O mapa do chá em Brasília: mais de 50 lugares a seu dispor

chá-brasília

“Onde tomo um bom chá em Brasília, Elô?”. Essa é a pergunta que mais ouço/leio nos últimos tempos. E eu fico feliz sem tanto! Pessoas perguntando, interesse aumentando. E a possibilidade de termos lugares cada vez melhores para tomarmos o chá nosso de cada dia só cresce!

Para hoje, separei alguns para se tomar chá na cidade, de forma aleatória mesmo, para você organizar como quiser. Se você conhecer algum outro local, por favor, indique também! Tem muita gente perdida por aí, tentando se achar numa xícara de chá…

1) Tea Shop, Park Shopping e Boulevard Shopping – A tradicional loja de chás de origem espanhola, que fica no Park Shopping, conta com um espaço gourmet, em que as misturas da casa são servidas com comidinhas especiais. Você também pode pedir por seu chá já preparado, para levar, no sistema take away.

2) Moncloa Tea Boutique, Shopping Iguatemi e Brasília Shopping – é loja, sim, mas também serve seus chás, frios e quentes, com acompanhamentos mágicos para a hora mais deliciosa do dia. É aqui que garanto aquela xícara, acompanhada do melhor Red Velvet do mundo As quiches são igualmente saborosas. Também para levar, em copos bem fofos.

3) Civitá Cafés Especiais, no Shopping Venâncio – um dos meus oásis favoritos! Trabalham com a marca de chás “Infusorina”, que adoro, vendem acessórios maravilhosos e, ainda, fazem Red Velvet (aqueeeele, servido também na Moncloa) e Matchá Cake.

4) Objeto Encontrado, na CLN 102 – eu sei que quando a gente fala deles, pensa logo em café… E não é que também servem chás incríveis? Tem exemplares da “Chá Yê” e da “Tea Shop”. E um cheesecake dos deuses, daqueles que você não pode passar a vida sem comer!

5) Castália Artesanal, na CLN 102 – pertinho do Objeto Encontrado, servem misturas bem criativas, como a “Ipê Branco”, que leva chá branco, manga, casca de laranja, casca de limão e cardamomo, e vêm acompanhadas de um sequilho danado de bom, o “solteirinho”. Pode se jogar nos pães também, só sucesso.

6) Los Baristas, na CLN 404 – é verdade que o café com brownie daqui faz a fama do local… Eu, como prefiro chá, faço a minha combinação, sem deixar o doce de lado, óbvio. Tem torneiras de Kombucha, que acho o máximo! Trabalham com a marca “Caminho do Chá”, de Dani Lieuthier.

7) Seu Patrício Querido Café, na AOS 6/8 – A curadoria dos chás, aqui, é do Fábio Pedroza, responsável pela Vai Té Chá. Nem preciso dizer que há joias por lá, né? Comidinhas veganas completam as opções certeiras. Os utensílio de laboratório usados no preparo são um charme extra ao lugar.

8) Salve Café Maravilha, na CLN 116 – Recém inaugurado, conquistou meu coração. É despretensioso, delicioso, lindo e aconchegante. Tem chás da “Talchá” e “Obaatian”, Matchá Latte, Bubble Tea e a especialidade da casa: o chá da Sushi, preto, com frutas vermelhas e hortelã servido gelado. Os donuts e cookies também são super saborosos. E é pet friendly!

9) The Coffee Hut, na CLN 213 – Tem “Moncloa” na carta e horário de funcionamento super amplo. Do café da manhã ao jantar, há sempre uma boa opção para acompanhar uma xícara de chá. Um Earl Grey com Cinnamon Roll garante a alegria da visita.

10) Daniel Briand, na CLN 104 – o clássico dos clássicos. Tomar chá por lá é como estar em Paris, mesmo. No fim de tarde, há a opção de acompanhamentos fofos, especiais para o chá da hora.

11) Vai Té Chá, ex-Casa Quilha, na CLN 716 – Fábio Pedroza herdou o ponto onde era a Casa Quilha e, até o final do mês de março, promete inaugurar a casa dedicada aos chás. Estou mais do que certa de que teremos incríveis chás chineses e de Taiwan e, pelas redes sociais, já vi que os acompanhamentos estarão à altura. Quem duvida de que será um sucesso?

12) L’amour du pain, na CLS 115 – Um pedacinho da França na Asa Sul, com bom atendimento e um jardim delicioso. Os folhados vão super bem com um chazinho verde, vai por mim!

