6 lugares para tomar chá em Florianópolis

florianópolis

Quem acha que Florianópolis é feita apenas de praia está por fora… Tem renda de bilro, azulejo pintado manualmente, ostra manhã/tarde/noite, antiquários lindos, magia, gente querida e, claro, chá! Pra lhe mostrar os cantinhos de chás lindos que encontrei por lá, tá aqui o textinho de hoje, pra você se animar e correr pra lá!

1. Tea 1401 – Uma casa de chá toda moderninha, em Palhoça/grande Florianópolis, comandada por mãe e filha – Jaqueline e Larissa – que faz valer a viagem.

O chá está nas xícaras, mas também nos pratos e sobremesas.

Provamos milk shakes de Masala Chai e Rooibos com banana, baunilha e canela, que acompanharam nossos sanduíches – Ricota e Espinafre (pão sete grãos, ricota com espinafre refogado com chá, tomate cereja e alface) e Lombo com Geleia de Chá de Abacaxi e Pimenta (pão australiano, lombo defumado com geleia de chá de abacaxi e pimenta dedo de moça, broto de alfafa e pasta de cream cheese, alho poró no Lapsang Souchong).

Terminamos com tortas de Masala Chai e Earl Grey, além, claro, do gosto de quero mais que veio na sacolinha, já que garantimos brownies para o café de amanhã. Se mais tempo – e espaço no estômago! – tivesse, mais teria provado.

2. Amoriko – Foi na beira do mar que encontrei uma dupla fantástica, das minhas favoritas: chá e brigadeiro! A Amoriko adivinhou meus desejos de doce com um chazinho no meio de tarde. E com Ribeirão da Ilha ao fundo, fez tudo ficar mágico.


A torta do marido – massinha de biscoito, brigadeiro de pistache e cobertura de chantilly e amora – está no ranking das melhores experiências da vida. Fui de brigadeiros de capim limão e tradicional.
Descobri também que a infusão quente escolhida, de maçã e canela, é a preferida dos clientes. E entendi o motivo.
Ah, eles tem outra loja na Ilha, no Centro, tão fofa quanto.

3. Krone Café e Padaria – Mate gelado com nibs de cacau, coco e anis estrelado, que combina com torta de banana, chocolate e queijo quark, que combina com sol quente e céu azul, que combina com o charme de Ribeirão da Ilha, que combina com querer ficar mais e mais e mais em Floripa. Foi aqui que provei e me apaixonei pelas misturas da Matequero/Inovamate.

4. Mayra Pauli – Minha escolha para almoço-sobremesa-chá-da-tarde com tudo o que tinha direito.


Uma casa de chá em estilo europeu, com louças lindas, inglesas e da Tânia Bulhões, serviço impecavelmente gentil (beijo, Marcelo! Um fofo!), chás e infusões da Talchá, quiches, sanduíches e sobremesas de sabor sem igual. O ambiente é bem clássico, mas bastante acolhedor. Para beber, escolhi dois bules de chá – verde, Detox, e preto, Earl Grey -, além de ter provado milhões de comidinhas. O macaron de especiarias é inesquecível.

5. Café Cultura – Uma rede de cafés que está presente em cada canto de Florianópolis, do aeroporto até a Lagoa. Aqui, fui de chá gelado (chá verde, chá branco, laranja e hortelã), pra refrescar a vontade de praia! Eles também vendem utensílios da Hario e blends de chá da casa.

6. Angeloni – Você pode achar bons chás no mercado, olha que alegria! Na Rede Angeloni, sachês piramidais brilham nas prateleiras, das marcas Alma e Riston.

Pronto! Tá tudo aí, pra você curtir Floripa, toda a magia da Ilha, e ainda se embebedar de chá. Já tem um monte de bons motivos pra se programar e conhecer vários cantinhos de lá, hein?

Que tal usar a #chazeira também, pra eu te encontrar nas redes sociais? Ah, se quiser me acompanhar pelo Instagram ou Facebook, costumo postar umas imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face). Te espero lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo? 🙂

Beijocas chinesas (ainda tô na China, gente!) e de chá! 💚

Especialista em chás

Se tiver chá, lá ela estará! Apaixonada pelo mundo dos chás e tudo o que com ele se relaciona, de porcelana a livros, de lugares a receitas, de comidinhas a experiências. Acredita que a xícara perfeita é capaz de criar momentos mágicos; a eles se entrega com toda a sua verdade... E eterna curiosidade! Especialista em chás e tea blender por paixão, servidora pública por profissão. Em Brasília/DF.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.