Onde comer e beber em Lima e Cusco

Lima e Cusco

O Peru é um país incrível. Engana-se quem pensa que o turismo de lá se resume a Machu Picchu. Lima, por exemplo, além de ser a capital, é a maior cidade em números de habitantes. São cerca de 10 milhões de pessoas. E ainda tem Cusco, Arequipa, Trujillo, Chiclayo, Piura, Iquitos…

Lima atrai turistas que desejam experimentar a gastronomia peruana. Receitas tradicionais e mais modernas são elaboradas com ingredientes locais como as dezenas de batatas e milhos diferentes, peixes e mariscos frescos, cuy (porquinho da índia) e pimentas (ajís). Tudo pode ser acompanhado pelo saboroso Pisco Sour, drink à base de pisco (aguardente de uva).

É uma delícia também caminhar ou pedalar pela orla de Lima vendo o Oceano Pacífico e apreciando as paisagens. A arquitetura de Lima é destaque na América Latina com prédios bem planejados e executados.

Cusco é passagem obrigatória para quem deseja ir a Machu Picchu. A cidade respira tradição, principalmente, no centro histórico. Igrejas, prédios com balcões e uma bela praça central ressaltam a beleza da cidade. É andar pelas ruas e ver o tempo passar sem pressa, entre um café ou um chá de coca.

O Gastronomix andou pelas duas cidades peruanas e traz algumas sugestões de lugares para comer e beber.  Siga @portalgastronomix no instagram. Muito mais dicas por lá também. Ou procure por #gastronomix_lima e #gastronomix_cusco  

RESTAURANTES E CAFÉS EM LIMA

1. MÉRITO
Os dois cozinheiros venezuelanos José e Juan Luiz (ex-Central) definem a proposta do Mérito: cozinha mestiça (une Peru e Venezuela), jovem, contemporânea e urbana. O cardápio varia de acordo com o frescor dos ingredientes. Há um balcão no andar debaixo onde é possível acompanhar o trabalho dos cozinheiros e poucas mesas no andar de cima. Os pratos são saborosos, criativos, mas sem invencionices. Os produtos são explorados em texturas e usos diferentes do habitual, como uma quesadilla de mandioca e guioza feita com batatas laminadas. Tudo com muito esmero. Vale a pena a esperar na fila.  

Avenida 28 de Julio, 206 – Barranco
Telefone: +51 1 2771628
Site: 
http://meritorestaurante.com/
Instagram: @meritorest

2. ISOLINA TABERNA PERUANA
Comida peruana autêntica e farta. Seguindo o conceito de taberna, os pratos podem ser compartilhados. Tudo bem temperado e com sabor. Localizada no revigorado bairro de Barranco, o ambiente é leve e descontraído. O chef José del Castillo abriu a casa em 2015 com a proposta de resgatar receitas antigas de sua mãe, Isolina. Uma festa ao redor da mesa. 

Avenida San Martin, 101 – Barranco
Telefone: +51 1 2475075
Site: 
http://isolina.pe/
Instagram: @isolinataberna

3. SIETE RESTAURANTE
O chef Ricardo Martins montou um restaurante leve e sofisticado. Tiraditos, vieira, navajas a la plancha com vinagrete de vôngole e salada de couve, pecorino e jalapeño são exemplos do que sai daquela cozinha.  No cardápio, opções para o seu tamanho de fome: entradinhas, tapas, sanduíches, pratos vegetarianos e principais e sobremesas. A carta de drinks e vinhos também é bastante atraente. 

Jirón Domeyer 260 – Barranco
Telefone: +51 1 966320855
Site: siete.meitre.com  
Instagram:
@7restaurante_

4. MAYTA
Sabores autênticos da cozinha peruana com algum tipo de releitura é o mote da culinária do chef Jaime Pesaque no Mayta. O ponto de partida são os ingredientes andinos e amazônicos da estação, que resultam em combinações bem interessantes e não usuais. O local ainda conta um belíssimo bar de piscos e drinks. 

Avenida Mariscal La Mar, 1285 – Miraflores
Telefone: +51 1 4226708
Site: 
https://maytalima.com/
Instagram: @maytalima


5. OSSO CARNICERÍA Y SALUMERIA 
Aberto em 2013, é o melhor endereço para os carnívoros. Embutidos artesanais, sem corantes e conservantes, e carnes produzidas de maneira sustentável. Renzo Garibaldi mergulhou neste universo de produção sustentável em 2010 numa viagem aos Estados Unidos e depois, para França. Os cortes são selecionados, bem preparados e há ótimos acompanhamentos.

