Cosí abre em Brasília no próximo dia 22

Cosi _ Polpo Grigliato con Risoto Nero - crédito DUO Fotografia

O Cosí, restaurante italiano em operação em São Paulo desde 2009, ganha versão brasiliense a partir de quarta-feira (22/7). Vai funcionar no Brasília Shopping, no lugar onde antes ficava o Burger King. O espaço ocupado pela loja de fast food foi completamente transformado pelo arquiteto George Zardo.

Totalmente isolado do burburinho da Praça de Alimentação, o ambiente faz um estilo chique clássico, o que também serve para descrever o menu, em que figuram receitas tradicionais da cozinha italiana com toque pessoal do chef Renato Carioni.

Marco Espinoza, Leonardo Recalde e o chef Renato Carioni

O polvo grelhado com risotto al nero di seppia, por exemplo, ganha como adicional uma emulsão de alcaparras (foto no alto). O tiramisú também está no menu à la carte, mas é “desconstruído” na versão do chef, que acumula experiências em cozinhas como as do Ritz (Londres), Enoteca Pinchiorri (Florença) e Cantaloup (São Paulo).

Carioni abre a casa em sociedade com o empresário paulista Leonardo Recalde e o chef peruano Marco Espinoza, mas, tudo indica, é quem vai mandar na cozinha. Além do à la carte e do executivo de almoço que mudará diariamente, ele planeja servir um menu degustação de seis etapas. “Aí não tem só culinária italiana, vou dar asas à imaginação”, promete.

O clássico tiramisú na versão pessoal do chef Carioni

O Cosí brasiliense, também informa Renato Carioni, é um restaurante totalmente independente do seu par paulista. Não se trata apenas de uma filial. No entanto, manterá a essência da marca: “Pratos autorais, ingredientes frescos e massas artesanais produzidas pela casa”.

Com 100 lugares, o Cosí conta ainda com cozinha-show, que permite aos clientes verem os pratos sendo finalizados, adega com 150 rótulos e carta de drinques. A abertura da casa é um passo no projeto do Brasília Shopping de redefinir o conceito de sua praça de alimentação, com opções, digamos, mais “gourmetizadas”.

Jornalista

Jornalista paraibano radicado em Brasília. Há 30 anos, trabalha com jornalismo cultural e, mais recentemente, com os assuntos de gastronomia. Passou pelas redações do Jornal de Brasília, Correio Braziliense, Jornal da Paraíba, Veja Brasília e site Metrópoles. É autor do livro O Fole Roncou, finalista do Prêmio Jabuti em 2013. Atualmente, também é editor do Boníssimo (link para bonissimo.blog), blog que aborda assuntos de cultura, diversão e ações positivas. Está no Gastronomix desde sua criação em 2009.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.