Mai Tai, um ícone do Movimento Tiki

tiki-cocktail

Os coloridos coquetéis Tiki são conhecidos mundialmente pela sua mistura de rum com outros ingredientes tropicais, servidos em copos de madeiras com adorno de deuses filipinos. Existem desde 1920. Don, the Beachcomber foi o mestre da coquetelaria que trouxe o drink para cena, em 1933, no seu bar em Hollywood. Desde então, os Tikis são um sucesso para aqueles que admiram a arte da mixologia.

Se há um cocktail que representa o movimento Tiki, é o Mai Tai. O clássico coquetel de rum leva o nome da palavra taitiana “maita’i”, que se traduz em “bom” ou “excelente”. Ele resume muito bem essa irresistível combinação de rum, ochata (água, açúcar e os tubérculos da junça), suco de limão e licor de laranja.

Separei  uma receita publicada no site www.liquor.com para vocês se deliciarem com este drink refrescante.

NU MAI TAI 

Do bar Esotico, no coração de Miami

Uma mistura de rum da Martinica e Jamaica, juntamente com um rum da casa temperado.

Vamos a receita:

60ml de um Blended Rum – 1/3 de Martinique Rum Agricole 1/3 de Jamaican Rum e 1/3 de Spiced Rum)

30ml de suco de limão tahiti

15ml de licor curaçau (laranja)

30ml de passion fruit purê

30ml de Dan’s Mix #9 (ver receita)

Decor – folhas de hortelã

Adicione todos os ingredientes a um shaker com gelo e agite até gelar bem. Despeje sem restrições em um copo ou caneca Tiki sobre o gelo picado. Decore com um raminho de hortelã.

* Dan’s Mix # 9: Misture 380ml xarope de gengibre, 450g de marzipã, 1/2 xic. de xarope simple syrop(áçúcar diluído em água) e 90ml de licor Alamea Pimento. Adicione tudo no liquidificador. Pode ser armazenado na geladeira por algumas semanas.

Um dos bares que investe neste tipo de coquetel é o Guilhotina bar de Marcio Silva , no burburinho de Pinheiros em  São Paulo

Passe por lá para uma degustação :

Guilhotina Bar 

R. Costa Carvalho, 84 – Pinheiros, São Paulo / 3031-0955

www.guilhotinabar.com.br

 

arquiteta, cenógrafa e blogueira de coquetelaria

Juliana Raimo presta consultoria em coquetelaria para veículos de comunicação, desenvolve cardápios de drinks conceituais junto a bartenders convidados para eventos e presta consultoria para restaurantes na conceituação e realização de cartas de drinks. Realiza também festas temáticas que unem a coquetelaria, gastronomia, arte e música. Já escreveu para mídias como Revista da Gol, Prazeres da Mesa, site Dedo de Moça, site B-Coolt entre outros. Desde 2009, assina a coluna drinkme no blog Gastronomix. Com mais de 300 artigos publicados, fala do universo dos coquetéis e convida o leigo a aprender a arte de preparar e apreciar um bom drink. Atualmente, realiza degustações de drinks por toda a cidade e leva ao leitor dicas de onde ir, quais bartenders procurar e o que beber em São Paulo e pelas cidades que passa.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.