Avenida Santo Toribio, 173 y Avenida Central, 172, Torre Real 6 – San Isidro
Telefone: +51 469-7438

Calle Tahiti 175 – La Molina

Telefone: +51 352-9915

Site: http://osso.pe/
Instagram: @ossocarnes

 6. LA MAR CEBICHERÍA
É quase inconcebível ir a Lima e não ir ao La Mar. A cozinha de Gastón Acurio ajudou (e muito) a difundir o Peru para o mundo. Com clima de praia, o restaurante oferece pescados e frutos do mar frescos em ótimos preparos. Há pratos para compartilhar e experimentar um pouco de cada. Logo de boas vindas, você é recebido com um balde de chips de raízes e molhos para começar os trabalhos.  

Avenida Mariscal La Mar, 770 – Miraflores
Telefone: +51 1 4213365
Site:
https://lamarcebicheria.com/es/Lima
Instagram:  @lamarcebicherialima 

 7. LA GASTRÓNOMA
O charmoso bar de vinhos naturais serve embutidos e queijos artesanais, além de sanduíches e massas. O staff é muito simpático e esbanja conhecimento na hora das perguntas sobre os vinhos. Local pequeno, portanto, vale chegar cedo para evitar fila de espera. Ao fundo, lojinha para quem quiser levar vinhos de produtores peruanos e de outros países. Ambiente divertido e agradável com poster do artista italiano @gianlucacanizzo.  

Calle Libertad, 439 – Miraflores
Telefone: +51 1 4471383
Site:
https://www.facebook.com/lagastronomaperu/
Instagram: @lagastronoma

8. LA NIÑA RESTAURANTE E BAR
Uns preferem tomar um drink ou taça de vinho pós jantar. Outros preferem fazer uma refeição completa. O La Niña é bacana para ambas as propostas e, principalmente, para os amantes de vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos. Ele também está na seara dos locais que valorizam os produtos frescos, sazonais e, de preferência, com origem artesanal. 

Calle Francisco de Paula Camino, 299 – Miraflores
Telefone: +51 363 7194 / +51 922 816 262
Site: 
http://lanina.pe/
Instagram:

9. EL BODEGÓN
O conceito de taberna e o resgate da comida tradicional familiar peruana estão presentes neste estabelecimento de Gastón Acurio. Comida simples, farta, descomplicada e para compartilhar, como coxas fritas de frango com molho de limão e pimenta, lomo saltado, arroz com camarões em teryaki, ovo e vegetais e croquetes bem crocantes. Tudo embalado com uma cerveja geladinha ou um belo pisco sour. 

 Avenida Tarapacá 197 – Miraflores
Telefone: + 1 51 4444 704
Site: https://www.elbodegon.com.pe
Instagram: @elbodegonlima
 

10. EL MERCADO
O chef Rafael Osterling é um craque e tem três casas com propostas bem diferentes. No El Mercado, ele navega pelos mares dos pescados e frutos do mar com bastante propriedade. Dá vontade de comer tudo no cardápio. Digamos que ele rivaliza diretamente com o restaurante La Mar. Na dúvida, vá nos dois. Comida de qualidade, saborosa e para agradar a todos os paladares.

Hipólito Unanue 203 – Miraflores
Telefone: +51 974779517
Site: http://www.rafaelosterling.pe/es/el-mercado.html
Instagram: @elmercadorestaurante

11. JUANITO DE BARRANCO
Um bar simples, familiar que funciona desde 1937 é um programa bem autóctone quando vocês estiver em Barranco – um bairro boêmio, cultural e histórico. Filhos e netos de Juan tocam o local em que são servidos chopes bem gelados, pisco e butifarras – sanduíches de jámon (presunto) e jamón del norte (mais defumado) . No almoço, o menu é caprichado. Recomendo o autêntico lomo saltado com tacu tacu e ají de gallina.

