Couve-flor gratinada, uma receita bem caseira

couve-flor1

Couve-flor gratinada é uma receita bem caseirinha. Gratinar é um coringa pra não perder vegetais. Fiz com couve-flor, mas podia ser chuchu, batata, abóbora, brócolis, mostarda (refoga antes), cenoura, vagem… tudo fica uma delicinha assim gratinado.

Faz assim ó: Como a couve flor (e a vagem também) fica ruim se cozinha demais, eu só passei por uma água fervendo e escorri.

Faz um molhinho branco simplificado: Sue cebola picadinha em 3 colheres de manteiga e uma pitada generosa de sal, aí junte 3 colheres de farinha de trigo e misture bem. Deixe a farinha dar uma tostada na manteiga mexendo sempre, mais ou menos por um minuto.

Aí junta 2 xícaras de leite e mistura bem até dissolver bem a farinha no leite, se tiver um fouet ajuda muito. Mexa até ferver e engrossar, abaixe o fogo e deixe cozinhar mais 5/10 minutos. Ajuste o sal. Finalize com pimenta do reino e noz moscada.

Aqueça o forno. Coloque a couve-flor em um refratário, cubra com o molho branco, polvilha de queijo e leve ao forno até dourar.

Se fizer com batata, abóbora, inhame, chuchu ou cenoura: cozinhe até ficarem macios. Se forem ainda crus pro forno demoram muito a chegar no ponto e pode carbonizar a crosta.

Se for brócolis ou mostarda: refogue rapidinho em manteiga e alho (só um susto como dizia minha avó!)

Para veganos: sue cebola, alho e gengibre em azeite, junte amendoim triturado com água (1 xícara de amendoim para 2 de água – bater bem até ficar fino), deixe ferver e engrossar. Tempere com sal e pimenta do reino. Gratine com amendoim triturado grosseiro em cima! 

Cozinheira e pesquisadora da comida brasileira

Cozinheira mineira-goiana radicada no planalto central, Letícia Massula divide seu tempo entre o fogão e o Cerrado, de onde coleta ingredientes e inspiração para suas receitas. Desde a década de 70, esquenta a barriga no fogão. É especializada em estilismo culinário e carnes e tem como foco de estudo e pesquisa a comida brasileira e, em especial, os ingredientes e hábitos alimentares brasileiros. Estreou a primeira produção nacional para a BBC HD, o programa Brazil Cookbook, sobre comida brasileira, que estreou no ano da Copa do Mundo e foi transmitido para toda a América Latina, do Chile ao México. O que rendeu uma boa pesquisa sobre comida brasileira. Desde 2013, empreendeu um projeto pessoal de viagens de pesquisa pelos diversos biomas brasileiros. Dessas viagens, inúmeros caderninhos de anotação foram se juntando e acabaram dando forma a textos que publica em seu site pessoal, a Cozinha da Matilde.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.