Asinhas de frango picantes com mel e limão

receitas-do-programa-prato-do-dia-do-canal-TLC-episodio-receber-os-amigos-asinhas-de-frango-com-mel-e-pimenta-leticia-massula-para-cozinha-da-matilde-700x516

Fui dar uma ajudinha pra fofa da Catarina Albuquerque que adora receber os amigos para tardes jogando vídeo game! Fizemos uma mesa linda com muita comidinha gostosa e saudável para petiscar. Essa receita é um super coringa e quase sempre é aprovada quando faço.

O diferencial/chamariz da receita é a versão assada em lugar de frita. É muito simples de fazer e é a cara de uma reunião de amigos. Além disso, os ingredientes cabem no bolso.

A receita foi do episódio Mesa para Receber os Amigos (sem stress) do programa Prato do Dia do Canal TLC da Discovery.

INGREDIENTES – 4 PORÇÕES
– 1,5k de asinhas de frango ou apenas o meio da asa
– 4 colheres (sopa) de mel (pode substituir por melaço, açúcar mascavo ou geleia de frutas – especialmente de goiaba)
– 1 pimenta congelada pode ser a dedo de moça se quiser mais leve ou outra mais forte (pode também ser pimenta calabresa em flocos e pode ser pimenta em pó)
– 4 dentes de alho
– 2 limões
– 2 colheres (sopa) de azeite
– Cebolinha verde laminada para finalizar
– Sal a gosto

MODO DE FAZER

– Pré-aqueça o forno na potência alta. Acima de 200ºC

– Ferver a água para escaldar o frango, fazer a escalda

– Espremer um limão sobre a carne do frango e misturar bem

– Em uma tigela preparar o tempero: mel + raspas de um limão + pimenta congelada ralada + 4 dentes de alho espremidos + azeite + sal a gosto

– Juntar as asinhas e misturar bem até ficarem bem envolvidas pelo tempero

– Dispor na assadeira com o avesso pra baixo pois quando virar ficar o lado mais bonito no tempo final de forno. Pode ser na assadeira coberta com alumínio pra grudar menos.

30/40minutos – virar e deixar mais 30min

– Finalizar com a cebolinha verde laminada e se quiser, umas rodelas de pimenta

Depois, disponha numa travessa e se deleite!

Cozinheira e pesquisadora da comida brasileira

Cozinheira mineira-goiana radicada no planalto central, Letícia Massula divide seu tempo entre o fogão e o Cerrado, de onde coleta ingredientes e inspiração para suas receitas. Desde a década de 70, esquenta a barriga no fogão. É especializada em estilismo culinário e carnes e tem como foco de estudo e pesquisa a comida brasileira e, em especial, os ingredientes e hábitos alimentares brasileiros. Estreou a primeira produção nacional para a BBC HD, o programa Brazil Cookbook, sobre comida brasileira, que estreou no ano da Copa do Mundo e foi transmitido para toda a América Latina, do Chile ao México. O que rendeu uma boa pesquisa sobre comida brasileira. Desde 2013, empreendeu um projeto pessoal de viagens de pesquisa pelos diversos biomas brasileiros. Dessas viagens, inúmeros caderninhos de anotação foram se juntando e acabaram dando forma a textos que publica em seu site pessoal, a Cozinha da Matilde.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.