Como fazer um petisco com jiló

jilo_massula

Essa é especial pros #jilovers pra comer de petisco, acompanhado de uma cachacinha!

É uma homenagem ao delicioso jiló que fazem no Belmonte do Flamengo, no RJ.

No meu último trabalho como advogada eu ia mensalmente ao Rio, e sempre começava a semana lá no domingo com uma passada no Belmonte, onde devorava vários jilós acompanhados de cachaça, enquanto lia os jornais do dia. Era meu ritual carioca.

Fiquei até amiga de um dos garçons, que quando me via já trazia o vidro de malaguetas.

É simples e delicioso! A única diferença, é que eu corto o jiló em rodelinhas, o do Belmonte é cozido inteiro.

Faz assim ó:
– Corte os jilós em rodelas não muito finas, ferva água com uma pitada de bicarbonato de sódio. Mergulhe os jilós na água fervendo e conte dois a 3 minutos, até ele ficar macio, ao dente. Escorra.

– Prepare um vinagrete com cebola, tomate, pimenta e muito cheiro verde. Tempere com vinagre, sal e azeite. Cubra os jilós com o vinagrete e deixe pegar gosto uma meia hora antes de comer!

E vc, também curte um jilózinho?

 

Cozinheira e pesquisadora da comida brasileira

Cozinheira mineira-goiana radicada no planalto central, Letícia Massula divide seu tempo entre o fogão e o Cerrado, de onde coleta ingredientes e inspiração para suas receitas. Desde a década de 70, esquenta a barriga no fogão. É especializada em estilismo culinário e carnes e tem como foco de estudo e pesquisa a comida brasileira e, em especial, os ingredientes e hábitos alimentares brasileiros. Estreou a primeira produção nacional para a BBC HD, o programa Brazil Cookbook, sobre comida brasileira, que estreou no ano da Copa do Mundo e foi transmitido para toda a América Latina, do Chile ao México. O que rendeu uma boa pesquisa sobre comida brasileira. Desde 2013, empreendeu um projeto pessoal de viagens de pesquisa pelos diversos biomas brasileiros. Dessas viagens, inúmeros caderninhos de anotação foram se juntando e acabaram dando forma a textos que publica em seu site pessoal, a Cozinha da Matilde.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.