Sopa Leão Veloso? Já ouviu falar? Ela integra o cardápio do restaurante Rio Minho, patrimônio histórico do Rio de Janeiro. A casa, especializada em frutos do mar, começou a funcionar em 1884, na Rua do Ouvidor, 10, e já teve três proprietários, todos portugueses, antes de ser assumido pelo galego Ramon Isaac.
Pois bem, com tanto tempo em atividade, é claro que o Rio Minho é cheio de histórias, mas o objetivo deste post é falar sobre a sopa citada logo no início do texto e cumprir o prometido no título: contar como o embaixador Leão Veloso virou nome do prato.
Pedro Leão Veloso (1887-1947) foi apenas uma das figuras célebres que frequentavam o Rio Minho — o filólogo Antonio Houaiss (1915-1999) também batia ponto por lá e tem uma peixada com seu nome no menu. Ministro das Relações Exteriores do Brasil em diferentes ocasiões, Veloso viajou o mundo.

Área externa do Restaurante Rio Minho, algumas décadas atrás (data não informada)
Numa dessas, mais exatamente em Marselha, cidade francesa às margens do mediterrâneo, ele conheceu o bouillabaisse, caldo típico da cozinha francesa, feito com diversos tipos de peixe. O embaixador gostou tanto que, voltando ao Brasil, incentivou o proprietário do Rio Minho à època (isso lá pela década de 1940) a tentar reproduzir a receita por aqui.
Baseado nas instruções de Leão Veloso, o restaurateur conseguiu elaborar uma adaptação à qual deu o nome do embaixador. Desde então — ou seja, lá se vão sete décadas –, a sopa Leão Veloso figura como carro-chefe no cardápio daquele que é, pelo que consta, o restaurante mais antigo do Rio de Janeiro e que, no Brasil, só perde em longevidade para o Leite, em Recife.
Originalmente, o bouillabaisse era um “prato de pobre”, consumido por pescadores, que para fazê-lo utilizavam peixes menos nobres, sem valor comercial. Mas a sopa do Rio Minho não tem nada de popular no preço. Além de peixes, leva lula e camarão e custa R$ 207 em porção para dois.
Mas para quem quiser se arriscar a prepará-la em casa, há na internet algumas receitas do prato, com pequenas variações.