Itália: prosciutto, ovas e trufas

italia-petrarca

Recentemente, tive a oportunidade de voltar à Itália, país que tenho um especial carinho, pois foi lá que passei boa parte da minha jornada de aprendizado, sob o comando de uma fera da cozinha que respeito muito, o Chef Carlo Cracco. Neste retorno, vivi momentos inesquecíveis e inspiradores.

Muitos me perguntam de onde vem a inspiração para criar minhas receitas, e sempre digo que é exatamente das experiências que vivencio mundo a fora, a paixão por novas descobertas, por lugares que me tocam por suas peculiaridades gastronômicas, suas culturas distintas, a tradição da cozinha de cada lugar e seus costumes, que passam de pai para filhos, ultrapassando gerações, mantendo vivas as raízes de cada povo, enriquecendo a história.

A primeira parada foi em San Daniele del Friuli, comuna italiana da região do Friuli-Venezia Giulia, província de Udine, com cerca de oito mil habitantes, cidade especialmente conhecida como o centro de produção do “Presunto de San Daniele” – uma denominação de origem reconhecida pela União Europeia.

Tive a oportunidade de visitar os produtores “Famiglia Alberti”, uma empresa secular, que além da uma grande produção, mantem ainda um restaurante chamado La Casa del Prosciutto, onde passei momentos de puro prazer, ao experimentar um presunto que jamais esquecerei, derretendo na boca, com sabores que já sinto saudade.

A segunda experiência foi fantástica. Fui conhecer o maior produtor de ovas de esturjão da Itália. Fomos recebidos por Rodolfo Giaveri e suas filhas, na fazenda pioneira na criação desse jurássico peixe, localizada a 25 quilômetros de Veneza, onde pude conhecer toda a cadeia produtiva do Caviar Giaveri, desde a alimentação dos alevinos, até a desova mais de uma década depois, por meio de um processo meticuloso de escolha das ovas, feito à mão, com padrão impressionante, e sabor realmente inigualável.

Faço questão de convidar a quem gosta dessa iguaria, ou aos que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer, para experimentar em um dos meus restaurantes Bloco C ou Lago, onde terei o prazer de servir essa verdadeira joia da gastronomia mundial.

Seguindo viagem, sempre em companhia do meu amigo e Diretor Comercial do Grupo Petrarca, Flavio Vieira, fomos para a bela cidade de Turim, onde pude cozinhar a quatro mãos e rever um grande amigo, Remo Girardi, chef do restaurante Luogo Divino, um lugar aconchegante no centro de Turim, onde juntos lotamos a casa de italianos e brazucas, ávidos por uma comida que os remetessem um pouco ao Brasil. Aproveitei para brindá-los com um cardápio bem típico: moqueca de peixe com banana caramelada e um filet com rapadura…

Finalizando com chave de ouro, ou melhor, com trufas brancas, fizemos aquele que foi o mais emblemático dos compromissos, a colheita de Tartuffo. Logo na chegada, fomos recebidos por um cicerone sem igual, o Sr. Ruggero Diamanti (cujo sobrenome está muito bem posto), que nos levou até o Chef Tony, dono da Trattoria Tartufunghi da Tony & Robby.

O restaurante tem comida espetacular e ambiente acolhedor, encrustado no meio dos bosques onde se colhem as mais raras trufas brancas e negras de Bolonha, onde comer é mais do que se alimentar. Uma ocasião para agradecer ao céu, o que a terra nos dá. Mama mia!!

Dali em diante, tudo foi uma sucessão de momentos únicos e maravilhosos. Fomos apresentados e ficamos sob a companhia do grande Bettocchi Luigi, ou somente Luigi, como gosta de ser chamado, uma figura ímpar, dono da propriedade onde se caça as trufas. Ao lado de quatro cachorros, vivemos em duas horas, uma verdadeira aventura que somente quem tem sorte ou bons amigos pode vivenciar. Colhemos dois quilos de ouro branco, as trufas de Bologna, cujos clientes do Restaurante Bloco C e Restaurante Lago, tiveram a rara sensação de degustar em alto estilo.

Toda essa maratona, só foi possível, e isso temos que registrar, por desfrutarmos da amizade de grandes parceiros, como Enrico Sofi e Giordano Diamanti, a quem, agradecemos de público.

E assim, findamos mais uma aventura, que já se torna tradição, já que essa foi a terceira vez que brindamos nossos clientes com essa iguaria, pois a trufa branca só se colhe nos meses de outubro/novembro… Ano que vem tem mais, aguardem!!!

LA CASA DEL PROSCIUTTO
Via Teobaldo Ciconi, 24
San Daniele del Friuli – Itália
Telefone: +39 0432 957422

LUOGO DIVINO
Via S. Massimo, 13
Turim – Itália
Telefone: +39 011 1932 3530

CAVIAR GIAVERI
Site: www.caviargiaveri.com.br
E-mail: [email protected]

TRATTORIA TARTUFUNGHI DA TONY & ROBBY
Localita’ Oreglia di Sotto, 29
Bolonha – Itália
Telefone: +39 051 918790

MARCELO PETRARCA é chef e um dos sócios do Bloco C e Lago Restaurante.

Editores, colaboradores e convidados do portal Gastronomix.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.