7 métodos para você fazer seu café

metodos1

Há vários métodos para fazer café. Como você costuma fazer o seu café? Com essa pergunta tão simples, podem surgir várias respostas! Coado no coador de pano, coado no filtro de papel, na cafeteira elétrica, em cápsulas, etc,… E é com a versatilidade destes grãos que podemos aplicar o método que mais preferimos em nossas doses diárias de café.

Logo pela manhã, ele é o primeiro a nos cumprimentar com seu cheirinho se espalhando pela cozinha e pela casa, não é mesmo?! Seu sabor e aroma são apreciados pelo mundo inteiro. E talvez seja por isso que o café seja a segunda bebida mais consumida do mundo – perdendo o primeiro lugar apenas para a água.

Sendo assim, separamos 7 métodos diferentes de se fazer café. Queremos que você se descubra com a sua forma preferida!

Para começar, você vai precisar de apenas três coisas: o café, a água e o recipiente adequado. Vamos iniciar os trabalhos!

1.FILTRO DE PAPEL
Ele foi inventado no ano de 1908 por uma italiana chamada Melitta Bentz. Ela astutamente percebeu que fazer café com o coador de pano deixava muitos resíduos no pano, de outros preparos anteriores e que assim comprometia-se o sabor da bebida. Sendo assim, utilizando o papel afunilado, ela acabou por criar uma das invenções mais utilizadas no mundo todo para o preparo de café em casa, principalmente.

Confira nossa matéria: Como Preparar Café utilizando Filtro de Papel 

2. COADOR DE PANO
Este método de preparo ainda é muito utilizado, pois além de ser prático, pode ser reutilizado. Acabando por ser também o método mais barato que os demais. Para usar o coador você precisa apenas colocar o pó de café e despejar a água quente. A bebida será filtrada para dentro do bule, ou diretamente em sua xícara. É indicado usar 50g de café para cada 500ml de água, e trocar periodicamente o coador de pano. Não o reutilize por muitas vezes, ou muito tempo seguido. O pano pode atrair bolor.

Dica de lugar em SP com o cenário perfeito para um café no coador de pano: Jardins de Barro Atelier Café

3.CAFETEIRA ELÉTRICA
A mais prática, rápida, e ainda a mais preferida entre todos os outros métodos. A cafeteira tem o tempo certo e automático de preparo, fervendo a água no tempo certo, pois assim você não precisa ir até o fogão para ferve-la. As medidas podem variar de acordo com o gosto da pessoa, para mais forte (mais pó de café), ou mais fraco (mais água no reservatório).

Medidas certas em nossa matéria: Dicas para um Bom e Correto Preparo de Café

4. ESPRESSO (MÁQUINA)
Como todos sabem, a Itália foi um dos primeiros países, se não o primeiro, a adotar oficialmente o café espresso (ou expresso). O café preparado por estas máquinas é super aromático e com cafeína concentrada, já que a água passa pelos grãos com uma grande pressão, liberando sabores mais concentrados.

5.CAFETEIRA ITALIANA (MOKA OU BIALETTI)
Como o próprio nome já sugere, esta cafeteira surgiu na Itália e ainda é muito utilizada pela Europa. Praticamente é uma adaptação do bule, embora a água seja colocada na parte debaixo da cafeteira e o café, por vaporização, na parte superior. Quando a água entra em ebulição, passa pelo pó armazenado na parte central da cafeteira, e a bebida já sobe prontinha para o consumo na parte superior.

Leia nossa matéria: Como Utilizar uma Cafeteira Italiana

6.CAFETEIRA FRANCESA (FRENCH PRESS)
Também conhecida como French Press, é considerada artigo de luxo em muitos países. Para se preparar o café utilizando essa cafeteira, você precisa apenas colocar o pó no fundo, acrescentar água quente e depois empurrar o êmbolo. Através da pressão, seu café sai prontinho e filtrado na sua xícara. As medidas aconselhadas são: usar 40 g para cada 500 ml de água.

O método de infusão aplicado e utilizado com a Aeropress é o mesmo.

7.CAFÉS EM CÁPSULAS
O café em cápsula já se tornou tendência entre os consumidores que estão em busca de modernidade e praticidade. As cápsulas estão invadindo o mercado de forma exponencial. Além da grande variedade de sabores e intensidades, já temos alguns tipos mixando diferentes blends (mistura de grãos). O método de preparo é o mais prático e simples possível (ainda mais prático que a cafeteria elétrica), basta colocar água no recipiente e inserir a cápsula no compartimento próprio! Prontinho, café filtrado e quentinho pronto para tomar!

Então é isso pessoal, com estas 7 maneiras diferentes de fazer café, basta escolher uma e curtir sua bebida!!!!!!

Bons cafés!!!! 💖 Gostaram? Já escolheram uma?
Qual a sua preferida? Conta aqui pra gente!

Não deixem de marcar seus momentos cafezinho usando a hashtag #GraoDoDia.

Espec. em Conteúdos e Mídias Sociais

Me chamo Alex Melo, moro em São Paulo capital, formado em ciência da computação mas atuando na área comercial como executivo de contas. Fortalezense, filho de pai piauiense + mãe cearense, tenho uma verdadeira paixão por café. Realizei cursos no segmento cafeeiro aqui mesmo em São Paulo/SP, além de workshops sobre café e uma grande conquista no segmento: visitei e explorei meu primeiro cafezal! A cada dia descubro um sabor, um novo grão, uma nota ou uma alegria a mais a partir das experiências que tenho com esses pequenos grãos mundo afora!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.