Chá: 3 livros técnicos sobre o assunto

chá_chá

O crescente interesse pelo chá no Brasil nos últimos anos não vem acompanhado de aumento de publicações sobre o tema, infelizmente. A maioria dos livros que encontramos ainda é em língua estrangeira, inglês e espanhol, às vezes até com alguns problemas de tradução (o uso da palavra “fermentação” quando se quer dizer “oxidação”, por exemplo, é uma impropriedade comum!).

No entanto, a cada dia, recebo mais e mais mensagens pedindo uma ajudinha na escolha de títulos que nos ajudem a desvendar o mundo maravilhoso dos chás. Por isso, para essa semana, separei três bons títulos literários em português, que podem ser encontrados com certa facilidade. Organizados por graus de profundidade no tema, estão aqui, agora, pra você se jogar em informações preciosas. Vamos lá?

1. Iniciante: Chá: rituais e benefícios/ Christine Dattner; fotografias de Sophie Boussahba; estilização de Marie-France Michalon; tradução de Virgílio Guariglia – São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.

Chá - rituais e benefícios - livro - imagem

Essa versão em português de uma obra francesa é especialmente indicada para quem quer ter o primeiro contato com o chá. O livro, em capa dura, é recheado de fotos inspiradoras e tem diagramação cuidadosa. A linguagem é bem fácil e acessível e há informações históricas sobre regiões produtoras, receitas que usam o chá como ingrediente, propriedades do chá, conselhos para preparo de tipos específicos, além de endereços especiais de salões e lojas de chá pelo mundo. O coração até bate mais depressa vendo – e lendo – tanta lindeza!

2. Iniciante/intermediário: O livro do chá: história, espécies e variedades, indicadores de qualidade, técnicas de preparo, chás pelo mundo, utensílios, receitas/ Linda Gaylard; [tradução Beatriz Pappone, Danielle Mendes Salles] – São Paulo: Publifolha 2016

O livro do chá - imagem

Também é uma versão em português de obra estrangeira. Entretanto, a adaptação da obra contou com a consultoria primorosa de Carla Saueressig, a pioneira/papisa dos chás no Brasil, que até pouco tempo possuía uma loja da TeeGschwendner – A Loja do Chá, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Para mim, o melhor, mais didático e mais completo livro para quem quer ter um panorama geral dos chás, desde a produção até o preparo para a xícara perfeita. Na obra, faz-se uma diferenciação bem clara entre chás e infusões, bem como se aborda a questão histórica, de produção, plantio, colheita e terroir. Receitinhas fáceis também estão no livro, bem como uma abordagem ilustrativa de cerimônias de chá mundiais, instruções de armazenamento, preparo e degustação do nosso amado chazinho. A diagramação do livro, o conjunto entre textos, fotos e ilustrações, é um primor. Não tem quem não entenda e/ou se apaixone pelo conteúdo. Vai por mim, esse livro vai ser o seu melhor amigo na hora da pesquisa!

3. Avançado: Manual do Sommelier de Chá: variedades, análise sensorial e protocolo do chá/ Victoria Bisogno; Jane Pettigrew; [tradução de Renata Portenoy]. – 1ª ed. – Ciudad Autonoma de Buenos Aires: Del Nuevo Extremo, 2016.

Manual do Sommelier de Chá - livro - imagem

As pesquisadoras e professoras Victoria Bisogno e Jane Pettigrew, da conhecidíssima escola “El Club Del Té”, com cursos presenciais na Argentina e Espanha, além de cursos online, prepararam, em 2016, essa versão em português. É uma obra extremamente técnica, que aborda, além de história, conceito técnico, serviço, cerimônias, etiqueta e propriedades do chá, a questão da análise sensorial, de forma aprofundada, para formação de sommelieres profissionais de chá. Esqueça ilustrações incríveis ou fotos encantadoras – o foco aqui é o texto e muito tecnicismo, tudo de primeira linha. Daí o motivo para enquadrar essa obra – importantíssima e muito bem elaborada – nas indicações para quem já está avançado na pesquisa do chá.

Tenho algumas outras obras em português, encontradas em “sebos”. No entanto, algumas já estão desatualizadas ou incompletas. Para um bom contato com a Camellia em nossa língua-mãe, creio que estas três belezuras sejam suficientes. Isso não quer dizer que, depois de lê-las, você não procure outras obras. Na verdade, eu sei que isso vai acontecer, porque esse tal de chá e toda a informação que vem dele é tipo um vício mesmo… Não é por isso que você passa aqui pela coluna no Gastronomix?

Vamos falar de literatura estrangeira também, mais à frente. Se interessar, não hesite em me escrever. Trocando ideias, a gente ensina e aprende… E faz um montão de amizades, né? Costumo dizer que chá é o meu assunto preferido, então, não me poupe, por favor!

Ah, me acompanhe também pelo Instagram ou Facebook , lá estão as imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face) . Nos vemos lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo? O direct funciona como canal direto comigo, de verdade… Pode falar, vou lhe ouvir (ou quase isso, né? Rs!).

Beijos e bons chazinhos! Aproveite cada linha de sua nova leitura! 🙂

Especialista em chás

Se tiver chá, lá ela estará! Apaixonada pelo mundo dos chás e tudo o que com ele se relaciona, de porcelana a livros, de lugares a receitas, de comidinhas a experiências. Acredita que a xícara perfeita é capaz de criar momentos mágicos; a eles se entrega com toda a sua verdade... E eterna curiosidade! Especialista em chás e tea blender por paixão, servidora pública por profissão. Em Brasília/DF.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.