No Amika Coffee House, também tem chá. E do bom!

Screenshot_20190320-223815_Gmail.jpg

Quando a coluna do dia estava em produção, vi que meu querido Alex Melo, do Grão do Dia, havia mencionado o Amika Coffee House como um dos melhores cafés em Fortaleza. Como boa e teimosa taurina, não mudei meus planos e continuei a escrever, por motivos mais do que justos.

Apesar de estarmos falando da mesma locação, a história será contada de um prisma diferente, já que o personagem principal deste capítulo não tem nada a ver com o café. Hoje, quem brilha no palco do Amika, com direito a Oscar, é o nosso amado chá!

Acredito que falar deste lugar duas vezes seguidas, em pleno março, não pode ser coincidência; é também justa homenagem ao mês das mulheres, já que o Amika nasceu dos sonhos de duas jovens irmãs curiosas e dedicadas, Dani e Sarah Soares, que se jogam no mundo de cafés, chás e culinária com uma competência sem igual. Eu sou fã dessa dupla que – escrevam – vai dar o que falar em todo o Brasil. Elas vêm com tudo!

A caminhada das meninas começou em março (!!!) de 2013, quando Dani resolveu abrir uma cafeteria e espaço de aprendizado, depois de fazer um curso de barista e se apaixonar por esse mundo. Como não queria colocar refrigerantes ou sucos no menu, mas antevendo que pedidos por outra bebida surgiriam, escolheu os chás especiais como opção. E Sarah embarcou na projeto com todas as forças.

Orientada na época pelo consultor de cafés, Ensei Neto, Sarah conheceu Carla Saueressig, d’A Loja do Chá, e introduziu no cardápio quatro opções da bebida. Depois de fazer o curso de Sommelier de Chás, descobriu-se apaixonada pela Camellia. Hoje, depois de tantos outros cursos, como os ministrados pela Escola de Chá Embahú, Chayê e UK Tea Academy, incluiu mais trinta ((???)) opções de chás na carta, de diversos produtores e países, de raridades chinesas ao nosso querido Obaatian nacional. Desconheço no país cafeteria com tantas opções. Um sonho!

Além do serviço, as irmãs também se dedicam ao ensino. Nessa vibração, planejam para 2019 um segundo ponto, que será mais que uma cafeteria; está em construção uma verdadeira escola de cafés e chás especiais, com direito a sala de chá em estilo oriental. Vi o projeto e posso afirmar que é das coisas mais lindas que já vi na vida!

E para vocês entenderem o quanto essas meninas são especiais, elas ainda resolveram presentear o Gastronomix com três receitas de sucesso servidas na casa. Para hoje, porque estamos falando de mulheres incríveis, separei a receita batizada por Sarah de “Drink de Betthynha”. Para a sommelier, “se a Rainha Elizabeth viesse ao Nordeste, com certeza pediria esse drink tinindo de gelado” (e aqui eu consigo até ouvir o sotaque dessa menina. Ai, essa Sarinha!). ?

Drink de Betthynha

Ingredientes
– 120 ml de chá Earl Grey gelado
– 50ml de cajuína
– 5ml de xarope de capim santo
– 4 cubos de gelos
– Caju ou laranja desidratados para decorar
– 1 folha de capim santo fresco
Modo de fazer
– Colocar o Earl Grey, a cajuína, o xarope e o gelo na coqueteleira. Bater até formar uma espuminha. Colocar em um copo alongado estilo iced tea.

* como fazer o xarope: coloque na panela uma xícara de água, uma xícara de açúcar cristal e 3 folhas cortadas de capim santo fresco. Deixe ferver até soltar uma leve coloração e o líquido se tornar mais viscoso.

Screenshot_20190320-223815_Gmail.jpg

E não para por aí! Para as próximas semanas, teremos receita de Cookie de Matchá e Brigadeiro Vegano de Matchá, todas by Amika. É que, além de ser Sommelier, Sarah também morou um tempo na Itália, onde aprimorou seus dotes culinários. Chique, bein! Para agradar a gregos e troianos! ?

Me conte o resultado do drink? Pode usar a #chazeira também, que lhe encontro nas redes sociais. Ah, se quiser me acompanhar pelo Instagram ou Facebook, costumo postar umas imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face). Te espero lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo? ?

Beijos de #chazeira chique, com direito a drink da realeza! ?

Especialista em chás

Se tiver chá, lá ela estará! Apaixonada pelo mundo dos chás e tudo o que com ele se relaciona, de porcelana a livros, de lugares a receitas, de comidinhas a experiências. Acredita que a xícara perfeita é capaz de criar momentos mágicos; a eles se entrega com toda a sua verdade... E eterna curiosidade! Especialista em chás e tea blender por paixão, servidora pública por profissão. Em Brasília/DF.

Um Comentário

  1. […] e agora super na moda da culinária em geral, também conquistou o coração da Sarinha, lá do Amika Coffee House. E desde que ela postou fotos de um brigadeiro vegano, feito com ele para um dos seus workshops de […]

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.