Não tem época boa para ir a Bahia. A Bahia em qualquer época do ano faz todo sentido. Cada estação tem seus encantos e suas particularidades. Estive por lá com minha família por sete dias no verão e escolhi Trancoso como destino, um lugar paradisíaco. Chegando no aeroporto de Porto Seguro/ Bahia já tínhamos o motorista de taxi* nos aguardando no desembarque. Isso é bom agendar com antecedência e custa em média R$200 para chegar em Trancoso e a viagem dura mais ou menos 1h. Chegamos à Pousada Jardim das Margaridas* e fomos recebidos por Rafaela, uma paulista que mora lá ha um ano. A pousada é de um casal francês muito simpático, Pierre e Sophie. Nos dirigimos ao “Quadrado”, o point mais famoso de Trancoso repleto de restaurantes, bares e lojinhas. Comemos um ótimo almoço por kilo no restô Rabanete sentados debaixo de uma árvore gigante já com pé na areia. O primeiro drink da viagem foi no Restaurante/Pousada El Gordo* (foto abaixo), o mesmo que havíamos reservado para a ceia de natal. O lugar é lindo com uma vista incrível. Pedimos caipirinhas de sabores diversos e Gabi minha irmã um Gin&Tonic delicioso e refrescante!
Voltando ao Quadrado entramos na linda Igrejinha de São João Batista, do século XVII. Toda branca, pequenina mas uma graça, entramos para conhecer e fazer os famosos três pedidos. De manhã ao acordar fomos para praia dos Nativos e passamos o dia na Vilas de Trancoso* uma pousada linda com um jardim simplesmente deslumbrante com bangalôs de frente para mar.
A maioria das Pousadas por lá tem uma estrutura de praia maravilhosa. Chamam de “day use”, em que você paga consumação e desfruta das comodidades: sofás, espreguiçadeiras, sombra, ducha, drinks e comidinhas. Dependendo da época do ano, os preços podem variar de 100 a 1.000 reais! No fim do ano, a dica é ficar lá na época do natal. Após dia 26 de dezembro, os preços sobem absurdamente. No segundo, dia fomos para praia do Rio Verde, com day use na Pousada Bahia Bonita*. Como sempre, serviço ótimo regado a caipirinhas e dadinhos de tapioca.
À noite, jantamos no Restaurante Uxuá, pousada linda no Quadrado. Comida simplesmente fantástica! Eles possuem também uma Canoa/Bar na praia, com bangalôs ao redor e serviço de drinks com petiscos. Esta foi a nossa escolha para passar a manhã do dia seguinte. Antes de dormir, passamos no Jacaré Brasil para um drinks saideira. Coincidência maior foi que encontrei minha querida amiga Bartender Talita Simões, que passava uma temporada lá prestando consultoria de bar para eles. Claro que fomos recebidos com uma degustação de drinks incríveis da nova carta de coquetéis.
O Uxuá Praia Clube* foi um dos lugares que mais gostei. Sofás com almofadões, espreguiçadeiras, um visual lindo e serviço nota 10. Victor e Sheila, nossos atendentes, simpáticos e prestativos. Um bartender Italiano comandava o bar de drinks que se instalou de forma super criativa em uma canoa gigante.
A playlist musical era ótima. Pedimos caipirinhas diversas, carne seca desfiada com queijo de coalho, tacos recheados de ceviche, salada de grãos, tudo uma delícia. E cervejinhas geladas ao final. Vida dura, rssss. Eu havia tomado um Bloody Mary na noite anterior no restaurante deles então resolvi repetir a dose pois estava delicioso. Foi a minha pedida. Na noite de Natal voltamos ao El Gordo onde havíamos feito uma reserva. Passamos uma noite super agradável, junto a Vanessa, uma nova amiga de Goiânia, bebemos drinks e nos esbaldamos na gastronomia do lugar. Regados a Dry Martinis e Negronis de entrada e um ótimo vinho branco português com os pratos principais. No dia seguinte, escolhemos passar o dia na praia Brava Villa Hotel*. Local famoso pelas falésias e um mar mais agitado.Como sempre serviço ótimo, caipirinha, bolinho de bacalhau, aipim frito, ceviche e cervejas.
À noite, para variar do peixe, fomos jantar no Chimichurri, carne uruguaia e cortes argentinos. Comida ótima e ambiente agradável com serviço atencioso (a maioria dos garçons são argentinos). Os dias ensolarados com céu azul ótima comida e bons drinks, renovaram nossas energias. E em companhia de pessoas que amamos voltamos a São Paulo revigorados. – Jardim das Margaridas – http://www.jardimdasmargaridas.com/ – Taxista Flordoaldo (trecho Porto Seguro Trancoso) cel + 55 73 99159-8924 – Restaurante e pousada El Gordo – http://elgordotrancoso.com.br/pt-br – Vilas de Trancoso – http://www.villasdetrancoso.com/en-gb – Bahia Bonita – http://www.bahiabonita.com.br/
- Agradecimentos: Marilene Raimo, minha mãe antenada que ajudou a relembrar os detalhes da viagem. Talita Simões, pela incrível degustação de drinks no Jacaré Brasil