O programa Opinião Nacional desta quarta-feira (9/10), às 22h15, na TV Cultura vai falar sobre a importância do mercado gastronômico brasileiro, em especial o de São Paulo. Para isso, terá como convidados a chef Morena Leite e o sociólogo e estudioso da culinária brasileira Carlos Alberto Dória.
Morena é proprietária de seis restaurantes, entre eles o Capim Santo e o Santinho, um bufê, uma escola de gastronomia e de um instituto de capacitação para jovens. Dória é autor de livros como A Culinária Materialista (Senac SP) e A Formação da Culinária Brasileira (PubliFolha).
Eles vão falar sobre gastronomia como propagadora de cultura e como tempero para as relações sociais e afetivas. O programa também discutirá o setor de serviços como indutor de desenvolvimento econômico de baixo impacto e grande valor agregado, criação de postos de trabalho e ainda a vantagem de não ser poluente.