As “Cafeinadas”: homenagem à mulher

ernaknutsen-980x500_graododia_ascafeinadas

Para o ‘Mês da Mulher’, nada mais inspirador e de encher qualquer xícara de muito amor com histórias de luta e conquista, como essa série que criamos, chamada de ‘AS CAFEINADAS’. Vamos dar uma palhinha por aqui…. Nossa série não poderia começar de outro jeito: com uma mulher visionária, determinada e inspiradora, e que pode ser considerada a ‘mãe’ dos cafés especiais! Na sequência, temos: nossa cafeinada pioneira, nossa musa inspiradora, nossa cafeinada empresária,… São muitas!!!

Bom, e para saber mais, acompanhe nosso Instagram e Facebook! Confira quantas e por quais Girls Power do café nós estamos cercados (para nosso orgulho)!!!! =)

Erna Knutsen nasceu na Noruega em 1921 e, aos 5 anos de idade, mudou-se para os Estados Unidos com seus pais, pouco antes da Grande Depressão de 1929. Erna casou-se aos 18 anos e, ainda na década de 30, arrumou um emprego no dia seguinte de seu casamento e, valendo-se das suas habilidades como datilógrafa, iniciou sua carreira como secretária. Mas ela odiava datilografar os textos que os homens ditavam para ela; não porque não concordava com seu conteúdo, mas porque simplesmente não aceitava a forma como as mulheres eram tratadas no ambiente de trabalho.

Na década de 50, Sra. Knustsen mudou-se para São Francisco, onde, em 1968 e já tendo provado diversas vezes o seu talento, passou a trabalhar em um “importador de café”, ocupando o cargo de “executive assistant”. O nome do cargo era chique, mas acreditem: embora todos reconhecessem que seu paladar era único, Erna foi expressamente proibida (das piores formas possíveis) de entrar na cupping room (e até mesmo de observar os “meninos” que lideravam o processo de escolha dos grãos a serem importados para a venda).
Muito atenta ao que os outros “experts” consideravam “sobras” de cafés de pequenos produtores, Erna convenceu o dono da empresa que ali havia grande valor e que ela seria a única pessoa capaz de vender um contêiner inteiro de “sobra de grãos” de Sumatra Mandheling (um de seus favoritos por toda a vida – e que ela foi obrigada a provar escondida, dentro de seu cubículo de trabalho, ao lado exportador). Dito e feito: contêiner vendido e, em 1973, Erna Knustsen foi finalmente liberada para entrar para o clubinho dos meninos na cupping room.

Em 1974, numa famosa entrevista para tradicional publicação internacional, Erna usou, pela primeira vez, a expressão “specialty coffee”. Pronto! A indústria, o mercado e as regras do jogo acabavam de mudar. Foi a partir daí que, aproveitando uma tendência iniciada na Europa, surgiram nossos cafés especiais e tudo o que existe hoje tornou-se possível!

Erna foi uma das responsáveis pela fundação da Specialty Coffee Association e, mais do que cunhar uma expressão ou inspirar a força e o talento feminino no mercado de trabalho, ela foi fundamental na promoção e valorização dos produtos cultivados por pequenos produtores e seus diferenciais.

Em 1975, Sra. Knutsen declarou em que 10 anos compraria a empresa e demitiria todos os homens. Novamente: dito e feito!

Falecida em 2018, aos 93 anos, Erna Knutsen foi premiada duas vezes com o Lifetime Achievement Award pela SCA!

Por mais Ernas! Por mais cafés especiais! #ascafeinadas

Veja AS CAFEINADAS também no nosso Instagram:
Erna Knutsen – Cafeinada Mãe
Isabela Raposeiras – Cafeinada Pioneira
Gisele Coutinho – Cafeinada Inspiração
Silvia Magalhães – Cafeinada Empresária
Martha Grill – Cafeinada Campeã
Mariana Proença – Cafeinada Jornalista
Lina Cirilo & Laura Gonçalves – Cafeinadas Parceiras

Espec. em Conteúdos e Mídias Sociais

Me chamo Alex Melo, moro em São Paulo capital, formado em ciência da computação mas atuando na área comercial como executivo de contas. Fortalezense, filho de pai piauiense + mãe cearense, tenho uma verdadeira paixão por café. Realizei cursos no segmento cafeeiro aqui mesmo em São Paulo/SP, além de workshops sobre café e uma grande conquista no segmento: visitei e explorei meu primeiro cafezal! A cada dia descubro um sabor, um novo grão, uma nota ou uma alegria a mais a partir das experiências que tenho com esses pequenos grãos mundo afora!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.