Milho a moda mexicana com coalhada seca

milho-sapecado-com-coalhada-seca-limao-e-pimenta-a-moda-mexicana-leticia-massula-para-cozinha-da-matilde-700x459

Fui dar uma ajudinha pra fofa da Catarina Albuquerque que adora receber os amigos para tardes jogando video-game! Fizemos uma mesa linda com muita comidinha gostosa e saudável para petiscar como o milho chamuscado.

Um dos diferenciais da receita é,  além da dica de fazer milho chamuscado na boca do fogão, servi-lo com coalhada seca feita de iogurte natural de supermercado – um coringa, que pode ser usada em diversas outras receitas – como usar de dip pras hot wings e também servir pura ou temperada na mesa de pastinha – versatilidade.

A receita foi tema do episódio Mesa para Receber os Amigos (sem stress) do programa Prato do Dia do Canal TLC da Discovery.

MILHO A MODA MEXICANA COM COALHADA SECA

INGREDIENTES – 6 PORÇÕES
– 5 espigas de milho não muito novos, porém macias ao toque – [em lugar do milho podemos fazer com batata doce e batata inglesa com casca, mas nesse caso, em lugar de chamuscar na boca do fogo, iria finalizar no forno]
– 4 iogurtes naturais
– 1 limão
– 1 xicara de folhas de coentro
– 2 pimentas congeladas [pode substituir por pimenta seca]
– 1 pimenta fresca
– sal e azeite a gosto

Opcional – queijo ralado

MODO DE FAZER

– Faça a coalhada seca na véspera ou no mesmo dia pela manha: Coloque os iogurtes naturais em um pano de prato limpo e pendure na torneira da pia para pingar ou coloque em uma peneira sobre uma bacia (mais lento).

– Parta cada espiga de milho em 3.

– Faça o molho de coalhada seca: coalhada + sal + pimenta ralada + raspas de ½ limão + azeite – reserve.

– Leve as espigas ao fogo para cozinhar sem sal na água fervendo para não murchar – 10 minutos são mais que suficientes pra espiga ficar ao dente. Escorra.

– Você pode grelhar as espigas de duas maneiras: chamuscando com o maçarico ou direto na boca do fogo usando uma pinça ou usando algo como um ralo de ferro como uma grelha.

– Quando as espigas estiverem chamuscadas, besunte com a pasta de coalhada seca – disponha em uma travessa e finalize com folhas de coentro e laminas de pimenta e finalize com o queijo ralado.

Cozinheira e pesquisadora da comida brasileira

Cozinheira mineira-goiana radicada no planalto central, Letícia Massula divide seu tempo entre o fogão e o Cerrado, de onde coleta ingredientes e inspiração para suas receitas. Desde a década de 70, esquenta a barriga no fogão. É especializada em estilismo culinário e carnes e tem como foco de estudo e pesquisa a comida brasileira e, em especial, os ingredientes e hábitos alimentares brasileiros. Estreou a primeira produção nacional para a BBC HD, o programa Brazil Cookbook, sobre comida brasileira, que estreou no ano da Copa do Mundo e foi transmitido para toda a América Latina, do Chile ao México. O que rendeu uma boa pesquisa sobre comida brasileira. Desde 2013, empreendeu um projeto pessoal de viagens de pesquisa pelos diversos biomas brasileiros. Dessas viagens, inúmeros caderninhos de anotação foram se juntando e acabaram dando forma a textos que publica em seu site pessoal, a Cozinha da Matilde.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.