Junho é mês de tannat e cordeiro no Uruguai

carnes&vinos Tannat

Produzir bons vinhos da uva tannat é uma das peculiaridades do Uruguai. Outra é o consumo de carne de cordeiro, costume disseminado a partir do meio rural do país. Pois em junho essas duas peculiaridades se encontram numa temporada de fartos banquetes.

É o que chamam por lá de “Maridaje”. A harmonização de tannat com cordeiro corre solta, diversos estabelecimentos e vinícolas organizam eventos especiais nos fins de semana em que a bebida e a carne são os principais itens à mesa.

Este ano ocorre em todo o país a 11ª edição do Festival do Tannat e Cordeiro. O movimento começou no dia 1º em vinícolas de Carmelo, Colonia, Maldonado, Rivera, Canelones e Montevidéu, mas dá tempo de aproveitar, porque a programação se estende até 23 de junho.

Nesse período, é possível experimentar um autêntico assado de campo ou participar de almoços e jantares de várias etapas, combinados com visitação às propriedades. E na noite do dia 22, tem La Noche de San Juan, em que se comemora a chegada do inverno em torno da fogueira.

Dá para conferir menus, preços, vinícolas, restaurantes participantes e, enfim, a programação completa neste link aqui.

Jornalista

Jornalista paraibano radicado em Brasília. Há 30 anos, trabalha com jornalismo cultural e, mais recentemente, com os assuntos de gastronomia. Passou pelas redações do Jornal de Brasília, Correio Braziliense, Jornal da Paraíba, Veja Brasília e site Metrópoles. É autor do livro O Fole Roncou, finalista do Prêmio Jabuti em 2013. Atualmente, também é editor do Boníssimo (link para bonissimo.blog), blog que aborda assuntos de cultura, diversão e ações positivas. Está no Gastronomix desde sua criação em 2009.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.