Festival Fartura faz primeira edição em Brasília

Foto Pixabay

Festival Fartura — Comidas do Brasil terá a primeira edição em Brasília nos próximos dias 23 e 24 de março, no Pontão do Lago Sul. Ano passado, o evento chegou a ser anunciado na cidade, mas acabou sendo cancelado por causa da greve dos caminhoneiros. Agora, tudo indica, é pra valer. A promessa é de mais de 60 convidados, entre chefs, estudiosos da gastronomia e produtores de todo o Brasil.

O festival, realizado em várias capitais do país, é uma mistura de feira gastronômica e simpósio, onde as pessoas vão comer, mas também aumentar seus conhecimentos teóricos e técnicos sobre comida e cozinha. A programação inclui exposição e venda de produtos, aulas-show, palestras, oficinas, apresentações musicais, teatrais…

Aqui vai a lista dos espaços do Festival Fartura e quem são os nomes anunciados para esta edição brasiliense. A programação com horários e mais detalhes pode ser acompanhada pelo site do festival e pela página do evento no Facebook.

Chefs e Restaurantes
(onde chefs convidados preparam pratos diante da plateia)
Diego Badra, do Oliver (DF); Thiago Paraíso, do Ouriço (DF); Paulo Anijar e Ilca Castro, do Santa Chicória (PA); Alysson Muller, do Rosso (SC); Gil Guimarães, do Parrilla Burger (DF); Saulo Fernandes, do A Favorita (MG); Jonatas Moreira, do Akuaba (AL); Agenor Maia, do Olivae (DF); e Rita Medeiros, da Sorbê Sorvetes Artesanais (DF).

Cozinha ao Vivo
(quase a mesma coisa, só que os chefs explicam à plateia o que estão fazendo)
Francisco Ansiliero, do Dom Francisco (DF); Luiz Trigo, do Le Birosque (DF); Megume Suda, da Confraria Chico Mineiro (DF); Ivan Prado, do Senac (CE); Pablo Oazen, do Garagem Gastrobar (MG) e Renata La Porta (DF).

Espaço Interativo
(onde as pessoas aprendem receitas pondo a mão na massa)
André Castro, do Cozinha Authoral (DF); Simon Lau, do Aquavit (DF); Ana Clóris, da Anita Pâtisserie (PB); e Liliana Andriola, do Mandarinier Gastronomia (RS).

Espaço Conhecimento
(bate-papo com chefs e estudiosos da gastronomia)
Gisele Ribeiro e Andréa Munhos, do Lake’s (DF); Tiago Santos, do Le Jardin Bistrot (DF); Marco Espinoza, do Taypá (DF); Breno Lerner, editor de livros da Melhoramentos e autor do livro O Ganso Marisco e Outros Papos de Cozinha; Silvia Gonzaga, do espumante Cave 18 (Vale dos Vinhedos, RS); Gilmar Borges, de Pirenópolis (GO); a chef indígena Kalymaracaya, de Campo Grande (MS) e Marcelo Petrarca, do Lago Restaurante (DF).

Quem organiza o Festival Fartura é a equipe da Plataforma Fartura – Comidas do Brasil, de Belo Horizonte, também responsável pelas Expedições Fartura, nas quais grupos de chefs são levados a alguma cidade do Brasil para pesquisar ingredientes, receitas e personagens da gastronomia — e depois compartilham por meio de vídeos, livros e plataformas digitais. As expedições já passaram por 26 estados e pelo Distrito Federal.

SERVIÇO
Festival Fartura – Comidas do Brasil Brasília
Dias 23 e 24 de março, no Pontão do Lago Sul. Sábado, das 12h às 22h; domingo, das 12h às 20h. Ingressos a R$ 20 (antecipados) e R$ 25 (na portaria do evento)

Jornalista

Jornalista paraibano radicado em Brasília. Há 30 anos, trabalha com jornalismo cultural e, mais recentemente, com os assuntos de gastronomia. Passou pelas redações do Jornal de Brasília, Correio Braziliense, Jornal da Paraíba, Veja Brasília e site Metrópoles. É autor do livro O Fole Roncou, finalista do Prêmio Jabuti em 2013. Atualmente, também é editor do Boníssimo (link para bonissimo.blog), blog que aborda assuntos de cultura, diversão e ações positivas. Está no Gastronomix desde sua criação em 2009.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.