13) The Queen’s Place, na CLS 116 – London calling! A culinária inglesa e uma boa carta de chás faz com que a casa esteja sempre lotada. O Victoria Sponge Cake faz valer a espera! Horário de funcionamento bem amplo e cardápio bem diversificado.

14) Ernesto Cafés Especiais, na CLS 115 e na CLN 108 – Meu bom e velho Ernesto tem Masala Chai e Matchá Latte, além de outras opções da “Talchá” e “Obaatian”. Tem um bolo de chocolate com banana di-vi-no.

15) Belini Café – The Coffee Experience, na CLS 114 – O café está no nome, mas há espaço para os chás. Trabalham com a marca “Taste of Tea”, que importa blends da Alemanha. Para tomar lá mesmo e levar para casa. Ponto para o horário de funcionamento, amplo.

16) Café e um chêro, CLN 109 e CLS 107 – Já pedi muito para incluírem chás na carta, mas trabalham apenas com infusões. De qualquer modo, a de maracujá fez a minha alegria, com um bolinho de chocolate que é a cara de casa de avó.

17) Grenat, no Shopping Iguatemi – nem só de cafés de faz o Grenat. Há opções da “Tee Gschwendner” para a nossa alegria!

18) O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, no Park Shopping e Shopping Iguatemi – para harmonizar com o famoso bolo que dá nome à casa, a sommèliere Carla Saueressig criou um blend especial, que tem rooibos como base. Uma experiência deliciosa!

19) Pastry, na CLSW 301 – Nada como uma xícara de chá para combinar com as mil opções de brownies que a casa oferece. Trabalha com microlotes de chás trazidos de viagens. O lugar também é muito fofo e aconchegante.

20) New Koto, CLS 212 – Não se trata de um café ou casa de chás, mas aqui você pode ter o que mais se aproxima de uma experiência tipicamente japonesa, jantando com um chazinho verde feito no capricho!

21) Yuzu-An, no Clube Nipo – Também não se trata de casa de chás ou café, mas do meu restaurante japonês favorito. Para acompanhar as refeições ou as sobremesas incríveis, como o Chiffon Cake de chá verde, há sempre um chazinho, servido nas incríveis cerâmica Honjo.

22) Quitinete, na CLS 209 – Trabalham com chás importados do Sri Lanka, da marca “Basilur”. Há latas lindas para presente também! Peça por lá ou leve para casa.

23) Varanda Pães Artesanais, na CLN 215 – Servem infusões deliciosas da “Vilagridoce” e chás e infusões da “Moncloa”. E podemos levar nossos bichinhos, pois são pet friendly!

24) Quintal f/508, na CLN 413 – O cantinho mais charmoso de Brasília. Pequeno e escondidinho, serve as misturinhas da “Talchá”. Eventualmente fazem eventos de harmonização das infusões com comidinhas. Delicadeza sem fim.

25) Provanza, no Conjunto Nacional, Terraço Shopping, Águas Claras e CLN 103 – a marca de Uberlândia tem boas opções de chás e bules de vidro, super adequados para observarmos o processo dos chás. Os produtos de beleza também são super aromáticos e completam a experiência.

26) Vincent, na CLN 409 – a precursora das casas de chá atuais, toda inspirada em Van Gogh; trabalha com as mesclas da “Talchá”, chás da “Vai Té Chá” e serve um pãozinho com ervas muito gostoso! Eventualmente, realiza eventos bem interessantes, como cursos de sommelier e oficinas de madeleines.

27) Rapport Café Bistrô, na CLS 201 – restaurante e café, também serve os blends da “Caminho do Chá”. Ambiente bem gostoso e boas opções para o almoço.

28) Clandestino, na CLN 413 – nada como uma xícara de chá olhando para o Parque Olhos D’água. Servem chás da “Chá Yê” e “Caminho do Chá”.

29) Mercadinho Brasília, no Brasília Shopping – a feirinha sazonal do shopping, que ocorre em alguns sábados, tem opções da “Vai Té Chá”, de Fábio Pedroza, e, recentemente, passou a contar com representantes da marca “Tea and Art”, que tem uma linha de infusões toda inspirada em artistas plásticos, e “Chá Contigo”, com uma linha dedicada a fortes mulheres, como Frida Kahlo e Elis Regina. Três boas opções!

