Campari, histórias por trás dos coquetéis

Sem Título-1

Em 2017, participei de um evento da marca CAMPARI, no subsolo do teatro municipal onde hoje existe o incrível Bar dos Arcos. Um lugar inusitado, com pé direito baixo, passagens em arcos de tijolinho onde o salão fica  dividido por salas quase “privativas”.

Arrumando minha biblioteca de livros de coquetelaria, me deparei com este livro lindo de capa dura envolto em uma contra capa vermelho sangue que não pude ignorar.

O livro se chama Campari Red Diaries, every cocktail tells a story.

Selecionei duas receitas com esta bebida – Campari – onde seus criadores contam a história por trás da inspiração do drink.

1 – A Lucky Roman Americano, por Luana Bosello, Itália

Em Roma, Luana Bossello encontra com uma fotógrafo americano minutos antes de uma entrevista importante de emprego de bartender. Ele tira uma foto dela, tenta puxar assunto e diz: “se você for contratada, quando sair vamos jantar juntos”. Ela feliz da vida após sair da entrevista cumpriu o prometido. Ao anoitecer, para não estragar a magia da noite, se despediram e não trocaram contatos deixando o acaso uni-los novamente. Meses depois em uma revista de moda Luana encontra uma história sobre Roma. O título era “How a dreamy girl helped me to become a lucky Roman Americano”  . Os créditos da foto estavam printados ao fim com o email do americano…


Ingredientes
– 30ml Campari
– 30ml Cinzano 1757 Vermouth Rosso
– 30ml Cynar
– 2 espirros de um bitter de hortelã (ou similar)
– soda de alecrim (caseira)
– hortelã

Preparo
– Adicionar os quatro primeiros ingredientes em um mixing glass e misture usando a técnica de “despejar” (despejar a mistura entre dois copos 4 vezes). Encha um copo baixo com gelo, despeje a soda de alecrim e adicione os outros ingredientes do copo misturado ao drink. Decore com folhas de hortelã.

2 – Beyond the veil, por Jim Wrigley, Reino Unido

Em todas as viagens de Jim ele costuma escrever um diário de bordo. Ali desenha idéias, escreve receitas e pensamentos. Jim estava em Chinatown, São Francisco no outono alguns anos atrás quando se deu conta que havia perdido seu livro de viagem. Desnorteado começou a fazer o caminho de volta por onde passou naquele dia. Sem sucesso voltou ao seu hotel. Uma flor caiu em seu ombro e uma menina através de um voil, o olhou sorrindo. Repentinamente a menina some de sua vista e Jim percebe uma xícara de chá preto na mesa atrás da cortina. Ao se aproximar do aroma da bebida ele encontra em baixo da xícara seu livro perdido…

Ingredientes
– 30 ml Campari
– 15ml de rhum Agricole *
– 25ml bergamota e Yuzu Cordial
– casca de laranja (bahia)
– pétalas de rosa
– Lapsang tea

*Rhum Agricole: um estilo de rum originalmente destilado nas ilhas do Caribe francês a partir de suco de cana-de-açúcar espremido na hora.

Preparo
– Despeje todos os ingredientes em um mixing glass com gelo. Mexa com uma colher bailarina e, em seguida, coe em um copo com um gelo esférico sabor “Lapsang tea” (existe da marca Twinings, espécie de chá preto) . Decore com casca de laranja e uma pétala de rosa.

Para descobrir mais receitas com este bitter acesse: https://www.campari.com/

arquiteta, cenógrafa e blogueira de coquetelaria

Juliana Raimo presta consultoria em coquetelaria para veículos de comunicação, desenvolve cardápios de drinks conceituais junto a bartenders convidados para eventos e presta consultoria para restaurantes na conceituação e realização de cartas de drinks. Realiza também festas temáticas que unem a coquetelaria, gastronomia, arte e música. Já escreveu para mídias como Revista da Gol, Prazeres da Mesa, site Dedo de Moça, site B-Coolt entre outros. Desde 2009, assina a coluna drinkme no blog Gastronomix. Com mais de 300 artigos publicados, fala do universo dos coquetéis e convida o leigo a aprender a arte de preparar e apreciar um bom drink. Atualmente, realiza degustações de drinks por toda a cidade e leva ao leitor dicas de onde ir, quais bartenders procurar e o que beber em São Paulo e pelas cidades que passa.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.