 Avenida Almirante Miguel Grau 270 – Barranco
Telefone: + 1 51 019 9496 176
Site: https://www.facebook.com/eljuanitodebarranco/
Instagram: @juanitodebarranco

12. EL CACAOTAL
Loja especializada em chocolates de origem peruana. É quase um biblioteca de cacau, produzido em diversas partes do país. É incrível sentir o sabor de chocolates com a mesma porcentagem de cacau de regiões distintas. A explicação faz parte da experiência agradável e acolhedora de ir até a loja, degustar e levar algumas barras para casa. Ah, dê um pulinho na loja ao lado, Puna, de artigos para casa e variedades. 

 Jr. Colina 128 A – Barranco
Telefone: + 51 1 417 4988 
Site: https://www.elcacaotal.com
Instagram: @elcacacaotalperu

 13. RAFAEL
Técnica, produto e um ar informal. O chef Rafael Osterling (El Mercado e Félix Brasserie) leva para o restaurante com seu nome o lado mais autoral de sua cozinha. Pastas, pescados, carnes e até mesmo pizza. O prato parece até mesmo uma pintura. Não só bonito, mas bem feito, como o steak de couve-flor com curry, tahini e harrisa e a pizza de chouriço ibérico com ovo de codorna e rúcula.     

Calle San Martin 300, Miraflores 
Telefone: +51 1 242 4149
Site: www.rafaelosterling.pe
Instagram: @rafaelrestaurante 

14. LA PINCANTERÍA
Uma casa de portas fechadas no bairro de Surquillo, a duas quadras do Mercado. Ali funciona a Picantería, um resgate de uma tradição peruana, em que você batia na porta das casas e perguntava se tinha almoço a ser compartilhado. Nesses lugares, as mesas são coletivas. O cardápio é escrito na lousa e sempre tem um prato do dia. No bar, preparações como Chicha de Jora ( à base de milho fermentado), considerada bebida “oficial” das picanterias.

Francisco Moreno 388 –  Surquillo 
Telefone: + 51 1 241 66776
Site: https://www.picanteriasdelperu.com

15.
PESCADOS CAPITALES
Desde 2001, o restaurante oferece ceviches, causas, tiraditos, arrozes e massas como manda a tradição peruana. Além disso, peixes e mariscos frescos servem de base para diversas preparações. O Pescados Capitales (que existe desde 2001) atua na mesma linha do La Mar e do El Mercado, com cardápios com propostas semelhantes.  

 Av. Mariscal La Mar 1337- Miraflores
Telefone: +1 51 2225731
Site: https://www.pescadoscapitales.com
Instagram: @pescadoscapitales

16. FELIX BRASSERIE
O chef Rafael Osterling criou um espaço informal para quem deseja fazer um lanche ou comer de maneira despretensiosa, sem perder a qualidade, é claro. Tábuas de queijos e embutidos, belisquetes, sanduíches, saladas e algumas massas fazem parte do cardápio com inspiração espanhola, mexicana, asiática e peruana. Uma fusão arriscada, mas que deu certo. 

 
Av. Sto. Toribio 173 – San Isidro
Telefone: +51 982 521 454
Site: felixbrasserie.meitre.com
Instagram: @felixbrasserie

17. ASTRID Y GASTÓN
O casal Astrid (confeiteira) e Gaston (chef) se conheceram cozinhando na França. De volta ao Peru, montaram este estabelecimento que é um ícone da culinária sul-americana e, quiçá, mundial. Atualmente, o restaurante funciona num casarão centenário no bairro de San Isidro. O menu degustação é baseado em ingredientes da estação, com muito capricho e ousadia. Se optar pelo restaurante, faça reserva com antecedência e vá com calma.  

Avenida Paz Soldan 290 – San Isidro
Telefone: + 1 511 442 2777
Site: www.astridygaston.com
Instagram: @astrid_y_gaston

18. LA LUCHA SANGUCHERIA CRIOLLA
São 14 opções de sanduíches a seu dispor: presunto, queijo e ovos, club sandwich, frango abacaxi e queijo são algumas das deliciosas opções. Para acompanhar, fritas e sucos. É uma rede bem espalhada pela cidade. Há 10 pontos La Lucha. Desfrute! 

