.capinchobar.com.br/
Instagram: @capinchobar

2. MANDARINIER GASTRONOMIA
Uma casa antiga, remodelada, com piso de parquê e ilustrações do artista Renan Santos. O que já é um achado para os olhos, ainda melhora quando você lê o cardápio. Desde 2013, funciona um pequeno e aconchegante bistrô/restaurante com opções de pratos baseados em produtos da estação e frescos. Leonardo Magni e a Liliana Andriola acertam a mão na condução pelas entradinhas, principais e sobremesa. Faça reserva para garantir seu lugar neste local que exala sabor. 

Rua Alberto Tôrres, 228 – Cidade Baixa
Telefone: (51) 3517-7703
Site: www.mandarinier.com.br
Instagram: www.instagram.com/mandarinier

3. BORGES QUEIJOS ARTESANAIS
O respeito pelos pequenos produtores está estampado na vitrine, nas prateleiras e nos sorrisos do simpático casal Eduardo e Rita. Canastra, Cuesta, Cuesta Azul, Mandala…curados, maturados, serranos, azuis, defumados. Os queijos e embutidos são selecionados, testados e provados junto ao produtor. É possível pedir uma tábua de queijos e frios, um vinho e sentir no paladar o gostinho do sabor do produto com história. No Borges, há também o privilégio de beber e comprar vinhos do produtor Luiz Henrique Zanini, enólogo da Era dos Ventos.

Rua Dinarte Ribeiro, 128 – Moinhos de Vento
Telefone: (51) 3072-7028
Instagram: @borgesqueijosartesanais

4. CHICA PARRILLA Y BAR
Uma casa especializada em carnes com cortes gaúchos e também dos Hermanos (Argentina e Uruguai). O restaurante passa por uma pequena ampliação para aumentar o tamanho da parrilla. De entradinha, não deixe de experimentar o quejo parrilero e o matambrito de porco, com uma fina camada de queijo. Destaque também para o assado de tira, linguiça, entrecote e rins (seja [email protected]). Há pet nat da Vivente Vinhos Vivos (vinho natural) – o que é de tirar o chapéu.

Rua São Manoel, 141 – Bom Fim
Telefone: (51) 3377-2970
Instagram: @chicaparrillaybar

5. VACA POA – BAR CAMPEIRO
Cardápio enxuto e comidinhas para compartilhar são a tônica deste lugar com decoração rústica. As donas apostam em insumos locais e a carne de gado criado solto. O mix de raízes e os bolinhos de polenta frita são ótimas pedidas para começar, assim como a brusqueta de barriga de porco com abacaxi. Para acompanhar, carta de drinks, cervejas e vinhos gaúchos.   

Rua Bento Figueiredo, 78 – Bom Fim
Telefone: (51) 4066-4004
Instagram: @vacapoa

6UM BAR & COZINHA
Localizado dentro da loja de vinhos Grand Cru, este restaurante vai te surpreender. Ali, se come bem na hora do almoço e com preço “pagável” para um menu de três etapas com comida simples e de qualidade elaborado pelo chef Carlos Kristensen. No local, há um pequeno empório com produtos locais de pequenas cooperativas como geleias, cortes de carnes e grãos.

 Avenida Mariland, 1388 – Mont Serrat (esquina com a rua Anita Garibaldi)
Telefone: (51) 3239-6751
Instagram: @umbarecozinha

7. DAIMU
Japonês onde tradição se encontra com alguns toques contemporâneos. O restaurante tem cuidado grande com os ingredientes, tanto nos pratos frios, quanto quentes. Eles têm uma parceria com a marca Kikkiman, que fabrica shoyu usando o mesmo método de fermentação natural há mais mais de 300 anos. Além disso, o chef de origem japonesa faz seleção de peixes e frutos do mar para os preparos e também produz sua própria guioza e a conserva de gengibre.

