Luis Henrique Zanini, o poeta dos vinhos

zanini_era-dos-ventos

Zanini é o poeta dos vinhos brasileiros. O ex-funcionário do Banco do Brasil se interessou pelos vinhedos por meio da família de sua mulher, Talise. Estudou enologia e montou, em 1999, a vinícola Vallontano, junto com a família dela.

Numa temporada pela Borgonha, trabalhou com a família Montille, referência em vinhos artesanais na região francesa. De volta, resolveu trazer esta filosofia para o Brasil. Juntamente com o produtor de vinhos Álvaro Escher (Cave Ouvidor) e o dono do restaurante Aprazível (RJ), Pedro Hermeto, ele toca o projeto chamado Era dos Ventos – com foco na produção de vinhos sem maquiagem, elaborados com mínima intervenção, sem conservantes e leveduras enológicas, e sem filtragem.

A primeira safra saiu em 2008, com apenas 300 garrafas. O resgate da uva Peverella, quase extinta na Itália e com poucos hectares no Brasil, rendeu ao trio reconhecimento internacional. Não que eles estivessem em busca disso. Mas foi preciso ultrapassar muitas barreiras e preconceitos (além dos altos impostos) para colocar o Brasil na rota dos vinhos naturais.

O vinho, de cor alaranjada, resultado da vinificação com as próprias cascas da uva, tem odor complexo, gosto mineral, oras parecido com um Xerez. Atualmente, a Era dos Ventos possui 1,2 hectare de Peverella, e conta com a parceria de outros produtores de uvas, com algumas videiras de até 70 anos. A vinícola trabalha ainda com uvas Merlot, Tempranillo, Marselan, Teroldego. 

Interessado em Literatura e Filosofia, Zanini trouxe poesia à cultura vinhateira. A cada gole em qualquer um dos Era dos Ventos, você sentirá que há sensibilidade, personalidade, ousadia e paixão naquela garrafa. O vinho é terra e gente que trabalha nele.
Luis Henrique Zanini diz: “No momento mágico da transformação das uvas, o enólogo está parindo o vinho, se auto-parindo”.  

No dia 4 de junho de 2019, Zanini apresentou o Era dos Ventos Peverella em Nova York no lançamento do guia de vinhos Descorchados nos Estados Unidos. Seu trabalho poderá ser visto com os de outros enólogos da América do Sul, focados em vinhos naturais.

Site: http://www.eradosventos.com.br/ 
instagram: @era.dos.ventos

Editor Chefe

Jornalista, biólogo, cozinheiro amador. Criador do Gastronomix em 2009. É autor do projeto kitchen11, em que – juntamente com Daniel Bitar – recebem convidados para jantares em seu apartamento.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.