5 livros para quem quer saber mais sobre cerveja

Cerveja

Com o tempo cada vez mais quente e seco, não tem como não pensar em cerveja. E tão prazeroso quanto degustar uma breja é descobrir as curiosidades e os variados aspectos que envolvem o incrível mundo de produção da bebida – surgida (por mero acaso) na antiga Mesopotâmia, mais precisamente na Suméria (atual Iraque), por volta de 2100 a.C.

Por isso listamos aqui cinco dicas de livros que podem ser lidos na companhia de um bom copo. Eles ensinam, entre outras coisas, como a bebida evoluiu ao longo da história, como combinar cerveja e comida e trazem outras informações de almanaque, que valem ser conhecidas por pura diversão:

Larousse da cerveja: A história e as curiosidades de uma das bebidas mais populares do mundo
(de Ronaldo Morado, Editora Alaúde, 440 págs.)
Pra quem quer saber tudo num livro só. Traz um panorama histórico, fala de utensílios, escolas cervejeiras, relação da bebida com a gastronomia, estilos de cerveja e até uma lista de bares, museus e festivais em todo o mundo dedicados à popular bebida.

Degustando cerveja: tudo o que você precisa saber para avaliar e apreciar a bebida
(de Randy Mosher, Senac São Paulo, 366 págs.)
Ingredientes e processos envolvidos na produção e como as escolhas do cervejeiro resultam na bebida pronta, as características dos diferentes estilos de cerveja e como harmonizá-los com comida são alguns dos tópicos deste livro da Editora Senac-SP.

O Grande Livro da Cerveja

(de Tim Hampson, Editora Três Estrelas, 300 páginas)
O autor viaja pelo mundo para mostrar quais são as melhores cervejas existentes em diversos países, seja de marcas conhecidas ou de mestres cervejeiros artesanais. Antes, conta como surgiu a bebida e sua evolução ao longo dos séculos.

Cerveja e Gastronomia
(de Mark Dredge e Rosane Albert, Publifolha, 208 páginas)
Os autores apresenta mais de 350 rótulos e comidas para serem degustados juntos, explicando os aspectos científicos do paladar, a interação entre cerveja e alimentos e mostrando diferentes abordagens de harmonização.

Cerveja e Comida
(de Stephen Beaumont, Publifolha, 224)
Traz todas as dicas para harmonizar cervejas de vários estilos com diversos pratos – divididos por categorias, de petiscos a sobremesas. A compreensão é facilitada pelo uso de tabelas ilustrativas. Inclui ainda, uma lista de 101 bares do mundo para degustar cervejas e comidinhas.

 

Conteúdo originalmente publicado no Boníssimo.blog

Editores, colaboradores e convidados do portal Gastronomix.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.