Creme de milho à mexicana, passo a passo

cremedemilho

O milho é um produto símbolo do México. Eles conseguem fazer muitos pratos e até bebidas bem saborosas usando milho.  Preparamos aqui uma sopa ou creme de milho com um pouco de picância.

Segue o passo a passo, bem simples. É uma receita boa de fazer a apreciar com um vinho bem geladinho.

CREME DE MILHO À MEXICANA
INGREDIENTES
– 5 espigas de milho verde
– 400 ml de leite
– 1 xícara de água – 1/2 cebola roxa média
– ½ cenoura pequena
– 1 dente de alho
– talos de salsa e/ou coentro
– 1 pimenta dedo de moça ou de Cheiro grande (sem sementes) – azeite
– sal e pimenta a gosta

MODO DE PREPARO
– Debulhe 3 espigas de milho e reserve. Depois, mais 2 espigas e reserve.
– Corte a cenoura e cebola em cubos pequenos. Corte o alho e os talos em pedaços pequenos também.
– Em uma panela aquecida, coloque duas colheres de sopa de azeite. Na sequência, coloque a cebola e um pouco de sal para ela suar. Mexa e quando estiver mais transparente, misture a cenoura, os talos, a pimenta dedo de moça ou de cheiro e o alho, já picados. Moa um pouco de pimenta do reino na hora e refogue bem os ingredientes.
– Adicione os grãos das 3 espigas de milho, mexa e deixe cozinhar por 2 a 3 minutos para que ele amoleça um pouco. Depois, acrescente o leite e a água e deixe cozinhar mais um pouco. Quando o milho estiver amolecido, desligue o fogo.
– Coloque tudo no liquidificador e bata até virar uma sopa ou creme. Volte para a panela e acerte o sal e a pimenta. – Em outra panela aquecida, coloque duas colheres de azeite e acrescente os grãos de 2 espigas de milho, cebola roxa picada, pimenta. Misture tudo e acrescente sal e pimenta.
– Deixe o milho ficar tostadinho para que o refogado fique com bastante sabor. Depois, basta servir a sopa/creme e colocar esse refogadinho por cima. Se gostar, acrescente umas folhas frescas de coentro.

Editor Chefe

Jornalista, biólogo, cozinheiro amador. Criador do Gastronomix em 2009. É autor do projeto kitchen11, em que – juntamente com Daniel Bitar – recebem convidados para jantares em seu apartamento.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.