Santa Cruz 847 – Miraflores
Telefone: +51 997 856 489
Site: https://lalucha.com.pe
Instagram: @laluchasangucheria

19. TROPPO RESTAURANTE
Para quem curte comida italiana ou se cansou da peruana, uma boa opção é o Troppo. O casal Rocío Madueño e Jorge Fernandini montou o projeto pensando no que serviria na própria casa. A opção foi por fazer as próprias massas na casa, assim como a stracciatella, servida com tomates ao forno, e o sorvete de pistache. Os clássicos Vitello Tonatto, polenta frita, cacio e pepe, cotolettas (bife à milanesa), polpetas e as deliciosas pizzas fazem parte do cardápio. 

Calle Los Libertadores, 199 – San Isidro
Telefone: +51 941 496 527
Site: 
https://www.facebook.com/troppolima/?rf=332006147456067

20. KJOLLE
A chef Pia Leon (esposa de Virgílio Martinez, chef do Central) propõe no seu restaurante uma viagem pelos sabores 100% peruanos, vindo do mar, terra, vales, montanhas e bosques amazônicos. É resultado da Mater Inicitaiva, centro de pesquisa de alimentos e produção criado pelo casal. Os pratos são minimalistas e trazem quatro ingredientes, sendo que um deles é o principal elemento. As combinações são criativas e surpreendem na apresentação e no paladar. Você pode escolher o menu degustação (com opção vegetariana) e também a la carte.

Av. Pedro de Osma 301 – Barranco
Telefone: +51 1 2428575
Site: https://www.kjolle.com
Instagram: @kjollerest

21. ÁMAZ 
Especializado na culinária da Amazônia peruana, o chef Pedro Miguel Schiaffino traduz “a selva” de maneira contemporânea. O paiche grelhado é o prato símbolo de ámaZ. O peixe tem cerca de três metros de comprimento e é capturado de maneira sustentável no rio. É servido com molho cocona (fruto local) picante. Outra atração são os churos pishpirones, caracóis cortados em pequenos pedaços e servidos com um molho de chouriço amanteigado. A coquetelaria também é um dos pontos altos do local, com drinks alcoólicos e não alcoólicos. O ambiente é moderno, aconchegante com decoração que remete à floresta.

Av. La Paz 1079 – Miraflores
Telefone: +51 1 221 9393 / +51 1 221 9880
Site: http://www.amaz.com.pe/

22. STATERA 
O chef greco-peruano André Patsias – que trabalhou em grandes restaurantes como Central, Astrid & Gastón, Noma e Quique Dacosta – aposta na biodiversidade do Peru para criar seus pratos no restaurante de apenas 26 lugares, aberto em 2018. Cada criação é estudada, elaborada muito tecnicamente proporcionando um resultado estético bem bonito, com formas e texturas diferentes dos ingredientes. Statera (equilíbrio em latim) é considerado um dos restaurantes mais bonitos do Peru. O projeto, feito pelo escritório MD27, recebeu destaque em revistas internacionais de arquitetura pela beleza da proposta, que une concreto, madeira e duas estruturas com plantas verdes.   

Av. Mariscal La Mar 463 – Miraflores
Telefone: +51 1 3060628
Instagram: @staterarest
 
23. MERCADO DE SURQUILLO nº 1
Ir a um mercado é uma das formas mais originais de conhecer os produtos da culinária peruana. O mercado é pequeno com uma enorme variedade de legumes, verduras, frutas, peixes, mariscos, ajís (pimentas), queijos, sal de Mara e outros produtos locais. É emocionante ver a diversidade de insumos do Peru – principalmente, milhos e batatas. Há barraquinhas de comida que vivem lotadas, servindo desde ceviche a sopas. Aos domingos, há uma Bioferia Organic Market, com orgânicos e feito por produtores artesanais. E nas redondezas há um restaurante bem popular chamado Bam Bam Y Sus Conchas Negras – famoso pelo ceviche e suco de milho roxo (chicha morada). Cuidado com seus pertences ao circular pelo mercado. 

Av. Paseo de la República 5295 – Cercado de Lima

CAFÉS EM LIMA

1. PAN SAL AIRE 
Uma delícia de lugar em Barraco. Ar descontraído, arejado e com um chão lindo em tons de azul. Funciona muito bem para um almoço, lanche ou sobremesa com café. A cozinha fica aberta e de lá saem pratos apetitosos como shakshuka, sanduíche de rosbife, tostadas francesas com frutos vermelhos e pizza individual.  Os ingredientes são sazonais e há pratos especiais nos fins de semana. 

