Chá e literatura: 5 livros para o seu momento mágico

momento_magico

Volta e meia a gente fala de harmonização de chás com alimentos variados, sabores que, somados, transformam o #momentomágico em experiência inesquecível. Mas, além de sabores, tem algo que combina demais com a xícara favorita: livros!

E se os livros tiverem, de algum modo, a temática do chá presente na história… Ahhhhh! Aí sim o coração bate mais depressa – e não tem a ver com a quantidade de teína ingerida! Rs!

Para animar a sua listinha de leitura (já falamos sobre literatura técnica bem aqui, ó: http://bloggastronomix.blogspot.com.br/2018/01/chazeira-na-lista-de-leitura-para-2018.html?m ), escolhi três títulos incríveis, dois deles recomendados por pessoas fenomenais. Vem comigo!

Mil Tsurus – Indicação do querido Rosualdo Rodrigues, jornalista competentíssimo radicado em Brasília e também colunista do Gastronomix. Escrito por Yasunari Kawabata, escritor japonês que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1968, é um romance que percorre salas de chá. Tem mil referências à cerimônia, utensílios, porcelanas… Uma imersão na cultura japonesa e no caminho do chá! Como segunda indicação do mesmo autor, vale a pena ler Kyoto, para se sentir passeando pelas ruas da cidade japonesa.

Dica de harmonização: vá de sencha ou matchá!

O perfume da folha de chá – Indicação do meu marchand favorito, Fábio Almeida Prado. De Dinah Jefferies, uma promissora escritora criada na Inglaterra, é também um romance, mas que tem como locação o Ceilão – colônia britânica produtora de chá preto – amo/sou! Um drama familiar dos anos 20, entre uma dama britânica e o proprietário de uma fazenda de chás.

Dica de harmonização: Chá preto do Sri Lanka.

Resultado de imagem para como morrem os pobres e outros ensaios

Como morrem os pobres e outros ensaios – Aqui, não se trata de um livro, mas de um ensaio específico dentro de uma coletânea, de autoria de um dos meus autores favoritos, George Orwell (sim, o mesmo autor de “1984” e “A Revolução dos Bichos”). Em “Uma boa xícara de chá”, o escritor descreve as etapas que percorre em busca da “perfeita xícara de chá”, bem como suas preferências pessoais. Adorei comparar com os meus hábitos – ou manias? Um texto curtinho, quase um manual de instruções… Bastante diferente do meu! Rs!

Dica de harmonização: o seu chá preferido, do seu jeito, pra comparar com o jeito Orwell de fazer!

Resultado de imagem para ikigai o segredo

Ikigai, o segredo dos japoneses para uma vida longa e feliz – O livro traz a temática sempre presente na vida e atitude de todo japonês; aborda, de forma suave, a busca pela “razão de viver”. A cerimônia do chá, seus movimentos perfeitamente executados, também tem a ver com essa ideia. E o chá está lá, para ilustrar. Já conferiu? De Hector Garcia e Francesc Miralles.

Dica de harmonização: Que tal um Houjicha?

Resultado de imagem para a testemunha ocular

A testemunha ocular do crime, Crime no Hotel Bertram – Ou qualquer outro conto e romance de Agatha Christie, que, como boa inglesa, sempre dá um jeitinho de incluir o chá nas histórias. Melhor ainda se um dos personagens for Miss Marple, aparentemente uma idosa comum, que se veste com roupas de lã, coleciona bules e adora chás, mas que tem uma incrível capacidade de desvendar crimes (e que, pra mim, é a própria Agatha!). Sim, estamos falando da temática policial, que vai além do Detetive Poirot (que preferia tisanas!), e é das minhas favoritas. Combina demais com aquela xícara perfeita, hein?

Dica de harmonização: O bom e velho Earl Grey… Ou um English Breakfast. Todos com scones, claro!

E você, conhece alguma dessas obras? Tem aí guardado algum livro que se relacione de algum modo com a temática do chá? Que tal compartilhar comigo? Vou adorar conhecer outras histórias, pontos de vista ou qualquer outra maneira de falar sobre o hábito que tanto amo! Pra inspirar… E suspirar!

Ah, se quiser me acompanhar pelo Instagram ou Facebook , lá estão as imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face). Passa lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo?

Beijos e bons chazinhos! Com leitura ficam ainda mais gostosos!

Especialista em chás

Se tiver chá, lá ela estará! Apaixonada pelo mundo dos chás e tudo o que com ele se relaciona, de porcelana a livros, de lugares a receitas, de comidinhas a experiências. Acredita que a xícara perfeita é capaz de criar momentos mágicos; a eles se entrega com toda a sua verdade... E eterna curiosidade! Especialista em chás e tea blender por paixão, servidora pública por profissão. Em Brasília/DF.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.