30) Casa Doce, na CLS 112 – pegue sua xícara de Masala Chai, escolha sua sobremesa favorita e seja feliz! Doceria bastante tradicional na cidade.

31) Lalé Café e Doceria, na CLS 411 – minha confeitaria favorita em Brasília acrescentou chás da “Tea Shop” no cardápio. Pense numa pessoa feliz! Pode ir de olhos fechados que sempre haverá um opção, doce ou salgada, para fazer par com a xícara perfeita. Têm o melhor bem casado da existência – que em sua versão tradicional casa lindamente com o chá verde – e um alfajor de brigadeiro que vou te contar. Já encomendei bem casados de matchá que fizeram super sucesso!

32) Chá da Villa, no Setor de Mansões do Lago Norte, MI 13 – Chás da tarde são realizados no espaço mais bonito da cidade, o Villa Giardini. Minhas experiências por lá já foram relatadas com detalhes anteriormente, em um texto todo dedicado ao local. Funcionam mediante agendamento e servem, no maximo, 20 pessoas ao mesmo tempo. Uma vista exuberante, louças de antiquário, comidinhas incríveis e a simpatia da chef Ana Terra tornam a tarde inesquecível faça chuva ou faça sol. Um presente para qualquer um passar uma tarde por lá.

33) Gentil Café, CLS 410 – Café, chá, prosa, comidinhas e gentileza são a cara do local. A seleção de chás foi feita por quem? Fábio Pedroza – onipresente nesse texto!

34) Acervo Café, na QE 40 do Guará – Um ambiente industrial em construção abriga um dos melhores cafés de Brasília. O Coffee Cake, famoso e delicioso, já foi premiado pela “Veja Comer e Beber”. Recentemente, acrescentaram seleção de chás chineses e de Taiwan na carta, com a ajuda de Fábio Pedroza.

35) Laika Café, no Gilberto Salomão, Lago Sul – A fama se dá pelo café – sempre ele, né, Grão do Dia? Mas há também uma seleção tímida de chás. Se você aproveitar para conhecer no último final de semana do mês, ainda visita a Feira de Antiguidades e garimpar umas xícaras incríveis para o #momentomágico… Que tal?

36) Phillippe Verstraete, na CLN 310 – Claro que em um café francês não poderia faltar chá! E macaron! Pra mim, o macaron de lá é o melhor da cidade. E o croissant também não decepciona. As opções de bebida são da “Talchá” e também há latinhas bem fofas, para acondicionar nossos chazinhos, a venda.

37) Casinha Café, na CLN 411 – Mais uma novidade na Asa Norte, com pegada vegana. O Matchá Latte, feito com leite de soja, é uma delícia. E o waffle com frutas vermelhas super harmoniza e complementa o pedido com elegância. Pet friendly, com direito a rede na varanda.

38) Jacket Café, CLS 106 – Super novidade da da Asa Sul, um café moderninho e atento aos detalhes. Na carta, busque pelo chá azul, uma infusão, na verdade, feita a partir da flor do feijão borbolete, conhecida como cunhã. O líquido é azulzinho, pra combinar com o jeans da jaqueta que enfeita o lugar!

39) Fran´s Café – Precisou de um lanchinho rápido fora de hora, corra para o Fran´s, que sempre pode te salvar. Há infusões tradicionais no cardápio, como camomila, sempre disponíveis para uma emergência.

40) Lá em Casa Cuisine D´Amis, na CLS 208 – As delícias daqui estão no TOP 10 de pedidos aqui de casa. Eles têm uma tortinha de cream cheese com gorgonzola, na massa filó, que só comendo pra entender. Agora, para completar, incluíram chás da “Tea Shop” no cardápio. Se eu já era fã, imagine agora!

41) Caliandra Café, dentro do Jardim Botânico – A antiga casa de chás, que já foi ocupada pelo chef Simon Lau, agora abriga este café, que prepara infusões com as ervas colhidas ali mesmo. Boa opção para um passeio em família.

42) Teru Café, na SHIS QL 8 – Dentro do Helio Diff, famoso salão da cidade, há um cantinho cheio de charme, que serve Matchá Latte. Enquanto a gente se embeleza, ainda curte um #momentomágico. Curti o combo!

43) The Plant, CLS 103 – Com o slogan de “alimentação que nutre sem rótulos”, o lugar tem uma pegada bem naturebinha. para deixar as comidas ainda mais agradáveis, escolheram chás da “Tea Shop” para complementar o cardápio de bebidas.

