O que fazer com a borra do café? Veja 10 destinos

borra2

Café novinho, passado na hora, preparado com amor e com aquele cheirinho inconfundível que faz você falar: Hmmmmmmm! Sim, demorado mesmo. E o que fazer com aquela borra que fica no coador?

Há algumas culturas que acreditam na possibilidade de ler o futuro em borra de café remanescentes no fundo de suas xícaras. Garantido? Não sabemos.

Jogar na pia? Não. Pode causar entupimentos e não será nada agradável dependendo de onde forem destinados nossos esgotos. E no lixo ou na lixeira? Também não. A borra se decompõe e libera metano, cujo efeito é muito mais potente do que o CO2 como vilão do efeito estufa! Ixiiii. E agora?

A borra de café tem várias aplicações cotidianas que podem facilitar a nossa vida. Bastando para isso, deixar que ela seque e estará pronta para colocar em prática todas essas dicas sensacionais que preparamos para vocês.

As utilidades são muitas: vão desde os cuidados com a beleza ao combate às formigas. Vamos conferir?
1. Como Fertilizante em Hortas e Jardins – ricas em nutrientes (nitrogênio, potássio e fósforo) que irão ajudar nos seus cultivos!

2. Proteção Contra Formigas e Caracóis – eles ficarão longe de suas plantas por conta do odor.

3. Calmante de Gatos – pode utilizar para manter gatos em briga afastados, e inclusive manter os gatos longe de seu quintal caso esteja cultivando algo e queira evitar que os bichanos marquem território por lá. Eles não gostam do odor da borra de café.

4. Esfoliante – perfeito efeito esfoliante durante o banho.

5. Anti Olheiras – aplique nas pálpebras inferiores uma mistura com algumas gotinhas de azeite de oliva.

6.Reduz Celulite – a maioria dos cremes para celulite utiliza a cafeína que pode queimar gorduras localizadas. A indicação é aplicar com óleo de coco, massageando a pele com movimentos circulares por alguns minutos.

7. Cogumelos Caseiros – compre mudas de cogumelos para plantio e os plante no meio das borras usadas. Eles adoram borra de café.

8. Prevenção de Mosquitos – aplique em pratos embaixo de vasos de plantas.

9. Repelente de Pulgas – esfregue a borra no pelo de seu animal de estimação após o banho, depois enxague. Forma natural e não tóxica de eliminar e prevenir pulgas no seu pet.

10. Restauração de Mobília – prepare uma pasta e esfregue em seus móveis de madeira escura, repita até que o arranhado fique imperceptível.

That’s all, folks !!!

Espec. em Conteúdos e Mídias Sociais

Me chamo Alex Melo, moro em São Paulo capital, formado em ciência da computação mas atuando na área comercial como executivo de contas. Fortalezense, filho de pai piauiense + mãe cearense, tenho uma verdadeira paixão por café. Realizei cursos no segmento cafeeiro aqui mesmo em São Paulo/SP, além de workshops sobre café e uma grande conquista no segmento: visitei e explorei meu primeiro cafezal! A cada dia descubro um sabor, um novo grão, uma nota ou uma alegria a mais a partir das experiências que tenho com esses pequenos grãos mundo afora!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.