Essa receita aqui é especial, nasceu da minha vontade louca de comer essas asinhas grudentas e picantes que eu já tinha visto várias vezes por aí, mas nunca tinha experimentado. Comida em causa própria, para atender a desejos profundos.
Foi numa noite dessas, estava assistindo a algum programa de gastronomia na TV e elas apareceram de novo… fiquei maluca… preciso fazer essas danadas!
Como sempre acontece nessas situações, comecei a pesquisa. Baixei umas 20 receitas para tristemente constatar que quase todas se referiam a fritura por imersão, que eu não curto (nada a ver com calorias, pura questão de gosto pessoal). Mas vejam bem, eu estava com ideia fixa…
Refinei a busca e por fim achei uma receita razoável de forno. Dei uma estudada, alterei alguns ingredientes, comprei os que faltavam em casa e fiz no dia seguinte. E fiz outra vez na praia. E mais uma vez em casa. E repeti na aula de comida oriental. E também no feriado em Gonçalves, quando experimentamos (e adoramos!) com costelinhas de porco. E finalmente fiz outra vez neste ultimo finde, aqui em casa para os amigos e aproveitei para fotografar todo o processo e publicar aqui. Ou seja… estou viciada nas danadas e só de escrever o post e tratar as fotos me deu vontade de correr prá cozinha e fazer de novo. DELÍCIA PURA!
Pense em uma asinha assada, suculenta, envolvida por um caramelo picante, super aromático e que explode na boca… de comer com as mãos e gemer entre bocados. O impacto da pimenta suavizado pela doçura do caramelo que gruda nos dedos, fica na pele e toma conta dos sentidos… ui… quer saber? Preciso parar de pensar nesse preparo…ASINHAS DE FRANGO E COSTELINHAS DE PORCO PICANTES À MODA COREANA
INGREDIENTES
Asinhas ou costelinhas e guarnição
-1 k de asinhas de frango – pode ser só a asa, pode ser a asa com a coxinha, pode ser só o meio da asa. Eu sempre compro o pacote de 1k de asinhas da korin e ainda os pacotinhos de meio da asa (que adoro!). OU 1 k de costelinhas de porco
– Guarnição de arroz thai cozido, gomos de limão, pimenta em rodelas e ervas aromáticas variadas: hortelã,coentro, cebolinha verde laminada, manjericãoPasta base de pimenta
– Bata no pilão ou passe pelo processador até formar uma pasta:
– 8 pimentas dedos de moça (com semente se você gosta picante ou sem sementes se você não gosta tão picante)
– 1/4 de xícara de gengibre picadinho
– 1/4 xícara de alho picadinho
Marinada
– 1 colher da pasta base
– 1/4 de xícara de saquê culinário mirim
– 1/4 de xícara de melaço de cana
– 1/4 de xícara de shoyo
– 1 colher de óleo de gergelim
Molho grudento picante
– 3 colheres de pasta base de pimenta
– 1/4 de xícara de saquê culinário mirim
– 1/4 de xícara de melaço de cana
– 1/4 de xícara de shoyo
– 1 colher de óleo de gergelim
– 2 colheres de extrato de tomate (Heinz ou Elefante)
– 3 colheres de açucar mascavo
– raspas de 1 limão siciliano ou de 2 tahithi
MODO DE FAZER
– Comece pelo molho grudento
– Misture todos os ingredientes menos as raspas de limão e leve ao fogo médio até ferver e reduzir um pouco do volume, ficando mais espesso.
– Acrescente as raspas de limão e desligue.Asinhas ou Costelinhas
– Dê um banho de água fervente nas asinhas de frango. Reserve. (se optar pelas costelinhas não é necessário esse banho prévio de água fervendo).
– Em uma tigela misture os ingredientes da marinada e deixe as asinhas de molho por pelo menos 30 minutos.
– Aqueça o forno. Disponha as asinhas em uma assadeira e leve-as ao forno por 15 minutos, vire-as e asse por mais 15 minutos.– Retire as asinhas do forno, mas mantenha-o aceso. Passe cada asinha pelo molho grudento picante.
– Se você tiver em casa, disponha sobre a assadeira uma gradinha de metal e sobre ela coloque as asinhas besuntadas no molho grudento. Caso você não tenha uma gradinha assim, coloque as asinhas direto na assadeira.
– Leve-as ao forno quente cobertas com o molho grudento por 25 minutos. Passado esse tempo, vire-as.
– Se for necessário, passe uma nova pincelada de molho em cada uma delas, que devem estar totalmente cobertas e brilhantes. Leve-as novamente ao forno por mais 25 minutos.– Neste tempo de forno o molho deverá praticamente secar e ficar grudado na carne, caramelizando-a.
Sirva-as como eu: em uma tigela monte o arroz, sobre ele o moyashi (broto de feijão), as asinhas e finalize tudo com as ervinhas aromáticas.
Para fazer as costelinhas de porco siga exatamente o mesmo procedimento, só muda mesmo o tipo da carne.
Bom apetite!
POR ÚLTIMO, NÃO MENOS IMPORTANTE Essa receita de asinha de frango e costelinha de porco é picante. É claro que dá para fazer sem pimenta, mas mata todo o perfil de sabor do prato. A alma dele é a brincadeira entre o picante e o doce, sem isso é um bom frango assado agridoce. De qualquer forma, por mais picantes que sejam ficam muito equilibradas com o caramelo e passado o primeiro impacto a pimenta fica leve.
Você pode graduar a quantidade de pimenta na sua receita, segue um indicativo:
Para quem gosta MUITO de pimentas: Não fique apenas na dedo de moça (de ardência leve) e use todas as pimentas com semente. Faça um mix como eu fiz, com arriba saia, malaguetas, cumaris do pará, dedo de moça e uma outra linda super alongada que venderam como indiana, ficou hot, very hot!
Para quem gosta de pimenta: faça apenas com as pimentas dedo de moça, como na receita. Com sementes.
Para suavizar um pouco: faça apenas com as dedo de moça, como na receita, porém, tire a semente de metade delas.
Para quem quer pegar leve: use apenas as dedo de moça e todas elas sem semente.
Enfim, aproveitem na potência que quiserem!