Criação da ABS-DF favorece mercado de vinhos na capital

Red wine in wineglass on  black background

A Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) passa a ter nova seção regional no Distrito Federal. Como a ABS Brasília foi descredenciada pela ABS nacional em 2017, foi fundada oficialmente na semana passada a ABS-DF, sob presidência de Sérgio Pires, figura atuante no mercado de vinhos de Brasília, como distribuidor, palestrante, colunista e jurado em competições.

A notícia é boa para profissionais do mercado e público. A existência da ABS-DF abre mais possibilidades para capacitação de mão de obra, com cursos de formação em diferentes níveis, e para a realização de eventos na área de vinhos e destilados.

“Além dos cursos de vinhos, inclusive o de formação de sommeliers profissionais, vamos oferecer capacitação focada em outras bebidas e serviços, visando atender a mão de obra local, ou seja, garçons, bartenders etc”, anuncia Sérgio Pires.

Ele também planeja realizar, por meio da ABS-DF, projetos de inclusão para portadores de deficiências em cursos e mídias da entidade, além de apoio ao desenvolvimento do setor vitivinícola do terroir do cerrado.

Sérgio Pires tem como vice a advogada, administradora de empresas e especialista em vinhos Cláudia Oliveira, que foi a primeira sommelier do Distrito Federal a cursar o Wset 4-Diploma – programa de qualificação de nível especializado e o mais alto nível de certificação oferecido pela Wine & Spirits Education Trust.

Cláudia considera que “Brasilia é um mercado importante para o comércio de vinhos e há grande demanda de profissionais buscando maior profissionalização, além de apaixonados por vinhos querendo conhecer mais sobre a cultura enogastronômica e vitivinícola”.

Editores, colaboradores e convidados do portal Gastronomix.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.