44) Umami Deli, CLS 414 – O local é bem simples, mas o tempero japonês não decepciona. Os bentôs têm gostinho de Japão e, além do tradicional chá verde para beber, há também sobremesas feitas com matchá, como cheesecake e tayiaki, um tipo de pastel assado em forma de peixe, recheado.

45) Carota Comida Sem Veneno, SGCV Sul, Guará – Até pouco tempo, a Carota morava apenas no instagram e whatsapp; agora, tem casa própria, um espaço físico onde são servidas as famosas comidinhas da Mirella Malta, além de chás e infusões da “Infuze”, e kombuchas incríveis, como o “Kombuchai” da “Artesa”. O local também conta com o empório, que vende produtos cuidadosamente selecionados.

46) Empório Árabe, CLS 215 – Restaurante árabe do meu coração, serve uma “Limonada Síria”, feita com chá preto, hortelã e limão. Para um dia quente e de muita comilança, a melhor pedida!

47) Gengis Khan, CLN 214 – tem churrasco oriental? Então tem que ter chá. O restaurante serve chás quentes e gelados, para acompanhar a iguaria, e ainda tem acessórios fofos, bules e xícaras, para venda.

48) Sorbê Sorvetes Artesanais, CLN 405 – Não tem como falar de sorvete em Brasília sem mencionar os sorvetes da Sorbê, feitos da forma mais artesanal possível. A especialidade da casa são aos sabores de frutas do cerrado, mas eles também fazem sorvetes com chá. Há sabores interessantes, como matchá com chocolate branco, masala chai, capim limão, lavanda e cardamomo e erva-mate com calda de hibisco. Sou fã incondicional de Anita e Rita, que tocam o lugar com cuidado sem igual.

49) Mikami Produtos Orientais, CLS 414 – No empório, além de chás para levar para casa (tem matchá culinário aqui, gente!), há o sorvete de matchá, aquele servido na casquinha, com carinha bem japonesa. Uma delícia. Complemente o passeio com as porcelanas e utensílios também vendidos no local.

50) Das Brot, CLS 215 – Padaria alemã que serve e vende chás e infusões da marca “Teekane”. Pense em um chazinho preto acompanhado de um bolo feito à base de mel e amêndoas, o “Bienenstich”? Pensou? Certeza que você já correu pra lá!

51) Quanto Café, CLN 103 – Delicadeza nos detalhes, sabor nas comidinhas, delícia de ambiente. O café tem no menu chás chineses e de Taiwan, da Vai Té Chá, claro. Vá e assista o dia passar por lá.

52) Barito, CLN 405 – Chás in natura, drinks com chás e infusões, torre de gin infusionado com… Chá! Pra Rainha Elizabeth nenhum botar defeito!

Por hoje, temos mais de 50 endereços que servem chazinhos em Brasília, pra variar durante uns meses, sem repetir! Mas sei que outros tantos estão por aí, a nos esperar. Conhece algum desses? Conhece algum outro? Vamos dividir informações, por aqui ou nas redes sociais, @chazeira, no instagram, ou Chazeira, no Facebook, para atualizarmos constantemente o nosso mapa. Afinal de contas, o que é bom deve ser compartilhado, não é mesmo?

Beijo com sabor de descoberta! Até quinta!

Especialista em chás

Se tiver chá, lá ela estará! Apaixonada pelo mundo dos chás e tudo o que com ele se relaciona, de porcelana a livros, de lugares a receitas, de comidinhas a experiências. Acredita que a xícara perfeita é capaz de criar momentos mágicos; a eles se entrega com toda a sua verdade... E eterna curiosidade! Especialista em chás e tea blender por paixão, servidora pública por profissão. Em Brasília/DF.

3 Comentários

  1. E o povo cara de pau que pergunta onde ir e qual escolher? Abuso mesmo e é sempre sucesso! Amei o roteiro!

    • Querida, pergunte tudo o que quiser, sempre que quiser... Chá é meu assunto favorito! Obrigada por sempre estar! Beijo! :)

  2. […] O portal Gastro Mix  fez uma lista incrível com 30 lugares de Brasília para você apreciar esta bebida tão maravilhosa.  É um verdadeiro mapa de, praticamente, todos os lugares que você deve conhecer. Não espere uma avaliação minuciosa de cada estabelecimento, a matéria serve como um guia turístico do chá. […]

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.