Rua Dinarte Ribeiro 169 – Moinhos de Vento
Telefone: (51) 3222-0038
Site: http://daimu.com.br/br/
Instagram: @daimu_poa

8. KOMKA
Esta galeteria e churrascaria está aberta desde 1967, tanto para almoço quanto para jantar. É considerada um clássico gaúcho. O ambiente é simples e os garçons são atenciosos. No prato, opções à la carte: carnes, galetos, massas, acompanhamentos (maionese e polenta frita são ótimas pedidas), saladas e sobremesa, incluindo o famoso sagu de vinho com creme. Não deixe de comer a porção de coração acompanhado com um pãozinho de alho.

Avenida Bahia 1275 (esquina Viena)
Telefone: (51) 3222.1881
Site: https://www.komka.com.br/
Instagram: @komkapoars

9. SETTE PASTA BAR
Esqueça aquele estereótipo de restaurante italiano com mesa com toalha xadrez verde ou vermelha. O Sette tem uma pegada mais moderna, cozinha aberta para o salão e possui cardápio com ótimas opções que vão do tradicional a massas com molhos autorais, como nhoque feito com linguiça da casa, brocolini, funcho e parmesão. A carta de vinhos foca nos produtores gaúchos. Vale a pena reservar o apetite para experimentar entrada, principal e sobremesa.

Rua Auxiliadora, 248 – Auxiliadora
Telefone: (51) 3012-2926
Instagram: @settepastabar

BARES E DRINKS

10. VASCO 1020
A porta amarela da antiga casa revela um super bar de drinks com dois andares. A carta é muito bem executada pelos profissionais que preparam coquetéis clássicos e autorais. Para comer, a casa aposta em cozinheiros por temporada. Assim, as comidinhas vão mudando de perfil ao longo do ano. No ambiente meio noir, a boa música rola para você curtir seu drink em mesas altas, poltronas, jardim ou em pé mesmo.   

Rua Vasco da Gama, 1020 – Bom Fim
Telefone: (51) 99327-1480
Site: www.facebook.com/vascodagama1020

11. FIRMA BAR
Excelente bar, descontraído, com bons preços e ótima carta de comidinhas e drinks. Tudo isso no centro de Porto Alegre, numa área que está voltando a ficar viva graças a iniciativas como a do Firma. Tulipas de frango picantes; tacos de porco, salada de repolho, picles de cebola roxa e coalhada e bao de costela bovina, ketchup de moranga e picles de moranga caramelada são opções para compartilhar do enxuto cardápio. Como o local é pequeno, a espera se dá na calçada com uma cerveja ou coquetel na mão. Bem sossegado.

Rua Cel. Genuíno – Centro Histórico
Telefone: (51) 3407-6440
Site: www.firmabar.com.br
Instagram: @firmabar

12. OLIVOS BAR
Localizado na Cidade Baixa, este bar tem decoração criativa, com quadros, placas, flâmulas e objetos antigos espalhados nos seus três ambientes. Cerveja gelada e drinks muito bem executados são o abre-alas para as saborosas opções de comida, que mudam constantemente. Arancini de beterraba, tortéi de abóbora e pizzas são opções para uma noite muito agradável. Ao fundo, boa música para quem gosta de rock, jazz, indie e folk.

Rua da República, 657 – Cidade Baixa
Telefone: (51) 3372-6256
Instagram: @olivos657

13. AGULHA BARDescolado e inusitado – desde a localização (numa rua sem saída) até o ambiente e o mobiliário. Todos os tipos de públicos frequentam o bar-galpão de 350 metros quadrados, que tem duas mesas de ping pong e ganhou sofás, cadeiras e mesas com cara de casa de vó (garimpadas em antiquários). É um bar mais para beber do que comer. O cardápio de comidinhas é eficiente na sua proposta. De vez em quando, há pequenos shows e apresentações de teatro ou musicais.