Av. Almte. Miguel Grau 320 – Barranco

Site: https://www.facebook.com/Pan-Sal-Aire
Instagram: @pansalaire

2.EL PAN DE LA CHOLA
A qualquer hora, um pão quentinho e um café. O cheirinho do lugar fará com que você deseje ficar por lá. A casa trabalha com produtos orgânicos e frescos, receitas caseiras de hummus, patês e geleias e fazem pão sourdough (de fermentação natural). Há opções para quem quer fazer um lanche, comer um doce ou uma pizza no fogão a lenha. Parece que o tempo passa mais devagar na Chola…

Av. Mariscal La Mar 918 – Miraflores
Tefefone: +51 1 221 2138
Site: https://www.facebook.com/elpandelachola/
Instagram: @elpandelachola

3. LA TEORIA DE LOS 6 CAFÉS
Uma cafeteria de bairro tocada pelos irmãos Alessandra e Fernando Ribeyro e pelo primo Diego Trujillo. O nome faz referência àquela teoria segundo a qual uma pessoa pode se conectar a outra por meio seis ligações entre elas. Para os donos, é o café que une a todos. Na loja, é possível tomá-lo das mais variadas extrações, acompanhado de docinhos bem convidativos. 

Calle Gral Mendiburu 890 – Miraflores
Telefone: +51 1 595 2328
Site: https://www.facebook.com/teoriadelos6cafes/
Instagram: @lateoriadelos6cafes

 4. NEIRA CAFÉ LAB
Harry Neira é um dos baristas mais conhecidos do Peru. Herdou de sua avó sua paixão pelo café. Transformou gosto em profissão. É um espaço médio com cinco mesas e outras bancadas altas, onde você pode apreciar um café bem extraído com grãos super-selecionados e com música ao fundo. Lá mesmo ele torra o café que compra. 

Calle Enrique Palacios 1074 – Miraflores
Telefone: +1 51 3180398
Site: https://www.facebook.com/neiracafelab/

5. CATE TASTING ROOM
Neste endereço, funciona uma cafeteria e um espaço coworking. O local sempre está cheio de jovens. Café, chocolate e chá são originários de pequenos fabricantes e sustentáveis. Esta é a filosofia do Cate, que conta também com uma degustação de cafés, aulas e visitas aos produtores peruanos. Há um espaço para estacionar a bicicleta ou patinete.    

Calle Independencia 269 – Miraflores
Telefone: +1 51 446 3041
Site: https://www.cateperu.com/
Instragram:  @cateperu

6. LA VERDE BIO FACTORIA
Parece que você estar na casa da sua avó. Mesas e cadeiras arrumadinhas e várias estantes com produtos bem embalados e com boa cara. O La Verde produz caseiramente doces e bolos e ainda servem pequenas refeições (sanduíches, saladas, torta, empanadas..), que podem ser acompanhadas por um suco, chá ou café. Um bom lugar para ouvir música, ler um livro e ver a vida passar de maneira mais tranquila.   

Calle Gal Recavarren 315 – Miraflores
Telefone: +1 51 469 6040
Site: https://www.facebook.com/La-Verde-882426118502872/
Instagram: @laverdebio

7. CHE CHA TEA BAR AND FOOD STATIONUm bar de chás é algo a que ainda não estamos muito acostumados. E nada de torcer o nariz. No local, uma casa charmosa e bem decorada em Miraflores, além de experimentar a bebida quente ou gelada, você pode almoçar leve ou fazer um lanche. O cardápio está recheado de opções sazonais – que variam de acordo com a estação e com a disponibilidade dos produtores locais. A casa aposta nos insumos naturais para elaborar seus pratos. 

Avenida 28 de julio 572 Miraflores
Site: https://www.facebook.com/chechateabar/
Instagram: @chechateabar

RESTAURANTES E CAFÉS EM CUSCO

 1. LIMO
O Limo leva à mesa a culinária Nikkei, que reúne Peru e Japão. Tempuras, guiozas, sushi e sashimi estão no cardápio, juntamente com arrozes, ceviches, causas elaborados com ingredientes dos dois países. O mix proporciona um ótima experiência no restaurante. Da varanda, é possível ver a Praça de Armas, uma das principais atrações da cidade.   

