Festival de Lagosta: mais uma razão pra ir à Bahia

Festival da Lagosta

Se a costa baiana já é um paraíso, imagine-se nesse paraíso degustando uma variedade de pratos à base de lagosta. Pois, entre os dias 11 e 20 deste mês de outubro, acontece o Festival de Lagosta da Costa do Descobrimento, em 21 restaurantes e barracas de praia de Santa Cruz Cabrália, Santo André, Coroa Vermelha e Praia do Mutá.

Vai ter disputa para escolher a melhor receita. Páreo duro, considerando que por lá se encontra lagosta fresquinha, pescada na região, e muitos cozinheiros talentosos. Sim, o litoral sul baiano, além dos profissionais locais, está cheio de europeus e argentinos que escolheram a região para se instalar e abriram restaurantes.

É o caso de Federico Idi, um velejador italiano que se instalou há 30 anos na praia de Santo André, onde mantém a pousada e restaurante Fazenda Amendoeira. Este ano, ele participa do 4º Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento com uma paella valenciana. E para saber mais dos menus (e ficar de água na boca), é só dar uma olhada no Instagram do evento.

 

Tem cauda da lagosta na manteiga aromatizada; lagosta assada no óleo de coco; lagosta flambada na cachaça com risoto de alho-poró; mil folhas de lagosta, pizza com lagosta, tapioca recheada de moqueca de lagosta… O preço dos pratos varia de R$ 20 a R$ 80 por pessoa.

“A proposta é mostrar o potencial gastronômico da região, além de valorizar a identidade cultural e regional da Bahia, e gerar negócios para diversos setores, como restaurantes, hotéis, pousadas, comércio local, artesanatos e grupos folclóricos”, diz Léa Penteado, idealizadora do festival, que está na quarta edição.

Jornalista

Jornalista paraibano radicado em Brasília. Há 30 anos, trabalha com jornalismo cultural e, mais recentemente, com os assuntos de gastronomia. Passou pelas redações do Jornal de Brasília, Correio Braziliense, Jornal da Paraíba, Veja Brasília e site Metrópoles. É autor do livro O Fole Roncou, finalista do Prêmio Jabuti em 2013. Atualmente, também é editor do Boníssimo (link para bonissimo.blog), blog que aborda assuntos de cultura, diversão e ações positivas. Está no Gastronomix desde sua criação em 2009.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.