Como preparar um café turco

cafe_turco2

Quem não AMA um café turco?! O famoso Turkish Coffee, ou café oriental, é aquele café fininho passado dentro de um recipiente típico feito de cobre e bronze, e sem que seja filtrado o pó de café, ou seja, a borra sobra concentrada no fundo da xícara.

Consumido em boa parte do Oriente Médio, o café turco é uma das bebidas mais tradicionais da Turquia. Encorpado e de sabor forte, ele ficou conhecido mundialmente devido à borra que deixa no fundo da xícara que é usada para prever o futuro (cafeomancia).

Para preparar um café turco você irá precisar de um cezve (ou ibrik), um recipiente de cobre com um longo cabo, dentro do qual é fervido o café. Quer saber como preparar o seu? Explicaremos os passos aqui em nossa matéria, continue lendo! =)

COMO PREPARAR SEU CAFÉ TURCO

Ingredientes
Café moído (nível: extrafino)
– Água (e Açúcar a gosto)
+ Cezve (recipiente de cobre que citamos antes)

Modo de preparo
– Coloque a água no cezve (cerca de 50 ml por xícara – 1 xícara para cada café)
– Adicione uma colher pequena de café (por pessoa)
– Adicione açúcar (se desejar, claro) a seu gosto
– Leve ao fogo médio e misture bem, até começar a ferver

Seu café turco deve ser fervido duas vezes consecutivas, tendo-se o cuidado, entre uma fervura e a seguinte, de tirar o cezve do fogo. Separe a espuma resultante na(s) xícara(s), ou a mantenha antes de mexer bem. A seguir, volte a levar o cezve ao fogo para voltar a ferver. Fervendo novamente, desligue o fogo.

Para finalizar, antes de servir seu café, acrescente uma colher de água bem fria nas xícaras para assentar a borra no fundo. Prontinho! Já poderá servir seu café turco sem filtrar!

Ah, e é importante saber que o pó do café turco que fica no fundo da xícara não deve ser tomado… é necessário parar de beber ao notar que chegou à borra.

Plus: e ainda se pode prever o futuro no fundo da xícara! =)

Espec. em Conteúdos e Mídias Sociais

Me chamo Alex Melo, moro em São Paulo capital, formado em ciência da computação mas atuando na área comercial como executivo de contas. Fortalezense, filho de pai piauiense + mãe cearense, tenho uma verdadeira paixão por café. Realizei cursos no segmento cafeeiro aqui mesmo em São Paulo/SP, além de workshops sobre café e uma grande conquista no segmento: visitei e explorei meu primeiro cafezal! A cada dia descubro um sabor, um novo grão, uma nota ou uma alegria a mais a partir das experiências que tenho com esses pequenos grãos mundo afora!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.