Americano alega ter inventado chá gelado

cha-gelado1

Olha que interessante: o chá tem uma história milenar — que teria começado entre os anos 618 e 906, quando monges budistas do Himalaia levaram a erva para a China. Mas o hábito de tomá-lo gelado é bem mais recente.

O americano Richard Blechyndle entrou para a história como o autor da ideia de colocar gelo no chá. Dizem que, na Feira Mundial de 1904, em St. Louis, Missouri, Estados Unidos, Blechyndle planejava servir uma xícara de chá (quente, claro) aos visitantes.

Só que a temperatura não colaborava. O tempo estava muito quente. Richard Blechyndle, então, teve a brilhante ideia: deixa esfriar e põe gelo. Todo mundo que provou adorou. Estava inventado oficialmente o iced tea.

Porém, sabe-se que em algumas partes da América do Sul já se tomava chá gelado. E, como Blechyndle era um mercador — e portanto viajava muito –, pode ser que ele só tenha copiado o que viu em algum lugar.

Ou talvez nem tenha precisado andar tanto. Afinal, há registro de uma receita de chá gelado publicada em 1878, na Virginia. Os dois Estados americanos, como podemos ver no mapa, não ficam tão longe um do outro.

Hoje, 85% dos chás consumidos por lá são servidos gelados. E, para homenagear a ideia de Blechynden, o dia 10 de junho se transformou no Iced Tea Day – quando várias lojas servem a bebida de graça para seus clientes.

E você, é fã dos chás gelados? Enfim, como dizem, as ideias estão no ar…

 

Jornalista

Jornalista paraibano radicado em Brasília. Há 30 anos, trabalha com jornalismo cultural e, mais recentemente, com os assuntos de gastronomia. Passou pelas redações do Jornal de Brasília, Correio Braziliense, Jornal da Paraíba, Veja Brasília e site Metrópoles. É autor do livro O Fole Roncou, finalista do Prêmio Jabuti em 2013. Atualmente, também é editor do Boníssimo (link para bonissimo.blog), blog que aborda assuntos de cultura, diversão e ações positivas. Está no Gastronomix desde sua criação em 2009.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.