Cru Natural Wine Bar: ótima novidade no RJ

cru_natural

O cenário de vinhos no Rio mudou radicalmente nas últimas décadas. No passado, vivíamos aqui na base de produtos portugueses medíocres, como vinhos ruins do Dão e o onipresente Mateus Rosé, ou enganações alemãs de garrafa azul. Até hoje o estômago dói quando me lembro dos Liebfraulmich e Katz Wein da vida que tomávamos nos anos 80.

Mesmo não sendo propriamente um especialista, consigo identificar que a mudança começou a se fortalecer no final dos anos 90. Naquela época, eu morava em Buenos Aires e fazia sucesso nas rodas de bar daqui quando mencionava a história de uma uva francesa que havia se adaptado maravilhosamente bem ao terroir argentino. Sim, leitor, eu me referia aos vinhos feitos à base de Malbec, ainda desconhecidos no Brasil.
De lá para cá, a coisa mudou da água para o vinho, com perdão pelo trocadilho infame. A oferta aumentou muito, criando uma demanda bem mais sofisticada e educada por parte dos consumidores locais. O efeito foi o surgimento de excelentes lojas por toda a cidade e a consistente melhoria das cartas de vinho de um bom número de restaurantes.

Nesse cenário, surge o Cru Natural Wine Bar, segundo empreendimento dos donos do já tradicional Winehouse, ambos em Botafogo. A casa se especializa em vinhos de fermentação natural e biodinâmicos, uma novidade ainda pouco explorada no mercado do Rio e, atrevo-me a dizer, do Brasil.

O Cru Natural Wine Bar é de um frescor excitante para os apreciadores de vinho. Isso porque sua carta, de mais de 100 rótulos, é composta na sua grande maioria por produtos desconhecidos mesmo para quem é do métier. Não espere encontrar lá vinhos que você compra em supermercados e lojas tradicionais.

Na nossa visita, tomamos um Château Barouillet cuvée Bergecrac 2016, feito em Bergerac, na região de Dordogne, sudoeste da França. Um assemblage de Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, o vinho é leve e frutado, com uma leve sensação de frisante. Mesmo não sendo excepcional, o Château Barouillet acompanhou muito bem os pratos pedidos: um scotch egg, uma espécie de bolovo empanado em carne de porco, e um delicioso sanduíche de barriga de porco desfiada com coleslaw.

Com atendimento de alto nível e proposta diferenciada, o Cru Natural Wine Bar já se tornou um dos destaques de Botafogo, celeiro das melhores novidades da noite carioca nos últimos tempos. Vale muito a visita.

AVALIAÇÃO
Comida: 7/10
Ambiente: 8/10
Serviço: 9/10
Carta de vinhos: Excelente, especializada em vinhos biodinâmicos e de fermentação natural.
Preços: Médios.

Dica extra: Para quem ficou curioso sobre o scotch egg, segue aqui um vídeo (em inglês) no qual o chef Gordon Ramsay prepara sua versão da receita. Veja aqui.

CRU NATURAL WINE BAR
Rua Arnaldo Quintela 94
Telefone: (21) 3496-9656

Jornalista, carioca e tricolor

Jornalista, carioca e tricolor. Gasta certamente mais do que deveria em restaurantes e vinhos e hoje em dia só viaja para conhecer novos pratos e sabores. Considera-se um gourmet "clínica-geral": frequenta botecos de má fama do Centro do Rio com a mesma paixão que sente ao entrar num três estrelas Michelin. Apesar disso, não consegue esconder uma mal disfarçada predileção por lugares clássicos, com história, pátina e estrada. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalhou em algumas das principais redações do País, como Gazeta Mercantil, O Estado de S.Paulo e O Globo. Além do Rio, já morou em São Paulo, Buenos Aires (onde foi correspondente do Globo) e Brasília. Hoje é sócio-diretor da FSB Comunicação, a maior empresa de Comunicação Corporativa do Brasil.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.