No verão, águas aromatizadas para refrescar

Aguas-aromatizadas

Com a chegada do verão, nada melhor que pensarmos em águas que refrescam e que trazem um toque a mais de sabor e aroma. Para revezar com os coquetéis alcoólicos, nada melhor que se hidratar. São três sugestões que utilizam água com gás incrementada com ingredientes especiais.

Algumas combinações como sugestão:

  • rodelas de laranja lima com hortelã e canela em rama;
  • alecrim, rodelas de carambola e rodelas de limão siciliano;
  • pepino com folhas de menta ou manjericão;
  • capim limão e rodelas de frutas cítricas (limão siciliano, hortelã e alecrim ou manjericão, macerando levemente os ingredientes);
  • pétalas de rosas e gotas de água de rosas, encontrada em lojas de produtos árabes.

Vamos a três receitas do chef chef Reinhard Pfeiffer, do restaurate Expedito , Paraná:

1- Água de rosas 

Rendimento: 1 litro
Tempo de preparo: 10 minutos

-1 laranja-bahia
– 15 folhas de hortelã
– 8 gotas de água de rosas

Corte a laranja em rodelas e coloque-as em uma jarra. Junte a hortelã e macere levemente. Cubra com 1 litro de água filtrada e pingue a água de rosas. Leve à geladeira por 2 horas. Decore com rodelas de laranja desidratadas e pétalas de rosas míni.

2- Água de tangerina e frutas vermelhas

 Rendimento: 2 litros
Tempo de preparo: 10 minutos

– 2L de água de coco
– 1 tangerina
-18 morangos
– 20 folhas de manjericão
– 20 mirtilos
– 12 framboesas

Descasque a tangerina, separe em gomos e retire a parte branca e as sementes. Coloque em uma jarra e junte metade do morango e o manjericão. Macere levemente cubra com 01 litro de água filtrada ou água de coco. Fatie o restante dos morangos e acrescente à jarra, junto com os mirtilos e as framboesas. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

3 – Água de chimarrão com flor de laranjeira

 Rendimento: 1 litro
Tempo de preparo: 10 minutos

-Cascas de 1 abacaxi orgânico lavado com escova
-1 litro de água filtrada
-2 colheres (sopa) de erva-mate
-2 ramos de capim santo
-1 limão-cravo ou 1 limão-siciliano cortado em quartos
-5 gotas de água de flor de laranjeira

Coloque as cascas do abacaxi em uma panela e cubra com metade da água. Leve ao fogo alto até ferver. Acrescente a erva-mate, e desligue o fogo. Coe e espere esfriar. Depois, junte o capim santo, macerando levemente, e complete com o restante da água. Adicione o limão e a água de flor de laranjeira. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

  • Fotos: Georgia Zerigota

arquiteta, cenógrafa e blogueira de coquetelaria

Juliana Raimo presta consultoria em coquetelaria para veículos de comunicação, desenvolve cardápios de drinks conceituais junto a bartenders convidados para eventos e presta consultoria para restaurantes na conceituação e realização de cartas de drinks. Realiza também festas temáticas que unem a coquetelaria, gastronomia, arte e música. Já escreveu para mídias como Revista da Gol, Prazeres da Mesa, site Dedo de Moça, site B-Coolt entre outros. Desde 2009, assina a coluna drinkme no blog Gastronomix. Com mais de 300 artigos publicados, fala do universo dos coquetéis e convida o leigo a aprender a arte de preparar e apreciar um bom drink. Atualmente, realiza degustações de drinks por toda a cidade e leva ao leitor dicas de onde ir, quais bartenders procurar e o que beber em São Paulo e pelas cidades que passa.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.