Portal de Carnes 236
Telefone: + 51 84 240 668
Site:
https://www.cuscorestaurants.com/restaurant/limo/

2. KION
Kión (gengibre em japonês) é especializado em comida Chifa, uma fusão da comida peruana com a chinesa. O ambiente descolado em tons de vermelho e azul deixa o espaço aconchegante para pratos muito saborosos, desde a entradinha até os principais. A comida Chifa é rica em sabores agridoces, legumes e molhos picantes. Os dim suns (bolinhos assados ou fritos) são boa pedida para começar. A casa tem vasta carta com arrozes para compartilhar, aves, porco, pescados e mariscos. Há opções para grupos de quatro, oito e 12 pessoas numa espécie de menu pré-definido.   

Triunfo 370

Telefone: +51 84 431862
Site:
https://www.cuscorestaurants.com/restaurant/kion/

3. CHICHA
É a casa do chef Gáston Acurion em Cusco. A pegada é muito regional, traduzida em pratos simples cusquenhos – o que não significa falta de complexidade nas combinações e de sabores maravilhosos. Há opções a la carte e também menu degustação. Lá, você poderá experimentar um carpaccio de alpaca (lhama), cuy ao forno (porquinho da índia) ou polvo na brasa. Mas há também pizza e hambúrguer com ingredientes locais, massa e lomo saltado para os menos aventureiros. 

Plaza Regocijo 26
Telefone:  +51 84 240520
Site: https://chicha.com.pe/
Instagram: @chichacusco

4. INCANTO
O forno à lenha é a grande atração da cozinha do Incanto, cuja proposta é unir a culinária mediterrânea à peruana. E isso dá samba, viu? O conforto está no prato com as entradinhas, pizzas, massas frescas e recheadas, risotos e sobremesas. Um dos exemplos desta fusão é a milanesa de carne marinada no alho e ervas acompanhado de nhoque de batata peruana e pesto genovês. 

Plaza de Armas, Sta Catalina Angosta 135
Telefone: +51 84 254753
Site: https://www.cuscorestaurants.com/restaurant/incanto/

5. CALLE DEL MEDIO
Comida autêntica peruana, com interpretações de pratos clássicos da culinária crioula. Com bela vista para a Praça de Armas, o restaurante oferece espetinhos (anticuchos) e hambúrger de alpaca, ceviche frito, empanadas, pastel de milho com cogumelos, causas, truta tostada, cuy crocante e arroz chaufa.  Há opções de massas, assados e frango. 

Calle del Medio 113, Plaza de Armas
Telefone: +51 84 248340
Site: https://www.cuscorestaurants.com/restaurant/calle-del-medio/


6. PACHAPAPA
Do forno de barro, brotam as comidas deste restaurante. A cocção é lenta, mas confere ao prato um sabor diferente. O destaque da casa é o leitão ao forno servido com batatas rústicas. Mas há pratos para todos os gostos e tamanhos de fome (entradinhas, sopas, vegetarianos, carnes, aves, calzones, pizzas). O restaurante fica em frente à igreja mais antiga de Cusco, numa casa rústica e campestre no bairro de San Blás, ótimo para caminhar. 

Carmen Bajo 120
Telefone: +51 84 241318
Site: https://www.cuscorestaurants.com/restaurant/pachapapa/

7. INKAGRILL
A proposta é unir opções e ingredientes da culinária internacional com a peruana. Não estranhe o cardápio. Como ele foi o primeiro restaurante de uma rede que acabou se especializando em outras propostas, o menu reúne um pouco de cada: ceviches, causas, pizza, hambúrger, sopas, empanadas, , lomo saltado, ají, risoto. É um dos lugares com as opções mais ecléticas de Cusco. 

Portal de Panes 115
Telefone: +51 84 262992
Site: https://www.cuscorestaurants.com/restaurant/inka-grill/

8. L’ATELIER CAFÉ CONCEPT
Este café-loja é o máximo. Puro charme. Vale a pena visitar e comer uma torta do dia com um cafézinho. De quebra, você ainda pode levar alguma peça de roupa, chapéu ou mantas artesanais. Tem uma varandinha que virou um clássico para tirar foto. Só cabem duas pessoas por vez.

Atoqsayk’uchi 605
Telefone: +51 84 248333
Instragram: @latelierconceptcafe

Editor Chefe

Jornalista, biólogo, cozinheiro amador. Criador do Gastronomix em 2009. É autor do projeto kitchen11, em que – juntamente com Daniel Bitar – recebem convidados para jantares em seu apartamento.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.