9 dicas de chá em Pequim

IMG-20190605-WA0032.jpg

Falamos de um hotel bem especial em Pequim, daqueles que fazem a gente não querer sair… Mas as perninhas precisam de um exercício! Então, bora conhecer os lugares em que encontrei chazinho – do bom! – e “coisinhas” de chá em Pequim?

1) Maliandao Street – Maliandao Tea Market

Todos os tipos de chás em um só lugar. São centenas de lojas dispostas na Maliandao Street, que também conta com um mercado e vários andares de um prédio, o Maliandao Tea Market. Qualquer acessório, todo tipo de chaleira, provinhas de mil tipos de chás, tudo tem lá. O inglês não é muito falado, mas basta só catar o Google Tradutor para ser feliz!

2) 798 Art District

Dica de uma leitora querida, Cláudia Boim, o 798 Art District é dos lugares mais interessantes que já conheci na vida. Um bairro todo dedicado a arte e design, com várias opções de cafés e casas de chá.

Em uma tarde, fui a dois lugares diferentes, um bem moderninho e minimalista (5+cafe) e outro mais chinês. Não consegui escolher um favorito! Se mais tempo tivesse, teria infinitas opções para conhecer.

3) Park View Green

Um shopping que respira arte. Ele é todo decorado com peças de design e tem, dentro dele, um hotel super diferentão, o Eclat, que serve chá da tarde (❤).

Foi lá também que encontrei (e me acabei!) na Zens Lifestyle, uma loja de design minimalista especializada em acessórios de chás (no Brasil, vendidos pela Talchá), que também tem um espaço dedicado a um Tea Bar.

4) Qianmen

Na rua para pedestres que conserva a arquitetura e a história da China há boas e reconhecidas lojas de chá, como a Zhangyiyuan, que existe desde o ano 1900. Tem também o Starbucks mais fofo do mundo, todo em estilo chinês.

5) Doko Bar, em Sanlitun

Outra região imperdível da cidade, para enlouquecer com tanta novidades. Foi em Salintun que encontrei uma lojinha especializada em sobremesas, o Doko Bar, que servia um mil folhas (mil crepes?) de matchá que nem lhe conto… Sofro de saudades só de lembrar! As louças de chá são todas da Zens.

6) Cidade Proibida

A Cidade Proibida é parada turística obrigatória. E as lojinhas que ficam nos cantinhos dos pavilhões são paradas chazísticas imperdíveis. Cada uma tem porcelanas diferentes, bandejas, filtros… Da mais fina cerâmica a coisas bem diferentinhas, como gaiwans adornados com bambu. Não deixe de vasculhar cada uma delas!

7) Muji Hotel

Sou louca pela Muji, uma rede de lojas de origem japonesa, que vende desde chocolatinhos com matchá até roupas de linho no estilo japa-minimalista. Imagina só como foi, então, encontrar não só uma loja, mas um hotel Muji!

No hotel, um espaço-café cheio de chazinhos e a garrafa de cold brew mais estilosa ever! O cheesecake de matchá também faz valer a visita.

8) The British House

Um pedacinho da Harrods no coração da China. Todo tipo de chá à moda ocidental, do jeito que os britânicos amam, e um espaço para o chá da tarde, o Harrods Tea Room. Marcas como Teapigs e Whittard estão por lá, inclusive em acessórios. Também tem outras tantas marcas inglesas, de outros tipos de produto, mas o nosso interesse aqui é chá, néaaaam? Para mim, o local apareceu como surpresa agradável demais, em uma tarde de passeio bem despretensiosa.

9) Wangfujing

Nessa região tem chá para todo gosto. Na Sichuan Yuyou Tea Co., achei chás pós-fermentados do Tibete ((Ya’an Tibetan Tea ❤)). Na Wuyutai – loja super tradicional de 1887 -, um sorvete de chá verde delicioso, além de chás de todas as regiões da China. Na Ten Fu’s, velha conhecida, comprei um matchá chinês para experimentar. E ainda achei livros de chá em inglês, na Foreign Languages Bookstore. Um passeio produtivo! :))

Esses são alguns dos cantinhos explorados em Pequim… E já são muitos! Mas tem mais, muito mais! Logo, conheceremos outros, de várias cidades chinesas. E quero você comigo, tá?

Não se esqueça de compartilhar suas experiências chazísticas comigo, aqui ou pelas redes sociais, no Instagram (@chazeira) ou na página do Facebook (Chazeira – Eloína Telho). Vamos nos encontrando de todo jeito, para não morrermos de saudades até a próxima quinta, ok?

Um beijo com gostinho dos mais diferentes chás chineses! ?

Especialista em chás

Se tiver chá, lá ela estará! Apaixonada pelo mundo dos chás e tudo o que com ele se relaciona, de porcelana a livros, de lugares a receitas, de comidinhas a experiências. Acredita que a xícara perfeita é capaz de criar momentos mágicos; a eles se entrega com toda a sua verdade... E eterna curiosidade! Especialista em chás e tea blender por paixão, servidora pública por profissão. Em Brasília/DF.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.