Espaguete alho e óleo com nozes e pimenta

espaguete-alho-e-oleo-com-nozes-2-leticia-massula-para-cozinha-da-matilde--700x435

Resolvi atacar com uma receita simples, das que brilham muito no curso Comida sem Stress: Espaguete alho e óleo com nozes e pimenta.

Volta de viagem é sempre igual, a gente demora uns dias para colocar a casa em ordem.  Abastecer a despensa sempre fica entre as pendências, mas em geral entra na pauta depois de desfazer as malas, lavar as roupas sujas… ou seja, até conseguir dar um pulo no mercado ou no sacolão, a gente se vira com o que tem na despensa ou apela pro delivery.

Aí que entra a massa ao alho e óleo: um clássico da comida rápida, mais simples impossível,basta suar o alho no azeite e misturar com a massa! E mesmo quando a despensa está vazia, a gente sempre encontra um dente de alho marcando, um pacote de massa e ao menos meia lata de azeite… ou seja, tudo que é necessário para uma generosa porção de espaguete alho e óleo.

A brincadeira aqui é dar uma incrementadinha nesse clássico, acrescentando nozes, pimenta e salsinha. O que já era muito bom vai ficar melhor ainda!

Aliás, fica a dica: sempre tenha alguns frutos secos em casa (nozes, amêndoas, castanha do pará, passas, etc…), eles sempre ajudam a turbinar preparos simples como massas e saladas e têm duração longa na despensa. São uma mão na roda para o dia a dia!

INGREDIENTES – 1 PORÇÃO
-¼ de pacote de espaguete
– 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
– 1 colher (sopa) de alho brunoise (cubos mínimos)
– 3 colheres (sopa) de nozes laminadas
– 1 colher (sopa) de pimenta dedo-de-moça fatiada (com semente se vc gosta ardido!).
– 2 colheres (sopa) de salsinha picada
– Sal e pimenta do reino à gosto

MODO DE FAZER

Preliminar – cozinhar massa
Para cozinhar uma massa ao dente observe as seguintes dicas:

1- Não é necessário colocar óleo na água do cozimento, coloque apenas sal. O óleo vai impregnar a massa e deixar, em muitos casos, um gosto residual, além de dificultar a absorção do molho.

2- Para que a massa não grude a dica é esperar que água esteja fervendo e utilizar de um garfão para soltar os fios, impedindo que grudem.

3- Cozinhe apenas pelo tempo que está determinado na embalagem da massa, utilize um timer para marcar o tempo.

Passo a passo

– Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente com sal. Em uma frigideira antiaderente sue o alho no azeite com uma pitada de sal

– Acrescente as nozes e salteie para que liberem sabor. Incorpore a massa delicadamente e uma concha da água do cozimento.

– Dica importante (vale para qualquer massa que for fazer): Quando misturar a massa ao molho, sempre acrescente uma concha do líquido do cozimento, que vai fazer com que ela não fique ressecada e ainda ajudar a incorporar o molho.

– Ajuste o sal e a pimenta do reino. Finalize com a salsinha e a pimenta.

Bom apetite!

Gostou? Então fique de olho que logo vou publicar outra variação bacanuda do alho e óleo!

Cozinheira e pesquisadora da comida brasileira

Cozinheira mineira-goiana radicada no planalto central, Letícia Massula divide seu tempo entre o fogão e o Cerrado, de onde coleta ingredientes e inspiração para suas receitas. Desde a década de 70, esquenta a barriga no fogão. É especializada em estilismo culinário e carnes e tem como foco de estudo e pesquisa a comida brasileira e, em especial, os ingredientes e hábitos alimentares brasileiros. Estreou a primeira produção nacional para a BBC HD, o programa Brazil Cookbook, sobre comida brasileira, que estreou no ano da Copa do Mundo e foi transmitido para toda a América Latina, do Chile ao México. O que rendeu uma boa pesquisa sobre comida brasileira. Desde 2013, empreendeu um projeto pessoal de viagens de pesquisa pelos diversos biomas brasileiros. Dessas viagens, inúmeros caderninhos de anotação foram se juntando e acabaram dando forma a textos que publica em seu site pessoal, a Cozinha da Matilde.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.