Rua Conselheiro Camargo, 300 – São Geraldo
Telefone: (51) 99750-7997
Site: www.facebook.com/agulha.poa 
Instagram: @agulha.poa

CAFÉS

14. MASSA MADRE PADARIA ARTESANAL
O casal Rodrigo Escobar e Veridiana Rodrigues transformou hobby em profissão. Eles começaram a produzir pães dentro de casa e, depois de planejamento, abriram uma padaria focada na produção de pães com fermentação natural. Na unidade de Moinhos, é possível tomar um belo café da manhã com iogurte natural e frutas, sanduíche de presunto e queijo e café coado. E até mesmo pegar logo a primeira fornada e levar para casa. Além dos diversos pães, há pizzas, doces, bolos e produtos como geleias e queijos.

Rua Marques de Pombal 316 – Moinhos de Ventos
Telefone: (51) 99959-4929
Instagram: @massamadre

15. WILLIAM AND SONS COFFEE COMPANYÉ o espaço mais especializado em café de Porto Alegre. A fachada é discreta, mas basta tocar a campainha da “casa”, que você terá boas opções entre as quais escolher. Eles torram os grãos no próprio local e servem os cafés nos mais diversos métodos de extração. Tudo feito com muito capricho e precisão. Lá mesmo, você pode comer um doce (brownie ou cinnamon roll) ou pão de queijo.

Rua Pedro Ivo, 492 – Mont Serrat
Telefone: (51) 98409-9803
Site: www.facebook.com/williamsonscoffee
Instagram: @williamsonscoffee

OUTROS ENDEREÇOS

16. MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE
Inaugurado em 1869 e localizado no centro, o mercado é amplo e possui atualmente 110 estabelecimentos entre açougue, peixaria, padaria, pastelaria, pizzaria, banca de vegetais, queijos, embutidos, frutas, queijos, vinhos, erva-mate entre outros. Os boxes são bem organizadas e há um bom espaço de circulação entre os corredores. Aos sábados, rola uma pequena feira de antiguidades. Passeio bem agradável.   

Avenida Borges de Medeiros – Centro
Telefone: (51) 3028-7156
Site:
https://mercadopublico.com.br/
Funcionamento: as bancas e lojas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30, e sábados das 7h30 às 18h30.  Os restaurantes ficam abertos até as 22h30.

17. FEIRA DE ORGÂNICOS DA REDENÇÃO
Quem é fã de feiras não pode perder esta. Cerca de 140 produtores montam suas barracas, nas manhãs de sábado, em uma das calçadas do Parque da Redenção. É considerada a maior feira de orgânicos da América Latina a céu aberto. Vegetais, frutas, legumes, mel, produtos de beleza, sucos, grãos, além de barraquinhas de comida, café e kombucha.    

Avenida  José Bonifácio, 487 – Farroupilha
Funcionamento: sábado, de 7h30 a 13h  

18. MUNDARÉU (ANTIQUÁRIO)
Rodrigo Sandri transformou sua coleção em negócios. Amante de produtos antigos, ele começou a garimpar todo tipo de objeto e mobiliário para formar o Mundaréu. No mesmo galpão, também funciona empresa que produz e cria eventos, além de assessorar quem deseja dar um tapa no visual dentro de casa. O mais surpreendente é a organização do espaço – tudo ajeitadinho no seu devido lugar e sem aquele cheiro que incomoda quando se vai a antiquários.

Rua Hoffmann, 500 – Floresta, Porto Alegre
Telefone: (51) 4066-0400
Site:
https://www.facebook.com/mundareuonline
Funcionamento: Segunda a sexta, das 10h as 18h. Sábado, das 10h as 16h

19. ESTÚDIO SIM
Localizada em cima do restaurante Eat + Kitchen, a loja é um mix com cerâmicas, objetos de decoração, quadros, linho, cestos de palha e roupas para mulheres. A ideia é reunir e divulgar produtos, principalmente, de artistas gaúchos.   

Rua Dinarte Ribeiro, 131, segundo andar – Moinhos de Vento
Telefone: (51) 99388-6573

Editor Chefe

Jornalista, biólogo, cozinheiro amador. Criador do Gastronomix em 2009. É autor do projeto kitchen11, em que – juntamente com Daniel Bitar – recebem convidados para jantares em seu apartamento.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.